De volta ao vídeo através de mais uma exibição de O Rei do Gado (1996) no Vale a Pena Ver de Novo, Ana Rosa tem lindas histórias de vida, envolvendo a carreira e a maternidade.

O Rei do Gado - Ana Rosa
Divulgação / Globo

Na trama de Benedito Ruy Barbosa, ela responde por Maria Rosa, esposa do senador Roberto Caxias (Carlos Vereza). A novela “salvou” a atriz em um momento difícil de sua trajetória.

Força no trabalho

Despedida de Solteiro - Ana Rosa
Bazilio Calazans / Globo

Ana Rosa teve contato com o meio artístico já na infância. Assim como seus familiares, ela iniciou a carreira como artista circense. Ana estreou na televisão em 1964, aos 22 anos, com a novela Alma Cigana, da Tupi.

A veterana passou por quase todas as emissoras de TV do Brasil. Na década de 1990, ela se fixou na Globo, onde emendou tramas como O Dono do Mundo (1991), Despedida de Solteiro (1992, foto), O Mapa da Mina (1993), Tropicaliente (1994) e História de Amor (1995). O chamado para O Rei do Gado chegou em meio à dor dilacerante com a partida da filha.

“Em 1996, eu tinha recém-perdido minha filha Ana Luísa, que morreu vítima de um atropelamento no Rio às vésperas de completar 19 anos. Evidentemente que isso me abalou muito e, quando fui convidada para fazer ‘O Rei do Gado’, recusei, não queria trabalhar, fazer nada. Houve um segundo convite, ainda recusei e, em uma terceira insistência do Luiz Fernando Carvalho, fui conversar e acabei aceitando”, explicou ao portal Gshow.

Filhos do coração

Corpo Dourado - Ana Rosa e Cristiana Oliveira
Divulgação / Globo

Além dos filhos biológicos, Ana Rosa adotou outros quatro: José Ricardo, Maria Luísa e os gêmeos Rodrigo e Maria Letícia. Todos chegaram até a atriz de maneira “não convencional”.

“Quando minha filha tinha dois anos, minha lavadeira disse que uma mulher queria dar um recém-nascido de 13 dias, o José Ricardo. Depois, em 1971, a babá das crianças engravidou e disse que não tinha condições de criar a Maria Luísa”, revelou à revista Quem, em 2012.

“Quatro meses antes, uma vizinha estava desesperada para que alguém adotasse um casal de gêmeos que passava fome: Rodrigo e Maria Letícia. Dizem que sou maravilhosa, mas fui distraída. Foi uma loucura. Levei no cartório e registrei. Isso é crime. Tenho quatro crimes na vida: os meus filhos. Crimes de amor. Nem sabia que era crime na época, se soubesse, não teria feito da forma que fiz”, completou.

Por onde anda Ana Rosa?

Ana Rosa
André Furtado

Ana Rosa está afastada das novelas desde A Lei do Amor (2016). Ela é uma das recordistas em participações no gênero, chegando a entrar para o Guinness Book, em 1997, com o auxílio do ator Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006) e da novelista Ivani Ribeiro (1922-1995).

“Para entrar no Guinness, tive que comprovar com reportagens e duas pessoas idôneas, que acompanharam e podiam provar que eu realmente tinha feito aquelas novelas”, relembrou em entrevista ao portal UOL, em 10 de outubro de 2016.

Ana Rosa completou 80 anos em 2022. A data foi celebrada com uma festa ao lado dos familiares. Atualmente, ela se divide entre Portugal, onde auxilia na criação dos netos, e o Brasil, com trabalhos no teatro.

“Eu tenho muitas saudades de Brasil. Vivo lá e cá… Não me mudei definitivamente porque os filhos e netos estão espalhados entre Rio, São Paulo e Porto (Portugal). Gosto de passar uma temporada em cada lugar e isso me permite estar com todos”, contou ao Gshow.

Compartilhar.