O SBT parece apático diante da pior crise de sua história. A emissora amarga baixíssimos índices de audiência, seja com os desenhos matinais, o Fofocalizando ou a novela A Infância de Romeu e Julieta, que derrubaram os números da rede. Para piorar, a estação não tem tomado qualquer atitude para reverter a situação.

Programa Silvio Santos
Silvio Santos à frente de seu dominical (Reprodução / SBT)

Mas, ao que tudo indica, a inércia está prestes a chegar ao fim. De acordo com informações de bastidores, o canal promete para breve uma revolução, com uma reformulação total da grade de programação. As mudanças têm sido orquestradas por Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos e atual vice-presidente do SBT.

Leia também: Briga entre Datena e Milton Neves acabou na delegacia: “Te arrebento”

[anuncio_1]

Muda tudo

Silvio Santos e Daniela Beyruti
Silvio Santos ao lado da filha Daniela Beyruti (Reprodução / Web)

De acordo com Flavio Ricco, colunista do portal R7, o SBT tem preparado novidades para a programação, numa reformulação que pode começar já nas próximas semanas. A expectativa é que mudanças aconteçam em meados de agosto, próximo ao aniversário do canal.

Segundo Ricco, as mudanças ainda estão em fase de estudos. A direção da emissora, encabeçada pela vice-presidente Daniela Beyruti, estaria avaliando possibilidades para ajustar a programação, na tentativa de reverter a tendência de fuga do público.

Desde que assumiu a vice-presidência da emissora de Silvio Santos, Daniela tem realizado reuniões constantes com diretores e executivos do SBT. A ideia é ouvir os anseios de cada um e levantar um diagnóstico sobre o que é preciso fazer para melhorar a produção e renovar a grade.

Clima diferente

Primeiro Impacto - Dudu Camargo
Dudu Camargo no Primeiro Impacto (Reprodução / SBT)

Flavio Ricco também noticiou recentemente que, apesar da crise histórica do SBT, o clima na emissora é tranquilo e otimista. De acordo com o jornalista, a emissora teria ganho um “gás diferente” desde que Daniela Beyruti assumiu as funções de vice-presidente.

O colunista afirmou que os funcionários da emissora enxergam uma motivação nova, o que não acontecia há muito tempo. Além disso, a chegada da nova executiva teria acabado com a acomodação que o canal passava, inclusive com relação a alguns de seus diretores.

Segundo informações de bastidores, a estratégia da nova vice-presidência da emissora é buscar novidades capazes de qualificar a grade de programação e, consequentemente, atrair novos anunciantes. Uma das mudanças nesse sentido foi a dispensa de Dudu Camargo, apresentador do Primeiro Impacto. “Queridinho” de Silvio Santos, ele foi demitido por Daniela Beyruti após várias confusões nos bastidores.

[anuncio_3]

Crise

A Infância de Romeu e Julieta - Miguel Ângelo e Vittória Seixas
Vittória Seixas e Miguel Ângelo, protagonistas de A Infância de Romeu e Julieta (Divulgação / SBT)

O clima de otimismo do SBT não poderia vir em melhor hora, já que a emissora precisa de um chacoalhão urgente. A crise de audiência do canal acontece já há alguns anos, mas em 2023 ela chegou a patamares alarmantes. Para piorar, as poucas mudanças na grade não surtiram o efeito esperado.

Grande aposta da temporada, a novela A Infância de Romeu e Julieta revelou-se um desastre. O folhetim infantil derrubou os já baixos índices herdados de Poliana Moça e, até aqui, é o maior fiasco do canal desde o início da produção contínua de novelas infantis, que começou com Carrossel (2012).

Além disso, o canal extinguiu o Casos de Família e esticou o Fofocalizando, mas o programa comandado por Chris Flores também amarga baixos índices. Recentemente, o SBT apostou também na reprise de Rebelde e na volta do Bom Dia & Cia, que também vão mal de audiência. Ou seja, mais do que nunca, a emissora precisa de uma mudança radical.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor