O fim do contrato fixo de Gloria Pires com a Globo após mais de 50 anos de serviços prestados não chega a surpreender. Afinal, não é de hoje que a emissora tem aberto mão de veteranos que ajudaram a construir sua história.

Terra e Paixão - Gloria Pires
Gloria Pires como Irene em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

Ainda assim, a saída da atriz da emissora não deixa de ser um divisor de águas. Afinal, Gloria é uma “cria” da TV, e seu nome se confunde com a própria história da teledramaturgia nacional. E, ao que tudo indica, Terra e Paixão pode ser a última novela da artista, que busca novos rumos para sua carreira.

[anuncio_1]

Vida de novela

Mulheres de Areia - Gloria Pires e Guilherme Fontes
Guilherme Fontes (Marcos) e Gloria Pires (Ruth) em Mulheres de Areia (Divulgação / Globo)

Gloria Pires cresceu diante das câmeras. Ao contrário da maioria dos veteranos da TV, que são crias do teatro, Gloria nasceu e se desenvolveu na TV. É uma atriz formada na televisão, que construiu uma sólida carreira no veículo. Seu estilo de atuação, marcado pelo naturalismo sem afetação, cai como uma luva na telinha.

Desde sua estreia na TV, na abertura de A Pequena Órfã (1968), passando por sua primeira novela, Selva de Pedra (1972), até chegar a Irene de Terra e Paixão, foram inúmeros os trabalhos marcantes de Gloria Pires na tela da Globo. Dancin’ Days (1978), Cabocla (1979), Vale Tudo (1988), Mulheres de Areia (1993) e Anjo Mau (1997) figuram entre seus principais trabalhos.

Sempre em novelas, diga-se. Apesar de ter feito seus primeiros trabalhos em humorísticos, a carreira de Gloria Pires se desenvolveu mesmo nos folhetins. Por ela ter se tornado uma atriz de novelas da melhor qualidade, fica difícil imaginar Gloria longe do formato. No entanto, de acordo com diversos veículos, é essa a vontade da atriz ao deixar a Globo.

Novos rumos

Gloria Pires
Gloria Pires (Reprodução / Instagram)

De acordo com o site da revista Veja, Gloria Pires deixa a Globo com a intenção de fazer trabalhos mais curtos. Se na emissora carioca ela raramente foi vista em outro produto que não a novela, agora ela quer se aventurar nas séries e outras possibilidades oferecidas pelo streaming. Com um grande números de projetos desenvolvidos por Netflix, HBO Max e cia, ela não deve ter dificuldades em se encaixar.

No entanto, Gloria também promete voos em outras áreas que não a atuação. De acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, é desejo da atriz investir “pesado” na carreira de diretora, comandando filmes e documentários. Vale lembrar que, além da TV, Gloria Pires tem uma sólida trajetória no cinema.

Ou seja, voltar a fazer novela não parece estar nos planos da atriz. Prestes a completar 60 anos, Gloria Pires prepara sua despedida do formato que a consagrou e vai se permitir experimentar outras possibilidades. Sem dúvidas, uma virada e tanto.

[anuncio_3]

Infeliz?

Todas as Flores - Regina Casé
Regina Casé como Zoé em Todas as Flores (Reprodução / Globoplay)

De acordo com Carla Bittencourt, colunista do portal Notícias da TV, amigos da atriz teriam afirmado que o fato de ela ter sido retirada de Todas as Flores, trabalho em que viveria a pilantra Zoé, pesou na decisão de deixar as novelas. Gloria Pires não teria engolido ter sido substituída por Regina Casé sem maiores explicações.

É fato que a Globo não foi lá muito gentil com Gloria nos últimos anos. Afinal, a atriz estava confirmada na trama de João Emanuel Carneiro – tanto ela quanto o autor chegaram a falar sobre o trabalho em entrevista ao Conversa com Bial -, mas os planos mudaram sem grandes justificativas.

Como se não bastasse, Gloria Pires também foi confirmada e, depois, “desconfirmada” em Fuzuê, próxima novela das sete, trama na qual viveria Maria Navalha, mãe da mocinha Luna (Giovana Cordeiro). Logo depois, foi movida para Terra e Paixão, enquanto a personagem da novela das sete ficou com Olívia Araújo. Esse troca-troca pode ter contribuído para que a relação entre Gloria Pires e a Globo tenha se desgastado.

Assim, os fãs de Gloria Pires agora torcem para que Irene cresça em Terra e Paixão, para que ela possa se despedir dos folhetins com uma personagem à altura. As novelas não serão mais as mesmas sem a presença de Gloria.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor