Maria Maya voltou a aparecer nas novelas através das reprises de Caminho das Índias (2009), em cartaz no Viva, e de Chocolate com Pimenta (2003), atualmente exibida em edição especial nas tardes da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depois de participar de diversas tramas, a filha de Wolf Maya resolveu mudar de profissão após o fim de Amor à Vida (2013), sua última aparição em produções inéditas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde então, seguiu os passos de seus pais e passou a se dedicar à direção de teatro e de obras audiovisuais. Ela já havia se tornado assistente de direção em 2002, trabalhando no Sítio do Picapau Amarelo, e em Malhação, em 2003.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Família famosa
Nascida em 29 de junho de 1981, no Rio de Janeiro (RJ,) Maria Maya é filha de Wolf Maya com a atriz e diretora Cininha de Paula.
Além disso, a atriz é neta da saudosa humorista Lupe Gigliotti, a eterna Dona Escolástica da Escolinha do Professor Raimundo, e sobrinha-neta de Chico Anysio. Consequentemente, Maria é prima dos atores Nizo Neto, Bruno Mazzeo e Marcos Palmeira.
Carreira na TV
Maria Maya estreou na TV em 1995, na novela Cara e Coroa. Posteriormente, esteve em Salsa e Merengue (1996), dando vida à Kelly Bola, um de seus maiores personagens. No final da década, fez três minisséries de sucesso: Hilda Furacão (1998), A Muralha (2000) e O Quinto dos Infernos (2002).
Anos depois, esteve em Chocolate com Pimenta como a hipocondríaca Lili, que era enfermeira da equipe do médico de Ventura, Dr. Paulo (Guilherme Piva).
Pouco depois, a atriz interpretou a sambista Regininha em Senhora do Destino (2004), outro grande sucesso de sua carreira.
Maria Maya também esteve em outras duas tramas dirigidas por Wolf Maya: Cobras & Lagartos (2006) e Amor à Vida (2013). No meio do caminho, esteve em produções como Caminho das Índias (2009), onde viveu Inês, uma jovem gótica que vivia em conflito com os pais, e em Aquele Beijo (2011).
Entre diversos trabalhos, a atriz e diretora, que também têm em seu currículo produções como a série Casos e Acasos e o humorísticos Toma Lá, Dá Cá, ambos de 2008, foi contratada para fazer parte da novela Gênesis (2021) (foto acima), da Record, mas foi desligada da trama.
Vida íntima
Maria Maya já foi casada com o ator Ernani Moraes, que é 25 anos mais velho do que ela, entre 2003 e 2008.
Em 2019, se declarou bissexual ao assumir um relacionamento sério com a também atriz Laryssa Ayres, que terminou em junho de 2021.
Atualmente, ela namora Amanda Labrego, em um relacionamento que começou pouco tempo depois de terminar com Laryssa.