Na TV desde criança, Fernanda Souza se tornou ídolo de toda uma geração ao protagonizar a primeira versão de Chiquititas (1997), trama do SBT na qual viveu a mocinha Mili.

Alma Gêmea - Fernanda Souza

Dali, foi direto para a Globo, onde emplacou personagens em diversas novelas; entre elas, a inesquecível Mirna, de Alma Gêmea (2005), atualmente exibida no Canal Viva.

Hiato para respirada

SóTocaTop - Fernanda Souza e Luan Santana

No entanto, após viver Mel em A Regra do Jogo (2015), a artista se afastou dos folhetins e passou a se dedicar à carreira de apresentadora, experiência que ela já havia tido quando criança no X-Tudo (1992), da TV Cultura. Na função, comandou o Vai Fernandinha (2016), no Multishow, e o SóTocaTop (2018), na Globo.

Neste último, a apresentadora comandava uma parada musical ao lado do cantor Luan Santana. Mas o programa não foi o sucesso esperado, e Fernanda decidiu se afastar da produção ao término de sua primeira temporada. Na ocasião, a artista declarou que viveria um ano sabático. Em 2021, ao podcast Uma Estrangeira, Fernanda Souza explicou porque decidiu parar.

“Eu mantinha um canal que eu tinha que produzir os conteúdos da minha cabeça, um total de 12 vídeos por mês, que era muita coisa. Tinha a rede social que a gente alimenta, muitos trabalhos ali na rede social também, o ‘SóTocaTop’, o ‘Vai Fernandinha’ (…). Tive a honra de sempre trabalhar muito e aquilo depois de um tempo me deixou mentalmente cansada. Sabe quando você precisa de um hiato para dar uma respirada?”, contou.

Longe das novelas

Alma Gêmea - Emiliano Queiroz, Fernanda Souza e Marcelo Faria

Neste meio tempo, Fernanda Souza também confidenciou não ter mais interesse em fazer novelas.

“Acho muito difícil [voltar às novelas]. Novela tem uma dinâmica que exige bastante. Hoje em dia prefiro trabalhar em projetos que tenham um tempo mais curto de trabalho”, declarou ela, numa live com a atriz Maria Zilda Bethlem.

“Eu amo fazer novelas, fiz por 20 anos, [mas] não combina mais com a rotina de vida que eu quero, em relação à vida pessoal… Esse equilíbrio que eu quero entre a vida pessoal e profissional”, explicou.

Bissexualidade

Eduarda Porto e Fernanda Souza

Recentemente, Fernanda Souza voltou a ser notícia ao assumir sua bissexualidade.

“Se conhecer e acolher cada descoberta sobre si é um processo enriquecedor e transformador. É ser quem se é. É viver o que se quer. Somos muito gratas por termos nos encontrado nesse caminho lindo que se revelou pra nós. Amor é amor. Fernanda e Eduarda, escreveu a atriz, em sua rede social”, para a namorada Eduarda Porto.

Antes de assumir seu relacionamento com Eduarda, Fernanda Souza foi casada por oito anos com o cantor Thiaguinho. A artista também já namorou o ator e escritor Pedro Neschling e o diretor Leonardo Nogueira.

Por onde anda Fernanda Souza?

Iron Chef Brasil - Fernanda Souza

Fernanda Souza encerrou o seu período sabático em 2022, ao aceitar o convite para comandar um novo reality show na Netflix. Ela está à frente de Iron Chef Brasil, uma nova competição de culinária.

A atração, que Fernanda apresenta ao lado da empresária Andressa Cabral, promove uma disputa entre “chefs desafiantes”, jovens promessas da cozinha nacional, e os “iron chefs”, que são profissionais consagrados na culinária mundial.

“Depois de três anos sem apresentar, não resisti ao convite da Netflix e suspendi as ‘férias’. Tô muito feliz em apresentar essa competição, que vai mostrar a diversidade da culinária brasileira com chefs incríveis”, escreveu ela numa rede social em novembro de 2021.

“Sim! Vou ser paga para comer os pratos dos chefs chiques tudo… Obrigada todo o time que me recebeu tão bem e está me tratando como uma princesa! Valeu a pena ter voltado”, celebrou.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor