No final do ano passado, a CNN Brasil surpreendeu o público ao demitir mais de 100 funcionários em uma tacada só. Entre eles, foram dispensadas algumas grifes do canal, como Monalisa Perrone (foto abaixo), Sidney Rezende e Gloria Vanique.

Monalisa Perrone - CNN Brasil
Reprodução

A medida drástica seria consequência de um rombo de mais de R$ 300 milhões, de acordo com informações do portal Notícias da TV. Pelo mesmo motivo, o canal de notícias promoveu uma mudança em seu comando: saiu a CEO Renata Afonso, entrou o novo chairman, João Camargo.

Rombo milionário

Rubens Menin
Divulgação / CNN Brasil

As mudanças radicais que atingiram a CNN Brasil no final do ano passado teriam sido consequência de um déficit de R$ 236 milhões em seus dois primeiros anos de atividades, segundo apuração do NTV. Por isso, de acordo com documentos da Junta Comercial do Estado de São Paulo, o canal recebeu um aporte de R$ 236.100.750,00.

Para contabilizar o aporte, o empresário Rubens Menin (foto acima), dono da CNN Brasil, aumentou o capital social da empresa, emitindo 236 ações ordinárias nominativas da Novus Mídia (razão social da CNN), que foram adquiridas pela Conedi Participações Ltda. Trata-se da holding da família Menin.

Mas, no último ano, a CNN Brasil voltou a encarar um baita prejuízo. Ainda segundo o NTV, a expectativa era de que o canal fechasse o ano com um rombo de mais de R$ 100 milhões, o que contabilizaria um déficit de R$ 300 milhões em três anos. Daí todas as medidas emergenciais para tentar reduzir tamanho buraco.

Mudanças internas

CNN Brasil - João Camargo
Reprodução / Esfera

Para que a CNN Brasil deixe de dar prejuízo, o empresário Rubens Menin fez uma importante troca em sua direção. A CEO Renata Afonso, depois de 19 meses na função, foi dispensada. Seu cargo foi extinto e João Camargo (foto acima), novo chairman da empresa, assumiu o comando.

Camargo, que é CEO do Grupo Esfera e acionista das rádios Alpha, BandNews FM, Nativa e 89 FM, mal assumiu e já adotou uma política agressiva de contenção de despesas. As mais de 100 demissões realizadas no final do ano passado fazem parte da estratégia do executivo, que considerou a estrutura do canal “grande demais”.

Com isso, a CNN Brasil já reduziu seus custos em 30% e vem implementando medidas para se tornar operacional com menos investimentos. O desejo de Rubens Menin e João Camargo é que o canal comece a dar lucro ainda este ano.

Os planos, aliás, são ambiciosos. Além de aumentar a lucratividade da CNN Brasil, o novo comando pretende expandir a emissora, levando-a para a TV aberta e aumentando seu alcance no rádio e na internet.

Nova grade

Marcio Gomes

Em meio a tantas mudanças, a grade da CNN Brasil sofreu alterações. Telejornais que estavam no ar desde a inauguração do canal, como Agora CNN, Expresso CNN e Jornal da CNN foram extintos. Ao mesmo tempo, a emissora lançou um novo programa, Arena CNN, ocupando parte do espaço vago, e alçou o CNN Primetime, com Márcio Gomes (foto acima), ao posto de principal telejornal da grade.

A CNN Brasil também fez mudanças em sua programação de sábado e domingo. O CNN Sábado e o CNN Domingo, noticiários ao vivo do fim de semana, foram extintos. Em seu lugar, entraram novas edições do Live CNN e CNN 360º.

Além disso, a nova direção está abolindo os programas de “entretenimento”, da linha CNN Soft, criada pela ex-CEO Renata Afonso. A ideia é diminuir os programas de “variedades” e investir em hard news. Com isso, programas como Popverso e Em Alta já deixaram a programação.

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André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor