Em meio às várias mudanças na programação, o SBT bateu o martelo e decidiu alterar o horário da novela Minha Fortuna é Te Amar. O folhetim, que era exibido às 18h45 até a última sexta-feira (15), agora irá ao ar na faixa das 15h30.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mudança gerou uma grande insatisfação junto aos fãs das novelas mexicanas exibidas pelo SBT. O público ficou indignado com a alteração brusca de horário justamente quando a novela entra em sua reta final.
A insatisfação é tanta que os fãs registraram uma enxurrada de reclamações no site Reclame Aqui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reclamações
A partir desta segunda-feira (18), a novela Minha Fortuna é Te Amar passa a ser exibida pelo SBT na faixa das 15h30. O folhetim integra o novo horário do bloco Novelas da Tarde, que foi encaixado entre 13h30 e 16h30 na nova grade de programação da emissora de Silvio Santos.
A mudança gerou enorme insatisfação junto ao público da trama. Tanto que o site Reclame Aqui recebeu inúmeras reclamações de espectadores do SBT, indignados com a alteração de horário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
“Estou muito insatisfeita com a mudança de horário das novelas da tarde , venho acompanhando a novela Minha Fortuna é Te amar e agora no meio da novela vão mudar o horário. Deveriam esperar acabar a novela para fazer as mudanças , porque telespectador que trabalha até as 17h, que é o meu caso, não vai conseguir ver os capítulos finais da novela . Me desculpe, mas acho uma falta de respeito com o público”, registrou Maria, de Mauá (SP).
“É uma falta de respeito essa mudança na programação das novelas do SBT, venho acompanhar a novela Minha Fortuna é te Amar e agora vai passar às 15h30 e não poderei mais ver, se queriam mudar a programação esperasse o término da novela”, reclamou Eliene, de Mariana (MG).
SBT se manifesta
Diante de tamanha manifestação, o SBT enviou uma resposta aos espectadores que registraram suas reclamações no Reclame Aqui. De acordo com a emissora, as mudanças são planejadas de acordo com as pesquisas de audiência. Além disso, o canal informou que os capítulos da novela são disponibilizados no SBT Vídeos, plataforma gratuita da emissora.
“Compreendemos que a mudança na grade de programação do SBT possa gerar certa insatisfação. No entanto, essa decisão foi tomada após uma análise criteriosa, levando em consideração diversos fatores, como audiência”, explicou a emissora.
“É importante destacar que a mudança visa garantir a viabilidade e o sucesso dos produtos que permanecem na grade. As novelas, por exemplo, são um pilar fundamental da programação do SBT e dependem de boa performance para se manterem no ar. Para minimizar o impacto da mudança, gostaríamos de informá-lo que os capítulos das novelas da tarde ficam disponíveis durante 30 dias no SBT Vídeos, após sua exibição na TV”, concluiu o canal, em resposta aos espectadores revoltados.
Não é a primeira vez
Ao mudar o horário de Minha Fortuna é Te Amar, o SBT assume o risco de perder audiência. Afinal, a novela mexicana era um de seus programas mais vistos e, provavelmente, perderá fôlego no novo horário, faixa em que há um menor número de televisores ligados.
A emissora, aliás, já perdeu audiência com a manobra no passado. Em 2006, por exemplo, o canal lançou A Feia Mais Bela na faixa das 18h30 e viu os índices de audiência crescerem aos poucos. Porém, a trama foi sendo empurrada para cada vez mais tarde, chegando, inclusive, a ser exibida às 22h. Tantas mudanças prejudicaram a audiência da novela.
No ano seguinte, a produção nacional Amigas e Rivais passou pela mesma situação. A trama ia ao ar por volta das 20 horas, mas amargava baixos índices e tinha dificuldades até mesmo de bater a Band e a RedeTV!. Por isso, a trama foi empurrada para mais tarde, sendo exibida após a versão argentina de Chiquititas. Mas, no novo horário, a trama batia de frente com a novela das 21h da Globo, o que a prejudicou ainda mais.
Por que o SBT mudou o horário de Minha Fortuna é te Amar?
O SBT decidiu mudar o horário da novela Minha Fortuna é Te Amar para lançar o programa Tá na Hora, jornalístico popular apresentado por Christina Rocha e Marcão do Povo. A atração ocupa boa parte do espaço anteriormente destinado às Novelas da Tarde, entre 17h30 e 19h45.
Tá na Hora é uma espécie de reedição do clássico Aqui Agora, jornal policial transmitido pelo SBT entre 1991 e 1997, com enorme sucesso de audiência. O programa reúne noticiário, prestação de serviço, reportagens e quadros comandados por comentaristas, como Márcia Fu.
A ideia do SBT é ampliar o espaço para a programação ao vivo, buscando atrair a atenção do público e, sobretudo, buscar aumentar o faturamento do canal nos mais variados horários. A emissora optou por encaixar o Tá na Hora no final da tarde para que o noticioso sirva de “sala de espera” ao SBT Brasil.
Além disso, a nova atração integra um planejamento de padronização dos jornais locais exibidos pelas afiliadas do SBT, dando mais tempo na grade noturna para programas regionais.