Atualmente podendo ser vista na reprise de Alma Gêmea (2005), Elizabeth Savala se revoltou contra um autor da Globo após se decepcionar com sua personagem em novela. Revoltada, a artista jurou nunca mais trabalhar com ele – e, até hoje, cumpriu a promessa.
Na trama escrita por Walcyr Carrasco reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, a atriz interpreta Agnes, uma mulher amargurada com a vida que nunca se conformou em ter perdido a única filha, Luna (Liliana Castro).
“Me deram um papel que não existiu”
Savala ficou marcada por participar de várias novelas de Walcyr Carrasco a partir dos anos 2000. Antes disso, ela esteve em outras grandes produções da Globo, mas uma delas a deixou profundamente decepcionada.
“Me deram um papel que não existiu. A sinopse dizia que Auxiliadora era uma mulher em plena atividade, mas foi um nada”, declarou a atriz em entrevista à revista Contigo!.
Na história, Auxiliadora é uma dona de casa batalhadora, que depois de lutar para que o marido Alcebíades (Tato Gabus) tivesse uma ascensão social, acaba expulsa de casa e dos negócios. Alcebíades a trocou por Elisa (Lisandra Souto), uma mulher interesseira e bem mais nova do que ela.
Nunca mais
“Ele só dá papéis bons para os jovens”, disparou a atriz.
“Tive o privilégio de fazer TV quando dava 90 pontos de audiência. Sempre tive assédio, desde quando fiz Malvina em Gabriela”, complementou ela.
Por onde anda Elizabeth Savala, a Agnes de Alma Gêmea?
Elizabeth Savala de fato cumpriu o que prometeu. Ela e o autor Carlos Lombardi nunca mais trabalharam juntos. Após Quatro por Quatro, ela esteve em Quem é Você? (1996).
Depois de passar quatro anos afastada das novelas, ela retornou em A Padroeira (2000) e se tornou figurinha carimbada nas tramas de Walcyr Carrasco, fazendo Chocolate com Pimenta (2003), Alma Gêmea, Sete Pecados (2007), Caras e Bocas (2009), Morde & Assopra (2011), Amor à Vida (2013) e Eta Mundo Bom (2016).
Em 2022, enquanto estava no ar na novela Quanto Mais Vida Melhor, Savala não teve seu contrato renovado fixo com a Globo e deixou o canal carioca após 40 anos.
Seu último papel nas novelas, até o momento, foi uma participação no remake de Dona Beja, da Max, trabalho ainda inédito.