Quem acompanha a reprise de Senhora do Destino (2004), em cartaz no Canal Viva, pode prestigiar um dos últimos trabalhos de maior relevância da atriz Silvia Salgado, que apareceu recentemente na trama de Aguinaldo Silva.
A atriz dá vida à Aretuza, uma das candidatas enviadas por uma agência de empregos para concorrer a uma vaga de empregada doméstica no apartamento de Dirceu de Castro (José Mayer).
Em meio a tantas candidatas entrevistadas pelo jornalista, a personagem acaba chamando a atenção pela educação e boa aparência, aparentando ser uma madame mesmo.
Assim, durante a conversa dos dois, ela explica que, durante 20 anos, foi uma tradicional dona de casa e excelente esposa, mas isso não a impediu de ser trocada por outra mulher. Por esse motivo, ela suplica pelo emprego.
[anuncio_1]
Pivô de separação
Aretuza será contratada por Dirceu e os dois ficarão cada vez mais próximos, até que, em dado momento da novela, ela será acusada como o estopim de uma crise no relacionamento entre ele e Maria do Carmo (Susana Vieira).
Uma grande confusão acontecerá no casamento de Viviane (Letícia Spiller) e Reginaldo (Eduardo Moscovis), quando Dirceu decidir fazer um discurso para os convidados.
Na ocasião, o barraco será fotografado por Aníbal (Tião D’Ávila), amigo do repórter, que, em uma fase ruim, venderá as fotos para um conhecido, que colocará os registros na primeira página do jornal.
Para se vingar, o filho mais velho da “senhora do destino” convencerá sua própria mãe que Dirceu a está traindo com Aretuza. Assim, o namoro entre os dois ficará estremecido e eles ficarão um tempo separados.
Trajetória artística
Nascida em 3 de maio de 1954, Silvia Salgado é natural de Fortaleza (CE), mas ainda criança se mudou com a família para Santos, no litoral de São Paulo, onde começou a fazer teatro amador aos 15 anos. Em paralelo, ela se formou em Psicologia, mas nunca atuou na área.
A primeira vez em que ela apareceu na televisão foi por meio de um concurso que revelava novas atrizes no programa Moacyr TV, exibido pela Globo em 1977. Assim como ela, nomes como Myrian Rios e Thais de Andrade foram algumas das vencedoras.
Em seguida, já morando no Rio de Janeiro, Silvia Salgado tratou de se profissionalizar ao ter aulas com Camila Amado (1938 – 2021) e conquistou seus primeiros papéis nas principais emissoras do país.
Ela também esteve no cinema, como em O Cortiço (1978, na foto acima), além das comédias O Cinderelo Trapalhão (1979) e Os Três Mosqueteiros Trapalhões (1980), entre outros títulos.
Trabalhos na televisão
No mesmo ano em que foi lançada como atriz, a veterana conquistou seu primeiro papel em A Sombra dos Laranjais (1977), além de ter atuado em tramas clássicas da Globo, como O Astro (1977), Plumas e Paetês (1980), Ciranda de Pedra (1981), Anos Rebeldes (1992), Deus Nos Acuda (1992) e Incidente em Antares (1994), além de participações no programa Você Decide.
Nesse meio tempo, ela ainda atuou em Mania de Querer (1986) e Novo Amor (1986), ambas na TV Manchete, assim como na Record, em Canoa do Bagre (1997) – sendo essa sua última novela antes de se mudar para os Estados Unidos, onde morou por dois anos para se dedicar à maternidade.
Após voltar ao Brasil, a atriz retomou a carreira com o pé direito e esteve em novelas como Senhora do Destino, Essas Mulheres (2005), Páginas da Vida (2006), além das temporadas de Malhação exibidas entre 2007 e 2009.
Na década passada, Silvia foi um rosto constante na emissora de Edir Macedo, com passagens pelas novelas Ribeirão do Tempo (2010), Belaventura (2017), além das séries Fora de Controle (2012), Milagres de Jesus (2014) e Conselho Tutelar (2014).
Por onde anda Silvia Salgado?
Hoje com 68 anos, Silvia Salgado segue na ativa, ainda que com menos frequência do que antes. Seus trabalhos mais recentes foram em produções menores, como na série Homens? (2019), no canal por assinatura Comedy Central, e em Filhas de Eva (2021), no Globoplay.
Ainda durante a pandemia de Covid-19, a atriz esteve na peça Além da Vida, transmitida pela internet e, recentemente, apareceu na série Todo Dia a Mesma Noite (2023), lançada pela Netflix este ano.
Em suas redes sociais, é possível notar que ela mantém uma vida discreta, onde compartilha registros de viagens ao lado de amigos e familiares, como sua mãe, que tem mais de 90 anos.