Maria Rosa (Ana Rosa) é uma das personagens mais intragáveis de O Rei do Gado (1996). Frustrada por ser esposa de um senador da república que nunca utilizou seu cargo em benefício próprio, a megera também se ressente porque Caxias (Carlos Vereza) sempre deu mais importância à política do que a ela.

O Rei do Gado - Ana Rosa
Divulgação / Globo

Mas, no fundo, seu jeito sempre mal-humorado se justifica por conta da enorme carência que sente. Maria Rosa sabe que o marido nunca foi apaixonado por ela, o que a transformou numa mulher amarga. Assim, ela ainda deve sofrer muito nos próximos capítulos da reprise da Globo. Porém, terá direito a um final feliz.

[anuncio_1]

Casamento em crise

O Rei do Gado - Carlos Vereza
Divulgação / Globo

Dividido entre Brasília e Ribeirão Preto, Caxias nunca deu real atenção a Maria Rosa. A mulher passa os dias sozinha em casa, se lamentando por conta da vida de classe média que leva. Ambiciosa, ela não entende os motivos de o marido senador nunca ter usado o cargo para enriquecer.

Mas, mais do que ambição, Maria Rosa nutre um profundo ressentimento em razão do fracasso de seu casamento. Ciente de que não é amada, ela desconta suas frustrações no marido e na filha Liliana (Mariana Lima), fazendo da vida deles um inferno.

A megera fica ainda mais amarga quando descobre que, em Brasília, Caxias convive com a bela empregada doméstica Chiquita (Arieta Correa). Diante da jovem, Maria Rosa se vê em meio a uma intensa crise de ciúme, enterrando de vez o seu já falido casamento.

Separação

O Rei do Gado - Arieta Corrêa
Reprodução / Globo

Nos mais recentes capítulos da reprise da trama de Benedito Ruy Barbosa, Maria Rosa já mostrou do que é capaz. A megera exigiu que o marido demitisse Chiquita. Diante da recusa do senador, ela mesma tratou de dispensar a empregada.

O ato deixou Caxias furioso. Após aguentar calado os desaforos da esposa, o senador finalmente explodiu, tratando de expulsar Maria Rosa de seu apartamento em Brasília. Com isso, a relação deles ficou insustentável.

Além disso, Maria Rosa acabou contribuindo para que Caxias e Chiquita se envolvessem. Arrasado com o seu casamento em frangalhos, o senador se envolve com a empregada, que nunca escondeu sua paixão por ele.

Assim, nada mais resta a Caixas e Maria Rosa que o divórcio. Após muito brigarem, os dois finalmente assinam a separação e colocam um ponto final no casamento que nunca funcionou de verdade.

O que acontece com Maria Rosa?

O Rei do Gado - Ana Rosa, Carlos Vereza e Mariana Lima
Divulgação / Globo

Nos próximos capítulos de O Rei do Gado, Maria Rosa vai dar a volta por cima. Separada de Caxias, ela decide retomar o controle de sua própria vida e se entregar a um novo amor. Isso a tornará uma pessoa melhor.

Curiosamente, Caxias não vai gostar nada de saber que a ex-mulher já fez a “fila andar”. Numa visita a Ribeirão Preto, o senador estranha a ausência da ex-esposa em casa. Liliana, então, diz que a mãe está cuidando de sua própria vida, deixando claro que Maria Rosa conheceu outra pessoa. Caxias tenta disfarçar o ciúme, mas seu desconforto é evidente.

Na reta final de O Rei do Gado, Maria Rosa ainda passará pela dor de perder o ex-marido, que será assassinado numa emboscada. A morte de Caxias deixará Rosa e Liliana mais unidas, e ela passa a demonstrar maior cuidado com a filha e com o neto que vai nascer. No fim da trama, Maria Rosa finalmente assume seu novo amor e segue sua vida.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor