André Santana

A Globo surpreendeu todo mundo ao decidir que Guerreiros do Sol, próxima novela do Globoplay, só será lançada na plataforma em 2025. A princípio, a trama de George Moura e Sergio Goldenberg tinha a previsão de estrear no ano que vem, dando sequência ao plano de lançar uma novela por ano no streaming.

Sophie Charlotte em Todas as Flores
Sophie Charlotte em Todas as Flores (Reprodução / Globoplay)

Com o adiamento, a emissora acaba abrindo caminho para a concorrência avançar. Isso porque a HBO Max deve lançar suas primeiras novelas nacionais no ano que vem. Serão duas produções repletas de ex-estrelas da Globo no elenco. Além disso, até a Netflix deve entrar no filão.

Ou seja, o Globoplay, que foi o pioneiro no lançamento de novelas brasileiras exclusivas, como Todas as Flores (foto acima), corre o risco de ficar para trás nessa “guerra”…

[anuncio_1]

Pausa

Guerreiros do Sol
Guerreiros do Sol (Divulgação / Globo)

Assim que a HBO Max foi lançada no Brasil, a plataforma da Warner manifestou interesse em produzir novelas por aqui. Com isso, a Globo logo se mexeu para não ficar para trás e passou a investir em tramas exclusivas no Globoplay.

O projeto começou em 2021, com Verdades Secretas 2, e ganhou ainda mais fôlego após o êxito de Todas as Flores. A ideia da Globo era seguir neste ritmo e lançar uma trama exclusiva por ano.

Mas, como Todas as Flores foi dividida em duas partes e a segunda leva foi lançada em 2023, a Globo jogou para 2024 a sua “sucessora”, Guerreiros do Sol. No entanto, recentemente, Erick Bretas, diretor do Globoplay, revelou em seu perfil no X/Twitter que a novela sobre o cangaço só será lançada em 2025.

Vale lembrar que Guerreiros do Sol está sendo gravada normalmente. A previsão é que as gravações sejam encerradas ainda este ano. Ou seja, nada impediria uma estreia no ano que vem…

[anuncio_2]

Concorrência avança

A atriz Grazi Massafera
A atriz Grazi Massafera (Reprodução / Web)

Em 2021, a HBO Max anunciou um projeto ambicioso de produzir novelas no Brasil, mas os trabalhos estacionaram por conta do processo de fusão entre a Warner e a Discovery. Com isso, o Globoplay avançou e se tornou pioneiro na produção de folhetins brasileiros.

Porém, a plataforma da Globo vai estacionar sua produção justamente quando a concorrente retomou seus planos, e com força total. A HBO Max já deu início às gravações de Beleza Fatal e Dona Beja, suas duas novelas que devem ser lançadas no ano que vem.

As duas produções reúnem um time de estrelas conhecidas das novelas da Globo. Beleza Fatal terá Camila Queiroz, Camila Pitanga, Giovanna Antonelli, Marcelo Serrado e Herson Capri nos papéis principais. Já Dona Beja reunirá Grazi Massafera (foto acima), David Junior, Deborah Evelyn, Isabela Garcia, Othon Bastos, Bianca Bin e grande elenco.

Ou seja, as produções da HBO Max devem estrear fazendo barulho no ano que vem. Enquanto isso, o Globoplay não lançará nenhuma novela. A plataforma da Globo vai apenas observar de longe sua concorrente lançando produções estreladas por um time de atores que ela mesma consagrou.

Até a Netflix vai entrar nesta seara, com uma produção que também reúne estrelas. Pedaço de Mim não chega a ser tratada como novela, já que terá apenas 17 episódios. Porém, será uma trama melodramática, o que, na prática, a torna uma “novela curta”. Juliana Paes e Vladimir Brichta são os protagonistas.

[anuncio_3]

Superproduções

Raphael Montes
Raphael Montes (Reprodução / Web)

Sem a concorrência da Globo, a HBO Max deve nadar de braçada na campanha de lançamento de suas novelas. A primeira a estrear será Beleza Fatal, que vem sendo vendida como uma superprodução.

Em entrevista ao site F5, da Folha de S. Paulo, o autor Raphael Montes, responsável pelo texto de Beleza Fatal, prometeu uma história bastante ousada, “com coisas que nunca foram vistas antes no gênero”.

“É uma novela completa, já escrita, sem ajustes com base na reação do público. Terá 40 capítulos, em comparação com as novelas da TV aberta, que geralmente têm de 150 a 200”, explicou o roteirista, que contou com a supervisão do veterano Silvio de Abreu.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor