Maurício Mattar Kirk de Souza nasceu no Rio de Janeiro em 3 de abril de 1964. De família de classe média alta, o ator é descendente de libaneses e portugueses. É filho do casal Liedir Mattar e Jarbas Kirk de Souza e sobrinho do pianista Pedrinho Mattar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sua carreira na televisão começou em 1984, quando Maurício interpretou o namorado de Catarina (Marieta Severo) no último capítulo de Vereda Tropical.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas o sucesso veio no ano seguinte, com Roque Santeiro, como João Ligeiro, irmão do personagem-título (José Wilker).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Maurício emplacou vários sucessos na Rede Globo, como Bambolê (1987), O Salvador da Pátria (1989), Rainha da Sucata (1990), Lua Cheia de Amor (1990), Pedra Sobre Pedra (1992) e O Mapa da Mina (1993).
A Viagem
Em 1994, Ivani Ribeiro reescreveu para a emissora a novela A Viagem, sendo até hoje um dos maiores sucessos da grade. O sucesso foi tanto que a trama já foi reprisada quatro vezes, sendo a última recentemente pelo canal Viva. Em seguida, a trama entrou no Globoplay.
Maurício Mattar era o jovem arquiteto Téo. Marido de Diná (Christiane Torloni) e pai de Patty (Viviane Ribeiro), era 12 anos mais jovem do que a esposa, extremamente ciumenta. Junto com o cunhado Raul (Miguel Falabela), Téo ajuda a entregar Alexandre (irmão caçula de Diná) à polícia por assassinato, e este se suicida na cadeia.
Após sua morte, o espírito de Alexandre jura vingança e começa a atormentar Téo e os outros desafetos. O arquiteto era influenciado pelo espírito maligno, que o faz ser violento e considerado perigoso pela família.
Separa-se de Diná e envolve-se com Lisa (Andréa Beltrão), ex de Alexandre. Entre muitas crises, agressões, brigas e sustos, Téo vai sendo destruído pelo espírito. Ele só se livra do encosto após a morte de Diná e Otávio, que ajudam Alexandre no plano espiritual. O jovem se arrepende das maldades que cometeu e finalmente deixa a família em paz.
Em entrevista, confessou que sentia o peso do papel que interpretava, por “mexer” com o lado espiritual sombrio.
“Sentia a energia ruim dos espíritos obsessores”, desabafou o ator.
Saída da Globo
Mas nem as influências maléficas encobriram o sucesso de Mattar. Ainda na Globo, ele atuou em O Fim do Mundo (1996), Porto dos Milagres (2001), A Padroeira (2001), Agora é que São Elas (2003), A Lua Me disse (2005), O Profeta (2006), Sob Nova Direção (2006), Casos e Acasos (2008), Faça Sua História (2008), Malhação (2009), Toma Lá, Dá Cá (2009), Na Forma da Lei (2010) e SOS Emergência (2010).
Na Record, fez Louca Paixão (1999), Dona Xepa (2013), Jesus (2018) e Topíssima (2019). Recentemente, integrou o elenco de Gênesis.
Em 1983, iniciou um relacionamento sério com a cantora Elba Ramalho, se casando em 1985. Em 1987, nasceu o filho do casal, Luã Ramalho Mattar, em Campina Grande, na Paraíba.
O casal divorciou-se em 1990, e até hoje mantém uma relação amigável. Luã lhes deu uma neta, Esmeralda Mezkta Ramalho Mattar, do relacionamento com a modelo Amanda.
Logo após seu divórcio, iniciou um namoro com a empresária Flávia Gracie, da renomada família de lutadores Gracie. Em 1991 nasceu Rayra Gracie Mattar. O casal separou-se em 1992.
Em 1993, começou um relacionamento com a atriz Fabiana Sá e em 1994 nasceu Petra Sá Mattar.
Sucesso entre famosas e anônimas
Além do sucesso na telinha, o galã fazia sucesso entre famosas e anônimas. Após manter relacionamentos casuais, namorou a atriz Deborah Secco entre 2001 e 2002.
[anuncio_6]
Nesse ano, reatou seu relacionamento com Angélica, mas o casal separou-se definitivamente em 2003. Paolla Oliveira foi o affair entre 2006 e 2008. Nesse ano, iniciou um relacionamento sério com a empresária Keiry Costa.
Em 2013, Maurício conheceu a cantora Bianca Assumpção, no Rock in Rio, com quem ficou até 2016.
Neste mesmo ano, por intermédio de sua filha Petra, Maurício conheceu a modelo Shay Dufau, 27 anos mais jovem, com quem está até o momento. Em 2019, nasceu a quarta filha do ator e a primeira de Shay, Ilha Dufau Mattar.
Infarto e confusões
Ainda em 2019, o ator sofreu um infarto e foi internado no Hospital Estadual de Bauru. Três dias depois, fez um cateterismo no Hospital das Clínicas de Botucatu, ambos no interior de São Paulo.
[anuncio_7]
Já em sua casa no Rio de Janeiro, o ator revelou estar com hipertensão e que sofreu uma leve obstrução dos vasos sanguíneos, o que o incentivou a mudar seus hábitos, iniciando uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.
Tendo visto a morte de perto algumas vezes, Maurício Mattar, atualmente com 57 anos, revelou que pediu saúde na virada do ano.
Além do infarto, anos antes o ator sofreu um grave acidente de carro na Rodovia Raposo Tavares, onde o automóvel capotou 13 vezes.
Confessa ter passado outros sufocos, em virtude do consumo excessivo de bebida. Outra confusão foi o atropelamento de um motoboy, em 1999, em São Paulo.
Além do atropelamento, Mattar é acusado de agredir o rapaz após o acidente. Testemunhas dizem que o ator estava descontrolado e também ofendeu e ameaçou PMs que estavam no local. O caso ainda corre na Justiça.
Em outubro do ano passado, ele riu de uma fake news que anunciava sua morte nas redes sociais. Em vídeo publicado no Instagram, o ator satirizou a notícia.