Atual novela das nove da Globo, Renascer ficou marcada pelo fim trágico de José Inocêncio (Antonio Fagundes) em sua primeira versão, exibida em 1993.
No último capítulo, ele tem seu desfecho após um encontro decisivo com João Pedro (Marcos Palmeira), o filho que enjeitou durante toda a vida por considerar o causador da morte de Maria Santa (Patrícia França).
A trama ainda contou com uma surpresa nos destinos de Mariana (Adriana Esteves) e Teca (Palomma Duarte), que deixam todos em choque.
O que aconteceu no último capítulo de Renascer?
José Bento (Tarcísio Filho) terminou ao lado de Ritinha (Isabel Fillardis), que teve um filho dele. Já Damião (Jackson Antunes) ficou com Eliana (Patrícia Pillar), que se tornou uma poderosa fazendeira após herdar a fortuna de Teodoro (Herson Capri) — que equivale a Egídio (Vladimir Brichta) no remake).
Apaixonada, Dona Patroa (Eliane Giardini) foi embora do Brasil e partiu rumo ao Líbano junto com Rachid (Luis Carlos Arutin). Joaninha (Tereza Seiblitz) ficou com o Padre Lívio (Jackson Costa) e no fim voltou para o mangue junto com os filhos.
Já Deocleciano (Roberto Bonfim) e Morena (Regina Dourado) ficam juntos e herdaram a fazenda que era de Belarmino (José Wilker).
Qual foi o final de José Inocêncio na primeira versão de Renascer?
O final da trama é marcado pela morte de José Inocêncio. Vendo o pai sofrer com a saúde bastante debilitada, João Pedro desenterra o facão dos pés do Jequitibá para libertá-lo, o ajudando a morrer.
O rapaz arranca o facão do pai e coloca o seu no mesmo lugar, repetindo o gesto do patriarca. Depois, ele entrega o facão ao pai. Emocionado, Inocêncio pede um abraço ao filho e afirma que o ama, pedindo perdão por tantos anos de rejeição.
Depois da reconciliação, José Inocêncio morre e é recebido por Maria Santa no céu.
Como terminou a novela Renascer em 1993?
Sozinha, Mariana deixa a fazenda de José Inocêncio no último capítulo e vai embora recomeçar sua vida longe dali.
Adaptada por Bruno Luperi, Renascer foi criada e escrita por Benedito Ruy Barbosa em sua primeira versão, exibida pela Globo em 1993.