No final do ano passado, a CNN Brasil surpreendeu o público ao demitir mais de 100 funcionários em uma tacada só. Entre eles, foram dispensadas algumas grifes do canal, como Monalisa Perrone (foto abaixo), Sidney Rezende e Gloria Vanique.
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A medida drástica seria consequência de um rombo de mais de R$ 300 milhões, de acordo com informações do portal Notícias da TV. Pelo mesmo motivo, o canal de notícias promoveu uma mudança em seu comando: saiu a CEO Renata Afonso, entrou o novo chairman, João Camargo.
Rombo milionário
As mudanças radicais que atingiram a CNN Brasil no final do ano passado teriam sido consequência de um déficit de R$ 236 milhões em seus dois primeiros anos de atividades, segundo apuração do NTV. Por isso, de acordo com documentos da Junta Comercial do Estado de São Paulo, o canal recebeu um aporte de R$ 236.100.750,00.
Para contabilizar o aporte, o empresário Rubens Menin (foto acima), dono da CNN Brasil, aumentou o capital social da empresa, emitindo 236 ações ordinárias nominativas da Novus Mídia (razão social da CNN), que foram adquiridas pela Conedi Participações Ltda. Trata-se da holding da família Menin.
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Mas, no último ano, a CNN Brasil voltou a encarar um baita prejuízo. Ainda segundo o NTV, a expectativa era de que o canal fechasse o ano com um rombo de mais de R$ 100 milhões, o que contabilizaria um déficit de R$ 300 milhões em três anos. Daí todas as medidas emergenciais para tentar reduzir tamanho buraco.
Mudanças internas
Para que a CNN Brasil deixe de dar prejuízo, o empresário Rubens Menin fez uma importante troca em sua direção. A CEO Renata Afonso, depois de 19 meses na função, foi dispensada. Seu cargo foi extinto e João Camargo (foto acima), novo chairman da empresa, assumiu o comando.
Camargo, que é CEO do Grupo Esfera e acionista das rádios Alpha, BandNews FM, Nativa e 89 FM, mal assumiu e já adotou uma política agressiva de contenção de despesas. As mais de 100 demissões realizadas no final do ano passado fazem parte da estratégia do executivo, que considerou a estrutura do canal “grande demais”.
Com isso, a CNN Brasil já reduziu seus custos em 30% e vem implementando medidas para se tornar operacional com menos investimentos. O desejo de Rubens Menin e João Camargo é que o canal comece a dar lucro ainda este ano.
Os planos, aliás, são ambiciosos. Além de aumentar a lucratividade da CNN Brasil, o novo comando pretende expandir a emissora, levando-a para a TV aberta e aumentando seu alcance no rádio e na internet.
Nova grade
Em meio a tantas mudanças, a grade da CNN Brasil sofreu alterações. Telejornais que estavam no ar desde a inauguração do canal, como Agora CNN, Expresso CNN e Jornal da CNN foram extintos. Ao mesmo tempo, a emissora lançou um novo programa, Arena CNN, ocupando parte do espaço vago, e alçou o CNN Primetime, com Márcio Gomes (foto acima), ao posto de principal telejornal da grade.
A CNN Brasil também fez mudanças em sua programação de sábado e domingo. O CNN Sábado e o CNN Domingo, noticiários ao vivo do fim de semana, foram extintos. Em seu lugar, entraram novas edições do Live CNN e CNN 360º.
Além disso, a nova direção está abolindo os programas de “entretenimento”, da linha CNN Soft, criada pela ex-CEO Renata Afonso. A ideia é diminuir os programas de “variedades” e investir em hard news. Com isso, programas como Popverso e Em Alta já deixaram a programação.