Desde antes da estreia, já era de conhecimento que Terra e Paixão teria um romance lésbico. No entanto, com as inúmeras mudanças ocorridas na trama, o envolvimento entre Mara (Renata Gaspar) e Menah (Camila Damião) foi deixado de lado, mas agora virá com tudo para ajudar a bombar a novela das nove da Globo.

Terra e Paixão - Renata Gaspar
Renata Gaspar como Mara em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

As personagens já contam com a torcida do público há algum tempo. O apoio surpreendeu uma das intérpretes, que faz suspense sobre um futuro beijo do casal.

Na trama, Mara é dona da transportadora da cidade de Nova Primavera. Ela tem um marido abusivo que não a agride fisicamente, mas faz uso de violência patrimonial. O termo é usado quando uma pessoa desvia dinheiro e bens, valendo-se ainda de qualquer outro meio para prejudicar alguém financeiramente, com o objetivo de controlá-la.

A atitude – que vale dizer, é crime – joga a personagem direto nos braços de Menah.

[anuncio_1]

Beija ou não beija?

Camilla Damião e Renata Gaspar em Terra e Paixão
Camilla Damião e Renata Gaspar em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

Em entrevista, Renata Gaspar entregou os rumos da narrativa das moças e avaliou que a televisão necessita repensar suas estruturas sobre a abordagem de personagens homossexuais.

“Elas vão ficar juntas em breve, mas ainda terão alguns percalços no caminho. O passado com Nina (Kizi Vaz) também não vai ajudar”, disse ao Natelinha na última sexta (18).

Leia também: Flagra: beijo de Galvão Bueno em Patrícia Poeta deu o que falar

Indagada sobre um provável beijo gay, ela torce para que o carinho seja escrito e, diferente da polêmica instaurada em Vai na Fé – que teve cenas amorosas entre Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) cortadas -, possa ir ao ar sem grandes sufocos.

“O estranho seria se não tivesse [beijo], não é mesmo? Acredito que terão beijos, sim. Eu encararia como eu encaro qualquer cena e qualquer beijo, porque não muda absolutamente nada. Ficaria muito feliz pela Mara, que está empolgada para isso acontecer logo (risos)”, disse.

Precisa rever

Tony Ramos e Renata Gaspar em Terra e Paixão
Tony Ramos e Renata Gaspar em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

Indagada sobre o motivo de tais cenas gerarem tantas polêmicas na televisão brasileira, Renata Gaspar foi enfática.

“Eu também me pergunto porque isso acontece. Na minha opinião, só deixa a questão mais inflamada e destacada do que o contrário”, avaliou.

“Chama mais atenção do que o próprio beijo em si. Por outro lado, vai criando expectativa. Mas já não acho mais esse tipo de expectativa saudável, ao contrário, sinto que deturpa o que realmente é, e isso é muito perigoso. Acho, sim, que a televisão tem que repensar essas estruturas”, acredita.

[anuncio_3]

Aceitação

Um Lugar ao Sol - Renata Gaspar
Renata Gaspar em Um Lugar ao Sol (Fábio Rocha / Globo)

Surpresa com a grande aceitação da personagem, a triz torce para que as moças possam ter suas histórias contadas livremente e com a importância que merecem.

“Para minha surpresa, a Mara está sendo super aceita e querida. Na internet, as pessoas estão enlouquecidas pelo casal e torcem pelo desenvolvimento melhor aproveitado delas”, contou.

“Achei que, pelo tema, eu teria haters, mas não foi o que aconteceu. Já nas ruas, comentam mais sobre o marido abusador. Desta vez, recebi pouco feedback de histórias de pessoas vivendo a mesma situação”, explica.

Renata Gaspar se refere à personagem que interpretou em Um Lugar ao Sol (2021), Stephanie, onde também sofria maus-tratos do marido Roney (Danilo Grangheia).

“A diferença é que nessa trama estamos focando mais na violência patrimonial que significa violar os bens ou qualquer tipo de individualidade daquela pessoa. No caso da Mara, ela é a provedora da família, mas o marido rouba o dinheiro a força, o mesmo dinheiro que ela pagaria seus funcionários. A ideia é deixar a mulher dependente e vulnerável”, detalha.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor