O talento de um ator não sente o tempo passar. Pelo contrário! A experiência e a versatilidade só trazem qualidade em qualquer tipo de trabalho que ele fizer. Só que a realidade no mercado de trabalho é outra e muitos artistas acabam desistindo de continuar a carreira por conta da idade.

Chocolate com Pimenta - Fúlvio Stefanini
Reprodução / Globo

Fúlvio Stefanini, que tem 83 anos, esteve presente em grandes sucessos da nossa dramaturgia, como As Pupilas do Senhor Reitor (1970), Gabriela (1975), Os Imigrantes (1981), Eu Prometo (1983) e Alma Gêmea (2005), entre outras produções.

Talento à disposição da TV

Chocolate com Pimenta - Fúlvio Stefanini e Lilia Cabral

Hoje, o público está revendo um grande trabalho de Fúlvio em Chocolate com Pimenta (2003), novela na qual ele deu vida a Vivaldo Albuquerque que, além de ser prefeito da cidade de Ventura, era um vilão atrapalhado e interesseiro.

O último trabalho do ator na TV aberta foi na novela Amor à Vida (2013), quando ele interpretou Denizard. Depois disso, Stefanini esteve presente em duas produções: Questão de Família, exibida pelo GNT em 2015, e Pacto de Sangue, série da Netflix de 2018.

“Não há muitos personagens para atores de mais idade”

Alma Gêmea - Fúlvio Stefanini

Em 2018, durante o programa Mariana Godoy Entrevista, o ator explicou que a falta de personagens com mais de 60 anos o fez ficar afastado da televisão.

“Isso é complicado porque não há muitos personagens para atores de mais idade. Geralmente, os conflitos acontecem entre os 30 e 50 anos. São as idades em que as coisas realmente acontecem na vida, problemas com a família, com os filhos, problemas econômicos, então tem muito texto para atores dessa idade. E isso não é uma coisa brasileira, é algo no mundo inteiro”, explicou.

Outra grande paixão de Fúlvio é o teatro. Foi no palco que ele viveu grandes momentos de sua carreira e que abriu as portas para o seu trabalho.

“A gente vê notícias de atores famosíssimos que reclamam que não têm papel. Claro que existem algumas peças que têm atores mais velhos e geralmente esses personagens são escritos para a idade. Isso é fantástico”, contou o ator a Mariana Godoy.

No mesmo ano, durante o Programa do Porchat, da Record, ele falou sobre as mudanças que a novela enfrentou ao longo dos anos.

“A vida mudou, as pessoas mudaram muito, o mundo mudou, e a linguagem da telenovela ficou mais dinâmica, rápida. Como é a vida, né? As pessoas hoje falam menos. Naquele tempo, os diálogos eram bem mais longos”, relatou Fúlvio.

Um prefeito querido pelo público

Fúlvio Stefanini

Em entrevista ao portal Notícias da TV, em 24 de setembro de 2022, Fúlvio Stefanini relembrou o seu trabalho em Chocolate com Pimenta e o sucesso ao lado de Drica Moares, que interpretava Márcia, manicure que tem um caso com o personagem interpretado pelo ator.

“As pessoas me veem na rua, nos restaurantes e falam ‘olha o prefeito aí’. Foi muito marcante minha parceria com a Drica Moraes, deu o que falar na época. A gente aproveitava muito o humor das cenas e inventava bastante. Foi uma troca muito boa”, declarou.

Os telespectadores que agora se divertem, outra vez, com as armações atrapalhadas do prefeito Vivaldo sentem falta da figura de Fúlvio na televisão. A verdade é que o talento e o carisma de um bom ator nunca envelhecem…

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor