A apresentadora Aziza Perlingeiro fazia sucesso com seu programa de variedades exibido pela extinta TV Tupi que também exibia o programa Hebe Camargo (foto abaixo).

Hebe Camargo
Divulgação

Deste modo, as duas estrelas dividiam a atenção do público da emissora. E Aziza detestava ser confundida com a colega.

Programa sem roteiro

Aziza Perlingeiro
Revista Intervalo

A comunicadora Aziza Perlingeiro fez história na TV Tupi, onde desde a década de 1960 apresentava várias atrações de sucesso, como O Mundo é da Criança (foto acima). Ela também dirigia os desfiles de moda realizados no programa Almoço com as Estrelas, comandado pelo seu então marido Aérton Perlingeiro. O casal, aliás, teve dois filhos: um deles é o locutor Jorge Perlingeiro, o atual presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA).

Assim, Aziza foi crescendo dentro da Tupi, até ganhar um programa só seu. No Presença de Aziza, ela recebia seus convidados para um bate-papo. Além disso, uma de suas principais atrações era os tradicionais desfiles de moda.

“Recebo os amigos na tevê da mesma forma que em casa”, disse ela, em entrevista à revista Sétimo Céu.

Com três anos de exibição, o Presença de Aziza, que era exibido aos sábados pela extinta Tupi, já havia recebido mais de 300 convidados.

Entre eles, grandes nomes como Wilson Simonal, Tônia Carrero, Chico Anysio, Fernanda Montenegro, entre outros. Aziza sempre os recebia com a mesma simplicidade, ao ponto de, durante a gravação de seu programa, ela nem sempre seguia um roteiro.

“Eu me perco, troco os nomes e faço a maior confusão. Prefiro improvisar”, confessou.

Não gostava de ser confundida com Hebe

Aziza Perlingeiro
Revista do Rádio

Apesar de todo seu bom humor, apenas uma coisa a aborrecia: ser confundida com Hebe Camargo.

“Não tenho nada contra a Hebe, pelo contrário, acho-a excelente apresentadora, mas ser confundida é sempre desagradável”, explicou Aziza.

A confusão se dava porque Hebe Camargo apresentava o seu tradicional programa de entrevistas na mesma emissora e na mesma época. Hebe Camargo, que estreou sua atração na TV Record em 1966, transferiu-se para a Tupi em 1974, permanecendo no canal até o ano seguinte.

Seu desligamento da emissora pioneira se deu por conta de interferências da direção nas pautas da sua atração. Anos depois, ela se mudou para a Bandeirantes, onde ficou entre 1979 a 1985.

Sucesso no SBT e ida para RedeTV!

Hebe Camargo
Reprodução

Foi justamente no SBT que Hebe Camargo fez história, a partir de 1986. A estrela comandou três programas no canal: o tradicional Hebe, que estreou em 1986, o Hebe por Elas (1991-93) e o Fora do Ar (2005). Além disso, ela participou de especiais humorísticos do canal, como a encenação de Romeu e Julieta ao lado de Ronald Golias e Nair Bello. Hebe também foi a madrinha e principal apresentadora do Teleton, entre 1998 e 2011.

Em 2010, a apresentadora deixou o canal de Silvio Santos, após 24 anos como contratada da emissora. Em 16 de março de 2011 ela fez sua estreia na RedeTV!, onde permaneceu até 25 de setembro de 2012. Ela chegou a assinar um novo contrato com o SBT, mas faleceu antes de estrear um novo programa no canal.

Falecimento

Hebe e Marcelo Camargo
Reprodução

Nos últimos anos de vida da artista, em 8 de janeiro de 2010, ela foi diagnosticada com um tumor no peritônio, um tipo de câncer raro. Após uma cirurgia e quimioterapia, em 28 de abril do mesmo ano, Hebe (na foto, ao lado do filho Marcelo) comunicou ao seu público que estava curada do câncer e o seu tratamento não seria mais necessário.

Hebe Camargo foi novamente internada em 8 de janeiro de 2012, quando passou por uma cirurgia para retirada de um tumor no estômago. Durante a cirurgia, foi constatado a presença de nódulos, atestando ser um tipo raro e difícil tratamento do câncer no peritônio. Logo depois, ela precisou ser novamente internada para ser submetida a uma operação para retirada da vesícula biliar.

A apresentadora faleceu em 29 de setembro de 2012, em São Paulo, aos 83 anos, após sofrer uma parada cardíaca enquanto dormia. O corpo da apresentadora foi velado no palácio dos Bandeirantes em São Paulo (SP) e sepultado no cemitério Gethsemani (SP).

Compartilhar.
Avatar photo

Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor