O público da Globo pode rever Aldine Müller como Ângela em Rainha da Sucata, novela de Silvio de Abreu que está sendo reexibida no Vale a Pena Ver de Novo. Aos 72 anos, a atriz acumula décadas de atuação, principalmente na televisão e no cinema.

Nascida em Bom Jesus, no Rio Grande do Sul, em 8 de outubro de 1953, Aldine iniciou sua trajetória artística como figurante na TV Tupi. Seu primeiro papel de destaque no cinema veio em 1974, no filme Clube dos Infiéis.

Musa do cinema

Aldine Müller ganhou notoriedade no cinema da pornochanchada, participando de produções como As Audaciosas (1975), A Ilha das Cangaceiras Virgens (1976), Dezenove Mulheres e um Homem (1977), Os Imorais (1979) e O Fotógrafo (1981).

Na televisão, estreou em 1976, na novela Tchan, a Grande Sacada, da Rede Tupi. Passou pela TV Cultura, atuando em O Pátio das Donzelas e Casa de Pensão, ambas de 1982, antes de chegar à Globo. Na emissora carioca, participou do programa Caso Verdade e da minissérie Moinhos de Vento, em 1983. Na sequência, alternou trabalhos no SBT, na Band e na Rede Manchete, antes de retornar à Globo.

Seu primeiro grande destaque veio em Sassaricando (1987), quando interpretou a sensual Brigite, funcionária de uma boate e cúmplice de Guel (Edson Celulari) em pequenos golpes. Outros personagens marcantes incluem a falsa Dinah em O Salvador da Pátria (1989), a dona Flor no humorístico Escolinha do Professor Raimundo (1992) e Madre Monserrat na novela Cristal (2006), do SBT.

Por onde anda Aldine Müller?

Longe das novelas desde 2014, quando interpretou Vera, mãe de Clarita, em Chiquititas, Aldine Müller atualmente comanda um podcast com seu nome, no qual entrevista colegas de profissão e personalidades com mais de 50 anos, discutindo bem-estar e longevidade.

Com mais de 40 filmes e diversos trabalhos na televisão, a atriz falou sobre seu afastamento da TV ao jornal O Globo:

“Eu nunca parei de trabalhar, vivo dessa profissão desde sempre, graças a Deus. Fiz novelas em todas as emissoras. Quando não estou fazendo televisão, estou fazendo teatro, inventando várias coisas”, disse em 10 de outubro de 2024.

“Agora tenho o meu podcast, que tem três meses no ar. As pessoas às vezes me falam: ‘Você tem que voltar’, e eu pergunto: ‘Você já ouviu meu podcast?’ Quando me chamarem, eu vou. Eu não posso ficar batendo na porta de todo mundo. No passado, até que eu batia, mas agora, com 71 anos… Eu sou muito bem resolvida, por isso eu tenho uma saúde maravilhosa. Na minha vida, quando o trabalho fica escasso de um lado, eu vou lá e invento algo para fazer”, disse na mesma entrevista.

Share.