André Santana

Bastaram poucos minutos de Terra e Paixão no ar para o espectador entender que Antônio La Selva (Tony Ramos) não é flor que se cheire. O poderoso de Nova Primavera mandou matar toda uma família para invadir terras logo no início da história de Walcyr Carrasco.

Bárbara Reis e Tony Ramos em Terra e Paixão
Bárbara Reis e Tony Ramos como Aline e Antônio em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

De lá para cá, a coisa só piorou. Além de demonstrar grande desprezo pelos próprios filhos, Antônio segue mandando e desmandando na cidade, formando uma verdadeira trilha de cadáveres por onde passa. O vilão é capaz de tudo para atender aos seus próprios interesses.

No entanto, uma reviravolta pode modificar o perfil do malvado da novela das nove da Globo. Antônio deve se apaixonar por Aline (Barbara Reis), alterando os rumos do folhetim.

[anuncio_1]

Rivalidade

Cauã Reymond em Terra e Paixão
Cauã Reymond como Caio em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

Interessado nas terras de Aline, Antônio mandou seus capangas acabarem com ela e sua família para invadir o espaço. Mas a jovem foi salva por Caio (Cauã Reymond), que levou a professora e seu filho para a casa de Cândida (Susana Vieira). Aline conseguiu sobreviver e garantir sua terra, mas perdeu o marido Samuel (Ítalo Martins) na tentativa de invasão.

Não demorou muito para que a jovem descobrisse que Antônio foi o grande responsável pela tragédia que se abateu sobre sua vida. Porém, Aline não baixou a cabeça e tratou de enfrentar o inimigo de frente. Com isso, instalou-se uma grande rivalidade.

Antônio continua agindo para tentar destruir Aline. Mas a mocinha, por sua vez, resiste bravamente enquanto alimenta o sonho de se transformar em uma produtora agrícola. Mesmo com tudo contra ela, Aline segue firme em seu propósito.

Armadilha do amor

Terra e Paixão - Gloria Pires e Johnny Massaro
Johnny Massaro e Gloria Pires como Daniel e Irene em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

A rivalidade entre Antônio e Aline vai se tornando cada vez mais intensa. Por isso, é pouco provável que surja daí algum sentimento mais nobre, certo? Bom, de acordo com a sinopse da trama de Walcyr Carrasco, o ódio que Antônio nutre pela heroína vai se transformar em amor.

Nos próximos capítulos de Terra e Paixão, Daniel (Johnny Massaro) deve morrer num acidente de carro. No entanto, Aline continuará sendo bastante disputada, já que, além de Caio e Jonatas (Paulo Lessa), Antônio também deve se interessar por ela.

Aos poucos, o produtor se descobrirá cada vez mais admirado com a força e o empenho de Aline. Com isso, ele deve cair de amores pela jovem. Resta saber se esse novo amor será capaz de transformar o vilão ou se essa paixão desmedida o levará a praticar ainda mais maldades.

[anuncio_3]

Redenção?

Terra e Paixão - Gloria Pires e Tony Ramos
Tony Ramos e Gloria Pires como Antônio e Irene em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

Antônio não parece ser uma pessoa que se deixa levar por seus sentimentos. Tanto que o vilão não demonstra afeto nem mesmo por sua família. Seu único interesse é ampliar seus negócios e seu poder na região de Nova Primavera.

No entanto, o autor Walcyr Carrasco abre uma possibilidade de redenção. Afinal, o amor que o vilão sente até hoje por Agatha (Bianca Bin), que morreu há anos, mostra que Antônio é capaz de ter bons sentimentos pelas pessoas. Aline pode representar, no presente, o que Agatha foi no passado.

Porém, isso não apaga todas as maldades do mau caráter. Mesmo que ele se redima, suas atitudes cruéis ainda o enquadram como um grande vilão. Carrasco não é um autor adepto de sutilezas e, assim, para ele transformar um malvado num bonzinho não seria nada demais.

Basta lembrar de Félix (Mateus Solano), de Amor à Vida (2013), que jogou um bebê numa caçamba e planejou homicídios. Mesmo assim, foi convertido em herói e teve direito a um final feliz. Será que Antônio irá pelo mesmo caminho?

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor