Bastaram poucos capítulos em cena para Tião (Irandhir Santos) e Joana (Alice Carvalho) se tornarem os queridinhos do público em Renascer. O casal, cansado da vida de miséria no mangue, decidiu deixar o local em busca de melhores condições de vida. Com a ajuda de padre Santo (Chico Diaz) e pastor Lívio (Breno da Matta), eles conseguiram trabalho na fazenda de Egídio (Vladimir Brichta).

Tião Galinha (Irandhir Santos) e Joana (Alice Carvalho) em Renascer
Tião Galinha (Irandhir Santos) e Joana (Alice Carvalho) em Renascer (divulgação/Globo)

Mas o que parecia ser o início de um período de prosperidade se mostra, na verdade, o começo da destruição da família deles. O casal vai passar por momentos terríveis, que culminarão com uma grande tragédia.

[anuncio_1]

Assédio

Vladimir Brichta como Egídio em Renascer
Vladimir Brichta como Egídio em Renascer (divulgação/Globo)

A princípio, Egídio não gosta nada da ideia de receber a família de Tião em sua fazenda. Porém, ao dar de cara com Joaninha, o mau-caráter muda de ideia. Fascinado com a beleza da esposa do catador de caranguejo, o fazendeiro passa a assediá-la constantemente.

Egídio até oferece um trabalho melhor para Tião, no intuito de mantê-lo afastado da esposa. Depois, ele tenta se aproximar de Joana de todas as maneiras. O vilão, inclusive, começa a roubar roupas íntimas do varal da moça e pede que Dona Patroa (Camila Morgado) as use.

Tião até chega a comentar com Egídio que já matou dois homens que deram em cima de sua mulher. O fazendeiro se assusta, mas nem isso o impede de seguir assediando Joaninha. Ele, inclusive, vai propor que ela passe a viver em sua casa para auxiliar no serviço doméstico. Joana relata ao marido as atitudes de Egídio, deixando Tião encafifado.

 

[anuncio_2]

Obsessão pelo capeta

Irandhir Santos como Tião Galinha em Renascer
Irandhir Santos como Tião Galinha em Renascer (divulgação/Globo)

Além de precisar lidar com os assédios de Egídio, Joaninha ainda se verá em maus lençóis por conta da obsessão de Tião de enriquecer. O trabalhador rural vai ficar fascinado ao ouvir a história de que José Inocêncio (Marcos Palmeira) enriqueceu por conta de seu diabinho na garrafa e fará de tudo para conseguir um também.

Tião, inclusive, procura o próprio Zé Inocêncio para saber como pode ter seu próprio cramulhãozinho. E sai do encontro acreditando piamente que precisa manter uma galinha preta debaixo do braço para que ela bote um ovo de onde sairá um capetinha.

A partir daí, o rapaz ganha o apelido de Tião Galinha, por estar sempre com o bicho a tiracolo. Joaninha, claro, fica assustada com a obsessão do marido pelo capeta e faz de tudo para tirar essa ideia da cabeça de Tião. Sem sucesso.

[anuncio_3]

Morte trágica

Osmar Prado em Renascer
Osmar Prado em Renascer

Porém, este é apenas o começo de uma vida difícil para Tião e Joana em Renascer. Mais adiante, o trabalhador rural passará por uma grande humilhação que destruirá de vez a família deles.

Se o autor Bruno Luperi seguir a história original de Benedito Ruy Barbosa, Tião Galinha acabará se matando ao ser preso injustamente. Na primeira versão de Renascer, o personagem foi vivido por Osmar Prado e acabou detido, acusado de tentar matar Teodoro (Herson Capri) – rebatizado como Egídio no remake.

O fazendeiro é vítima de uma tocaia de Damião (Jackson Antunes/Xamã) e Deocleciano (Roberto Bonfim/Jackson Antunes), e Tião Galinha acaba pagando o pato. Com isso, ele é humilhado na cadeia e leva um tapa na cara, o que o faz tomar uma atitude drástica: tirar a própria vida.

Na cela, ele deixa um bilhete com os seguintes dizeres: “Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém. Quem ganha mais do que come sempre ganha o pão de alguém”. Viúva, Joaninha (vivida por Tereza Seiblitz em 1993) acaba se entregando ao amor de Lívio (que era um padre na primeira versão, interpretado por Jackson Costa).

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor