Há 10 anos, jovens talentos, após vários papéis secundários, tiveram a chance de protagonizar uma novela na Globo, enquanto outros repetiram a dose.

Na lista a seguir, saiba por onde andam os protagonistas das novelas que a emissora levou ao ar em 2013.

Bianca Bin

Joia Rara - Bianca Bin
Divulgação / Globo

Após a Marina da temporada 2009 de Malhação, Bianca Bin passou por Passione (2010) e, logo em seguida, emplacou sua primeira protagonista: Açucena, de Cordel Encantado (2011). Em 2013, ela reeditou a parceria com as autoras Duca Rachid e Thelma Guedes em Joia Rara, na pele de Amélia.

Bianca acumulou outros trabalhos de destaque, como Boogie Oogie (2014), Eta Mundo Bom (2016) e O Outro Lado do Paraíso (2017). Sem contrato fixo com a Globo, ela agora se dedica ao teatro. Casado com o ator Sergio Guizé, de Mar do Sertão, Bin reside em Indaiatuba, interior de São Paulo.

[anuncio_1]

Bruno Gagliasso

Joia Rara - Bianca Bin, Bruno Gagliasso e Mel Maia
Divulgação / Globo

Considerado um dos galãs mais requisitados dos últimos anos, Bruno Gagliasso estreou na Globo através da novela As Filhas da Mãe (2001). Ele acumulou papéis nos anos seguintes: Celebridade (2003), América (2005), Sinhá Moça (2006), Paraíso Tropical (2007), Caminho das Índias (2009) e Cordel Encantado (2011).

Em Joia Rara, como Franz Hauser, Bruno dividiu o protagonismo com Bianca Bin. O ator ainda brilhou na série Dupla Identidade (2014) e nas novelas Babilônia (2015), Sol Nascente (2016) e O Sétimo Guardião (2018). Após esta última, Gagliasso perdeu o contrato de prazo longo com a Globo. Desde então, ele se dedica ao streaming.

Henri Castelli

Flor do Caribe - Grazi Massafera e Henri Castelli
João Miguel Júnior / Globo

Galã que estreou na Globo na minissérie Hilda Furacão (1998), Henri Castelli teve vários papéis de destaque em produções como Um Anjo Caiu do Céu (2001), Malhação (2002), Celebridade (2003), Como Uma Onda (2004) e Cobras e Lagartos (2006). Em 2013, ele foi escalado para viver o piloto Cassiano de Flor do Caribe, assinada por Walther Negrão.

Após a trama das seis, Henri pode ser visto em I Love Paraisópolis (2015), Sol Nascente, Tempo de Amar (2017) e Malhação – Toda Forma de Amar (2019), na qual interpretou o lutador Madureira – até o momento, seu último trabalho em novelas. Castelli se encontra afastado da telinha.

Grazi Massafera

Travessia - Grazi Massafera
Paulo Belote / Globo

A vice-campeã do BBB 5 driblou a crítica logo em sua primeira novela, Páginas da Vida (2006). Na sequência, Grazi Massafera esteve em Desejo Proibido (2007), Negócio da China (2008), Tempos Modernos (2010) e Aquele Beijo (2011). Em 2013, ela estrelou a novela Flor do Caribe, na pele de Ester, formando par romântico com Henri Castelli.

Grazi atingiu o ápice da carreira quando viveu a modelo viciada em crack Larissa, de Verdades Secretas (2015). O papel rendeu a indicação ao Emmy Internacional de Melhor Atriz. Ainda, Luciane de A Lei do Amor (2016), Lívia em O Outro lado do Paraíso e Paloma de Bom Sucesso (2019). Embora sem contrato fixo com a Globo, Massafera marcou presença nos primeiros capítulos de Travessia (foto).

Marco Pigossi

Sangue Bom - Marco Pigossi e Sophie Charlotte
Divulgação / Globo

Outro nome que iniciou a carreira em papéis secundários, ganhando projeção em 2013. Marco Pigossi deu vida ao divertido Cássio, em Caras e Bocas (2009), emplacando outros trabalhos na sequência: Ti-ti-ti (2010), Fina Estampa (2011) e Gabriela (2012). Logo depois, veio o convite para o Bento, de Sangue Bom (2013), de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari.

Na Globo, Marco também estrelou Boogie Oogie (2014), A Regra do Jogo (2015) e A Força do Querer (2017). Ele ainda fez uma ponta em Onde Nascem os Fortes (2018), seu último trabalho no canal. Na sequência, Pigossi assinou contrato com a Netflix, atuando em produções nacionais e internacionais. No momento, o ator integra o elenco da série Gen V, do Prime Vídeo.

Sophie Charlotte

Todas as Flores - Sophie Charlotte
Reprodução / Globoplay

Sophie Charlotte começou na TV como figurante de Malhação. Em 2007, ela foi aprovada no teste para Angelina, protagonista de uma das temporadas mais longas da novela. Também destaque de Caras e Bocas, Ti-ti-ti e Fina Estampa, ela reencontrou Marco Pigossi em Sangue Bom, como a influencer Amora Campana.

A trajetória ascendente de Sophie incluiu ainda O Rebu (2014), Babilônia e Os Dias Eram Assim (2017). Em 2021, ela protagonizou a série Passaporte para Liberdade, coprodução Globo e Sony. No momento, a atriz brilha na pele da deficiente visual Maíra, de Todas as Flores (foto), novela original Globoplay.

Paolla Oliveira

Amor à Vida - Mateus Solano e Paolla Oliveira
Divulgação / Globo

Após trabalhos no SBT e na Record, Paolla Oliveira chegou à Globo como Giovanna, em Belíssima (2005). Seu trabalho seguinte já foi na “linha de frente”: Sônia, de O Profeta (2006), exibida às seis. A primeira protagonista das nove, em Insensato Coração (2011), veio no susto, após a saída de Ana Paula Arósio da casa.

Paolla voltou à faixa com Amor à Vida, de Walcyr Carrasco, na qual viveu Paloma, que teve sua filha recém-nascida raptada pelo irmão Félix (Mateus Solano). A atriz seguiu em posição de destaque, com boas personagens em Além do Tempo (2015), A Força do Querer (2017), A Dona do Pedaço (2019) e Cara e Coragem (2022). No momento, ela se prepara para as gravações de Justiça 2.

Malvino Salvador

Amor à Vida - Klara Castanho, Malvino Salvador e Paolla Oliveira
Divulgação / Globo

Malvino Salvador iniciou a carreira profissional como modelo. Em 2004, ele foi selecionado para viver o peão Tobias no remake de Cabocla. Nos anos seguintes, entrou para o primeiro time de atores da emissora, emendando um sucesso atrás do outro. Entre os títulos, Alma Gêmea (2005), Sete Pecados (2007), A Favorita (2008), Caras e Bocas e Fina Estampa.

Em 2013, ele deu vida a Bruno, o protagonista de Amor à Vida, homem que acaba adotando e criando a filha recém-nascida de Paloma, batizada Paulinha (Klara Castanho). Na Globo, Malvino ainda se destacou como o Apolo de Haja Coração (2016) e o Agno de A Dona do Pedaço (2019), seu último trabalho no canal até o momento.

Juliana Paiva

Além do Horizonte - Juliana Paiva, Thiago Rodrigues e Vinícius Reed
Divulgação / Globo

A carioca Juliana Paiva ingressou na televisão em pequenos papéis. A primeira personagem de peso foi Valquíria, de Ti-ti-ti. Na sequência, ela tomou para si o protagonismo de Malhação (2012), na pele da divertida Fatinha. O trabalho em questão a credenciou para a mocinha de Além do Horizonte (2013), Lili.

Juliana seguiu sua trajetória no canal onde alcançou projeção junto ao público, emplacando a Cassandra de Totalmente Demais (2015), a Simone em A Força do Querer e a Marocas de O Tempo Não Para (2018). Seu mais recente trabalho na televisão foi como Luna, de Salve-se Quem Puder (2020).

[anuncio_5]

Rodrigo Simas

Salve-se Quem Puder - Rodrigo Simas
Reprodução / Globo

Filho do capoeirista Beto Simas e irmão dos atores Bruno Gissoni e Felipe Simas, Rodrigo Simas iniciou a carreira na televisão na Record, em 2009. Ele mudou para a Globo em 2011, com Fina Estampa, de Aguinaldo Silva. Logo depois, formou par com Juliana Paiva em Malhação. Os dois repetiram a parceria em Além do Horizonte, na qual ele interpretou Marlon.

O jovem astro conquistou papéis de destaque nas novelas Boogie Oogie, Novo Mundo, Orgulho e Paixão (2018), Órfãos da Terra (2019) e Salve-se Quem Puder (foto). Em breve, Rodrigo poderá ser visto na série As Aventuras de José e Durval, nova produção do Globoplay, baseado na vida e na obra da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó.

Compartilhar.
Avatar photo

Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor