André Santana

Levado pelas circunstâncias, César Tralli acabou acumulando funções na Globo. No auge da pandemia, a emissora afastou profissionais considerados de grupo de risco e precisou substituí-los.

Cesar Tralli e Maju Coutinho

Com isso, o então âncora do SP1 passou a dar expediente também na GloboNews. Deu tão certo que Tralli seguiu ali e, até hoje, está à frente de dois telejornais.

Porém, mais uma vez em razão das circunstâncias, Natuza Nery foi levada à apresentação do Jornal da GloboNews – Edição das 18h, cobrindo as férias de Tralli. E vem se saindo muito bem na função. Sendo assim, não seria a hora de a Globo rever a dupla jornada do marido de Ticiane Pinheiro?

De substituto a efetivo

O amplo espaço alcançado por César Tralli no jornalismo da Globo aconteceu por acaso. Com o afastamento de Leilane Neubarth (foto acima) do Edição das 18h, o então apresentador do SP1 passou a realizar jornada dupla e se saiu bem.

A performance de Tralli foi aprovada pela direção da GloboNews. Assim, quando Leilane pôde reassumir suas funções no canal de notícias (devidamente vacinada), a jornalista foi deslocada para um novo projeto matinal. Atualmente, ela está à frente do Conexão GloboNews, exibido nas manhãs do canal.

Enquanto isso, Tralli seguiu no Edição das 18h e, logo depois, ganhou ainda um novo posto. Ele foi o escolhido para substituir Maju Coutinho à frente do Jornal Hoje, deixando o SP1 com Alan Severiano. Assim, o jornalista se tornou apresentador de dois jornais diários na Globo, ambos em horário nobre.

Férias

Natuza Nery

Com tanto trabalho, nada mais natural que César Tralli tirar merecidas férias. Com isso, a comentarista política Natuza Nery (foto acima) foi a escolhida para cobrir a sua ausência no Edição das 18h. E não é que ela vem se saindo muito bem?

Comentarista que galgou grande espaço na GloboNews nos últimos anos, Natuza ganhou ainda mais visibilidade no canal quando passou a comandar o Central das Eleições, no ano passado. Assim, ela se tornou o principal rosto na cobertura política da estação.

Sendo assim, nada mais natural que seu próximo passo seja ganhar um jornal para chamar de seu. A GloboNews tem demonstrado grande apreço por jornalistas de política à frente de seus programas, o que pode ser observado com Andréia Sadi no Estúdio I e Julia Duailibi no GloboNews Mais. Com isso, seria a vez de Natuza também conquistar tal espaço.

Esta temporada de férias do César Tralli serviu para demonstrar que a jornalista funciona muito bem no comando do Edição das 18h. Simpática, bem-informada e capaz de falar a língua do espectador, ela acrescentou bastante ao telejornal do início do horário nobre.

Fim do problema

Jornal Hoje - César Tralli
Reprodução / Globo

Enquanto isso, César Tralli fez muito bem ao Jornal Hoje. O vespertino da Globo ganhou mais dinamismo e informalidade sob o comando do jornalista, que tem uma maneira muito própria de apresentar e se movimentar na atração. O telejornal já é a cara dele.

Sendo assim, a direção de jornalismo da Globo poderia considerar manter César Tralli apenas no Jornal Hoje, para que ele possa se dedicar ao máximo ao informativo. Enquanto isso, o Edição das 18h poderia ficar com Natuza Nery, que já mostrou ser a melhor opção.

Não faz sentido continuar mantendo César Tralli com um pé em cada canoa. A mudança seria benéfica para todos. Inclusive, para o público.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor