Afastada das novelas desde o fim de Éramos Seis (2020), Walderez de Barros voltou ao vídeo através da terceira reprise de O Rei do Gado (1996).

O Rei do Gado - Walderez de Barros
Divulgação / Globo

Na trama de Benedito Ruy Barbosa, Walderez viveu Judite, braço direto de Geremias Berdinazzi (Raul Cortez). A veterana deu show na pele da empregada fiel – secretamente apaixonada pelo patrão. Ela sempre batalhou para auxiliar Geremias, batendo de frente com a impostora Rafaela (Gloria Pires).

Para quem não acompanhou o folhetim, spoiler: Judite vai subir ao altar com o patrão nos capítulos finais.

Carreira na TV

Laços de Família - Giovanna Antonelli, Leonardo Villar e Walderez de Barros
Divulgação / Globo

Nascida em 31 de outubro de 1940, na cidade de Ribeirão Preto (SP), Walderez de Barros acumulou experiências no teatro antes de chegar à TV. A estreia foi em Beto Rockfeller (1968, Tupi), que revolucionou a teledramaturgia brasileira ao apostar em enredo e personagens contemporâneos.

Na emissora pioneira, a atriz colecionou sucessos como Simplesmente Maria (1970), O Machão (1974) e Papai Coração (1976). O primeiro folhetim na Globo veio na década de 1990, com uma breve participação em Cara & Coroa (1995).

Walderez brilhou em títulos como Hilda Furacão (1998), Desejos de Mulher (2002), Paraíso (2009), Escrito nas Estrelas (2010), Morde & Assopra (2011) e Salve Jorge (2012).

Tipos inesquecíveis

Walderez de Barros

Duas das mais famosas personagens de Walderez de Barros foram desenvolvidas por Manoel Carlos. Em 2000, ela interpretou Ema, mãe da garota de programa Capitu (Giovanna Antonelli), em Laços de Família. As duas repetiram o parentesco em O Clone (2001).

Já em Páginas da Vida (2006), Walderez estrelou cenas inesquecíveis como Constância, mãe da problemática Sandra (Danielle Winits). Os embates das duas contrastavam com o carinho da caçula Telminha (Grazi Massafera) pela genitora.

Alma Gêmea - Flávia Alessandra e Walderez de Barros
Márcio de Souza / Globo

A atriz também marcou presença em Alma Gêmea (2005), de Walcyr Carrasco. Mãe de Agnes (Elizabeth Savala) e Débora (Ana Lúcia Torre), Adelaide foi a primeira a defender a índia Serena (Priscila Fantin), a reencarnação de sua neta Luna (Liliana Castro).

Por onde anda Walderez de Barros?

Éramos Seis - Walderez de Barros
Raquel Cunha / Globo

Aos 82 anos, Walderez de Barros segue na ativa. A última novela foi Éramos Seis, na pele de Dona Marlene – sogra da protagonista Lola (Gloria Pires). Ano passado, a atriz participou de Independências, série da Cultura.

Recentemente, Walderez subiu aos palcos com as peças As Três Irmãs e A Semente de Romã. Ela também acertou seu retorno à Globo para participar de uma série do Globoplay.

Compartilhar.