André Santana

Em Amor Perfeito, os segredos da maioria dos personagens sempre voltam para assombrá-los durante a trama de Duca Rachid, Julio Fischer e Elísio Lopes Jr. Com Érico (Carmo Dalla Vecchia) não é diferente. Em breve, mais uma vez, ele ficará frente a frente com o seu passado.

Carmo Dalla Vecchia
Carmo Dalla Vecchia como Érico em Amor Perfeito (Reprodução / Globo)

Na novela das seis da Globo, o advogado vive uma espécie de amizade colorida com Verônica (Ana Cecília Costa), que está livre após anos vivendo como amante de Anselmo (Paulo Betti). Mas Romeu (Domingos de Alcantara), um antigo amor do rapaz, voltará para mexer com os sentimentos dele.

Resta saber como se desenrolará este triângulo amoroso envolvendo um casal gay, neste momento em que a Globo anda retrocedendo e dando pouco espaço às cenas de carinho entre casais homoafetivos.

[anuncio_1]

Viagem a dois

Ana Cecília Costa e Carmo Dalla Vecchia
Ana Cecília Costa e Carmo Dalla Vecchia como Verônica e Érico em Amor Perfeito (Reprodução / Globo)

Em Amor Perfeito, Érico e Verônica se viram unidos diante de suas respectivas “dores de cotovelo”. Enquanto a secretária sofria por viver como amante do prefeito de Águas de São Jacinto, o advogado guardava um grande segredo: era apaixonado por outro homem.

Nos mais recentes capítulos da trama das seis da Globo, os dois amigos ficaram ainda mais próximos, já que Verônica encerrou de vez seu caso com Anselmo. Tanto que eles decidem viajar juntos para o Rio de Janeiro – ele, para buscar fitas para o novo cinema que pretende inaugurar; ela, em busca de itens para seu futuro restaurante.

Mas, durante este passeio, Érico será pego de surpresa com o aparecimento de Romeu. O músico se encontrará com o casal de amigos na Confeitaria Colombo e passará um tempo na companhia do advogado e da cozinheira. Érico não conseguirá esconder o desconforto com a situação.

Segredos

Domingos de Alcantara e Carmo Dalla Vecchia
Domingos de Alcantara e Carmo Dalla Vecchia em Amor Perfeito (Reprodução / Globo

Mais tarde, Verônica decide abrir o jogo com Érico. Ela conta que percebeu que o amigo fica nervoso na presença de Romeu. Sem saída, Érico resolve jogar limpo e revela que Romeu e ele tiveram um caso, mas que a história já chegou ao fim.

Verônica, então, surpreende o companheiro ao afirmar que já desconfiava desta história. Ele ficará aliviado quando a jovem explicar que não o julga, pois ele também nunca a condenou por ela ter sido amante de Anselmo durante tantos anos.

Depois disso, Verônica leva Érico para a cama e o relacionamento entre os dois fica sério. Tanto que eles retornam para Águas de São Jacinto assumindo para todos que estão juntos. Mas e agora? Romeu ainda tem chance nessa história ou a “cura gay” será uma realidade em Amor Perfeito?

[anuncio_3]

Conservadorismo

Regiane Alves (Clara) e Priscila Sztejnman (Helena) em Vai na Fé (Reprodução / Globo)
Regiane Alves (Clara) e Priscila Sztejnman (Helena) em Vai na Fé (Reprodução / Globo)

Não anda fácil a vida de casais homoafetivos em novelas da Globo. A emissora avançou bastante no trato da temática nos últimos anos, mas deu passos para trás em folhetins recentes, como Vai na Fé e a própria Amor Perfeito.

Mesmo contando com um casal de homens e um casal formado por mulheres, Vai na Fé teve vetadas várias sequências de carinho envolvendo Yuri (Jean Paulo Campos) e Vini (Guthierry Sotero), e Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Szteinman). O veto foi atribuído a Amauri Soares, atual diretor dos Estúdios Globo, com o temor de que essas cenas pudessem afastar o público conservador e evangélico da novela das sete.

Ao que tudo indica, o desconforto chegou a Amor Perfeito. Érico foi apresentado como um personagem homossexual. Inclusive, é este segredo que o leva a ficar nas mãos de Gilda (Mariana Ximenes), quando a vilã descobriu que ele mantinha um caso com Romeu. Assim, fica a desconfiança de que Érico, agora, embarcará num relacionamento heterossexual apenas para agradar o público conservador.

Uma opção interessante seria explorar uma possível bissexualidade de Érico, mostrando-o dividido entre Verônica e Romeu. No entanto, na atual Globo “conservadora”, é pouco provável que isso aconteça…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor