Reta final de Todas as Flores decepciona com vingança sem sentido
25/05/2023 às 8h42
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todas as Flores arrebatou o público ao contar a história de Maíra (Sophie Charlotte), uma jovem deficiente visual que é enganada pela própria mãe, Zoé (Regina Casé), e a irmã, Vanessa (Letícia Colin). O trio explosivo, somado à envolvente trama de tráfico de pessoas, transformou a novela do Globoplay num fenômeno.
Reprodução / GloboplayPorém, o ânimo do público caiu bastante na fase final da trama de João Emanuel Carneiro. A prometida virada de Maíra, reservada para a “segunda temporada” da novela, não deslanchou. A reta final do folhetim se revelou uma grande decepção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Virada
Não é nada fácil fazer uma mocinha cair nas graças do público. Por isso, João Emanuel Carneiro e Sophie Charlotte foram certeiros na construção de Maíra, a heroína cega de Todas as Flores. O autor acertou ao não cair na armadilha do capacitismo ao construir a personagem, e o carisma e talento da atriz fizeram da heroína uma protagonista adorável.
Durante Todas as Flores, Maíra foi colocada num ninho de cobras. A jovem foi resgatada pela mãe, que a abandonou no passado, apenas para servir de doadora de medula para Vanessa. Depois disso, Maíra foi constantemente manipulada e comeu o pão que o diabo amassou nas mãos das duas megeras.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
O ápice do sofrimento da mocinha foi quando Maíra teve seu bebê roubado por Zoé. Depois disso, a perfumista passa por uma cirurgia nos olhos, começa a enxergar e se prepara para duelar com a mãe e a irmã, na tentativa de recuperar seu filho.
Vingança flopada
A “primeira temporada” de Todas as Flores termina justamente quando Maíra se submete à cirurgia nos olhos. Assim, criou-se alta expectativa em torno da segunda fase, que passou a ser disponibilizada pelo Globoplay em abril deste ano. Porém, a expectativa não foi atendida e o tombo foi grande.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Maíra, que funcionou como uma mocinha sofredora no início, não convenceu ninguém em sua “fase vingadora”. Pior: a jovem só tomou decisões idiotas. Para se vingar da mãe, Maíra teve a “brilhante ideia” de também traficar crianças. Onde ela queria chegar com isso? Vai se saber…
Depois disso, claro, Maíra foi presa. E qual decisão ela tomou? Fugir do cárcere! Aliás, o fato de ela estar enxergando mudou pouca coisa na trama. Na verdade, o truque da “falsa cega” serviu apenas para ela conseguir enrolar a carcereira e fugir da prisão. Pois é…
Erros e acertos
A vingança de Maíra foi a grande decepção da reta final de Todas as Flores, mas não a única. Outras tramas também não decolaram, como o romance de Mauritânia (Thalita Carauta) e Javé (Jhona Burjack). A personagem, grande destaque da primeira fase, perdeu o brilho.
Além disso, núcleos que já eram dispensáveis na primeira etapa ficaram ainda mais insuportáveis na temporada final. Oberdan (Douglas Silva) e Jussara (Mary Sheila de Paula) “sobraram”; o plot da virada de Celinho (Leonardo Lima Carvalho) foi pavoroso.
Mas há acertos. A saga de Diego (Nicolas Prattes), por exemplo, rendeu ótimos momentos, sobretudo em seus embates finais com Débora (Barbara Reis). Humberto (Fabio Assunção) também cresceu bastante na reta final, com um desenvolvimento surpreendente. Além, claro, de Zoé e Vanessa, que continuaram servindo o público com ótimas frases nos capítulos finais.
No geral, o balanço é positivo. Mas a prometida vingança de Maíra… Ah, essa só ficou na promessa mesmo.