Em meio aos inúmeros cortes que a Globo vem promovendo em seu jornalismo nos últimos meses, Giuliana Morrone (foto abaixo) apareceu entre as dispensadas em abril. Repórter, comentarista política e apresentadora, a jornalista tinha 34 anos de emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há três anos, Giuliana virou notícia por conta de um fato inusitado. Em um áudio vazado, ela tecia críticas a Alexandre Garcia, com quem dividiu a cena por muitos anos no Bom Dia Brasil. Durante uma conversa com Gerson Camarotti, Giuliana chamou o ex-colega de “gagá”.
Áudio vazado
Em maio de 2020, um áudio captado num intervalo do Bom Dia Brasil, noticioso matinal da Globo, vazou para a imprensa. Na gravação, que foi transcrita pela coluna de Leo Dias no UOL, era possível ouvir uma conversa entre Giuliana Morrone e Gerson Camarotti (foto acima), que falavam sobre Alexandre Garcia, que deixou a Globo em 2018, após 30 anos de casa.
Na conversa, Giuliana comenta com Camarotti que Alexandre Garcia, conhecido apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, havia se posicionado a favor de uma eventual cassação da concessão da Globo, uma velha ameaça do político. A jornalista se mostrou indignada, já que Garcia trabalhou no canal por anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
“Que que é isso… A ‘montoeira’ de dinheiro que esse homem recebeu da Globo, microfone dourado, festinha, foi diretor daqui a vida inteira, e aí sai cagando regra. Ele que fez isso aqui! Ele era diretor por anos. Eu sou revoltada, sabia?”, disparou Giuliana.
“Ah, não. É chato mesmo. Muito chato”, concordou Camarotti.
“P#rra! Eu fico pensando assim, se não tá gagá, entendeu? Só pode ser. Tipo a Regina Duarte, né?”, comparou a jornalista, referindo-se à atriz que abriu mão de um contrato com a Globo para assumir um cargo no governo, mas ficou poucas semanas na função.
Resposta
No áudio, que durava aproximadamente três minutos, Giuliana Morrone e Gerson Camarotti seguiram discorrendo sobre o posicionamento de Alexandre Garcia. Camarotti considerou que o veterano estava monetizando com os seguidores radicais do então governo. Giuliana rebateu dizendo que o jornalista não era bom com dinheiro.
Na época, a coluna de Leo Dias solicitou um posicionamento da Globo, mas a emissora optou por não se manifestar. Já Alexandre Garcia respondeu às críticas por meio de postagens no Twitter.
“Imagino que ‘gagá’ seja preconceito contra os mais vividos; já maledicência não depende de calendário”, escreveu o veterano.
A troca de farpas chamou a atenção porque, até então, Alexandre Garcia e Giuliana Morrone se diziam amigos. Nas redes, haviam várias fotos dos dois profissionais juntos, do tempo em que dividiam a cena no Bom Dia Brasil.
Demissão
Giuliana Morrone na apresentação do Bom Dia Brasil (Reprodução / Globo)Giuliana Morrone foi uma dos vários profissionais de jornalismo que a Globo dispensou nos últimos tempos. O canal vem fazendo uma ampla reforma para cortar custos, abrindo mão de nomes com altos salários. Fábio Turci, César Galvão, Fábio William, Eduardo Tchao, Marcelo Canellas e Flavia Januzzi foram alguns dos demitidos.
Em suas redes sociais, a jornalista se despediu do público e de seus colegas.
“Novo ciclo? Já disse que comigo não é assim. Mas pode esperar novos desafios, aprendizados, novas experiências, sempre buscando respostas, sempre buscando a verdade e com paixão”, ressaltou.
Globo se posiciona
Logo oficial da Globo (Foto: Reprodução)Em comunicado, a Globo explicou os motivos que levaram à onda de demissões em seu jornalismo. Leia abaixo:
“A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa.
Os resultados da Globo refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento”.