Maria Santa (Duda Santos) morreu nos primeiros capítulos de Renascer e deixou José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) de luto. Mas não só ele. Os espectadores da novela, até agora, não superaram o falecimento da Santinha.

Humberto Carrão e Duda Santos em Renascer
Humberto Carrão e Duda Santos em Renascer (divulgação/Globo)

Porém, essa tristeza será amenizada nos próximos capítulos, já que a personagem vai voltar a aparecer na novela. Surpreendentemente, Duda Santos, que caiu nas graças do público, seguirá na segunda fase da trama das nove da Globo.

[anuncio_1]

Amor da vida inteira

Duda Santos como Maria Santa em Renascer
Duda Santos como Maria Santa em Renascer (divulgação/Globo)

José Inocêncio passou anos sem conseguir superar a perda de Maria Santa em Renascer. Mais de 30 anos se passaram e o fazendeiro jamais conseguiu se entregar a um novo amor. O luto é tão forte que se refletiu em sua relação com o filho caçula, João Pedro (Juan Paiva), a quem culpa pela morte da moça.

Ele só decide refazer sua vida quando se envolve com Mariana (Theresa Fonseca). A paixão será fulminante, ao ponto de José Inocêncio decidir se casar com a jovem após mal conhecê-la.

Mas, mesmo envolvido com Mariana, José Inocêncio não consegue se esquecer de sua primeira esposa. Tanto que ele chegou a enxergar Santinha ao olhar para Mariana. E, nos próximos capítulos, o produtor de cacau ficará surpreso quando Maria Santa voltar para conversar com seu grande amor.

 

[anuncio_2]

A volta de Maria Santa

Marcos Palmeira, Duda Santos e Humberto Carrão em Renascer
Marcos Palmeira, Duda Santos e Humberto Carrão em Renascer (divulgação/Globo)

Nos próximos capítulos de Renascer, Maria Santa aparecerá para José Inocêncio, deixando-o atordoado. Isso acontece num momento em que o fazendeiro já está casado com Mariana, mas sente falta de sua primeira esposa e adormece enrolado sobre sua colcha diante da imagem de Nossa Senhora.

É isso o que acontece na primeira versão da trama, quando Patrícia França e Antonio Fagundes deram vida aos personagens. Na sequência, Maria Santa senta no colo do amado e alisa seu rosto.

”Tá com a barba branca, meu Zé Inocêncio. Mas lhe acho mais bunito que antes, não sabe?”, diz ela.

“Quando chegá tua hora, vô tá lhe esperando. Mas ocê ainda tem um fardo muito pesado pra carregar. Só não me tire essa santinha dessa sala, senão eu me vou daqui cum ela”, continua ela. “Perdoe João Pedro… Perdoe nosso filho”, finaliza Santinha.

Ao que tudo indica, o autor Bruno Luperi, responsável pela adaptação do texto de Benedito Ruy Barbosa, deve manter o reencontro entre José Inocêncio e Maria Santa parecido como foi na primeira versão.

[anuncio_3]

Sucesso da personagem

Renascer - Leonardo Vieira e Patrícia França
Patricia França e Leonardo Vieira em Renascer (Jorge Baumann / Globo)

Com Maria Santa em cena novamente, Duda Santos volta à cena em Renascer. A atriz caiu nas graças do público, que aplaudiu o seu talento e se emocionou com as várias sequências marcantes estreladas pela artista ao longo da primeira  fase da novela.

Duda, aliás, repete o sucesso de Patrícia França em 1993. Foi justamente por conta do sucesso da atriz que o autor Benedito Ruy Barbosa e o diretor Luiz Fernando Carvalho optaram por trazer Santinha de volta como um espírito.

Com isso, Duda Santos também volta à novela em alguns momentos, como um espírito que cuida de José Inocêncio e sua família. Além disso, ela tem participação fundamental no último capítulo, quando aparece para levar José Inocêncio, à beira da morte. Assim, os dois personagens terminam a trama juntos, em outro plano.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor