Saiba o que aconteceu com a atriz que fez Clara em Páginas da Vida

Whatsapp

Superando o preconceito e trazendo à tona a discussão sobre a inclusão do portador de Síndrome de Down, a atriz Joana Mocarzel encantou o Brasil como Clara, na novela Páginas da Vida, que está atualmente em exibição no canal Viva.

Páginas da Vida

Joana é filha do cineasta Evaldo Mocarzel, que já abordou o assunto no filme Do Luto à Luta (2005), no qual Joana também atuou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Páginas da Vida

Joana Mocarzel em páginas da vida

Leia mais

Em Páginas da Vida, aos sete anos, sua personagem era filha de Nanda (Fernanda Vasconcellos). Com a trágica morte da mãe, Clara foi rejeitada pela avó Marta (Lília Cabral) e foi para a adoção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Helena (Regina Duarte), médica que cuidou de Nanda antes da morte, compadecida com a situação, adota a criança, enchendo-a de amor e proteção. Helena vive o dilema de revelar a identidade de Clara para a família.

Páginas da Vida foi a única novela de Joana, mas essa atuação lhe rendeu amplo reconhecimento.

Joana Mocarzel

Em 2007, ela recebeu uma homenagem, no Senado Federal do Brasil, no Dia Internacional da Síndrome de Down.

Também participou do lançamento da campanha Aprendendo com as Diferenças, organizada pela Comissão de Valorização da Pessoa com Deficiência do Senado. Além disso, foi selecionada para a lista dos 100 brasileiros mais influentes de 2007.

“Ainda há muito preconceito e desinformação sobre a Síndrome de Down”, declarou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A atriz inspirou a criação da Turma da Clarinha, as primeiras bonecas que abordam a inclusão social. Todas têm traços característicos da Síndrome de Down, sendo um casal de negros, outro de loiros de olhos azuis e um terceiro casal de bonecos de cabelos e olhos castanhos.

Joana Mocarzel

A Globo abriu mão de todos os direitos de royalties e a renda das vendas com as bonecas foi revertida para o Grupo Síndrome de Down da Associação das Voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas, em São Paulo.

Por onde anda Joana Mocarzel, a Clarinha de Páginas da Vida?

Joana Mocarzel

Joana, hoje com 22 anos, segue trabalhando como atriz, mas nunca mais recebeu convites para novelas.

“Não surgiram mais convites, mas gostaria muito de fazer novela. Acho que ainda faltam oportunidades, sim. Na minha opinião, ainda há muito preconceito e desinformação sobre a Síndrome de Down”, relatou Joana ao jornal Extra.

Atualmente, a garota mora em São Paulo com os pais e a irmã. Ela concluiu o Ensino Médio, faz cursos de dança e inglês e vai ingressar na faculdade.

“Iria começar o curso superior de Artes Cênicas em 2020, mas a pandemia suspendeu esse plano. Quero ser uma grande atriz e continuar na carreira de influenciadora digital no Instagram, especialmente para mostrar aos meus seguidores que uma pessoa com síndrome de down leva uma vida como qualquer outra. Tenho buscado usar meu Instagram para mostrar que levo uma vida normal. Acho importante para desconstruir a desinformação que muitos tem sobre a Síndrome de Down”, disse ela ao Portal Extra, completando que tem muita facilidade em decorar textos.

A artista produz conteúdo com frequência em seu perfil no Instagram.

Whatsapp


Leia também