Recentemente em Além da Ilusão, Roberta Gualda viveu Giovanna, uma italiana forte que criou sozinha o filho Lorenzo (Guilherme Prates). Após muito sofrer quando o filho decidiu partir para a Força Expedicionária Brasileira, Giovanna viveu um novo momento ao se apaixonar por Cipriano (Claudio Gabriel), que era casado com Emília (Gaby Amarantos).

Roberta Gualda

No entanto, antes da novela de Alessandra Poggi, o espectador já podia ver Roberta num outro momento de sua carreira. Em A Favorita, novela exibida atualmente no Vale a Pena Ver de Novo, ela é Greice, uma jovem humilde que sofre com as atitudes controversas da irmã Maria do Céu (Deborah Secco).

O fato de A Favorita e Além da Ilusão terem serem exibidas “coladas” uma à outra na grade da Globo poderia até confundir o público. Mas, na verdade, a situação deixou ainda mais evidente o talento da atriz, já que Greice e Giovanna pareciam duas pessoas completamente diferentes.

Paulinha

Mulheres Apaixonadas

Além da Ilusão marcou o retorno de Roberta Gualda à Globo num papel fixo em uma novela. Antes da novela das seis, a atriz emplacou diversas participações em produções da emissora, além de ter engatado vários trabalhos na Record.

Seu primeiro papel de destaque aconteceu em 2003, quando a atriz ainda assinava Ana Roberta Gualda. Ela viveu Paulinha, a “malvadinha” de Mulheres Apaixonadas, um clássico de Manoel Carlos. Na trama, Paulinha era uma amarga aluna da Escola Ribeiro Alves, onde seu pai trabalhava como porteiro (e ela morria de vergonha disso).

Ao longo da trama, Paulinha colecionou inimizades, se colocando como uma das principais pedras no sapato de Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli), que viviam um relacionamento homoafetivo.

Paulinha fez sucesso em 2003, durante a primeira exibição de Mulheres Apaixonadas, e voltou ao radar do público em 2020, quando a trama foi reapresentada no Viva. A cena em que ela chega batendo as mãos gritando “Já estão sabendo da novidade?” se tornou meme nas redes sociais.

Outros trabalhos

Após Mulheres Apaixonadas, Roberta Gualda esteve em Começar de Novo (2004), vivendo a personagem Linda Flor. Depois, a atriz ficou um tempo sem papéis fixos em folhetins, fazendo apenas participações especiais em Bang Bang (2005) e Páginas da Vida (2006), entre outras produções.

Foi apenas em A Favorita que a atriz voltou a ter um personagem regular numa novela da Globo. Em seguida, Roberta migrou para a Record, integrando o elenco das novelas Bela, a Feia (2009), Balacobaco (2012), Vitória (2014) e Escrava Mãe (2016), além de séries bíblicas.

Retornou à Globo em 2018, numa participação na série Sob Pressão. Antes de Além da Ilusão, Roberta Gualda apareceu em Amor de Mãe (2019), como a assistente social Silvânia.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor