Reta final de Renascer traz de volta um velho pesadelo da Globo

01/08/2024 às 17h17

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Marcos Palmeira como José Inocêncio em Renascer

Entrando em seu último mês de exibição, Renascer está fazendo a Globo relembrar de um período crítico de sua história. A trama de Benedito Ruy Barbosa, atualizada por Bruno Luperi, registra desempenho pior que o de Travessia (2022), um dos maiores fracassos da história do canal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marcos Palmeira como José Inocêncio em Renascer

Exibida entre 10 de outubro de 2022 e 5 de maio de 2023, Travessia se tornou uma das novelas das nove menos vistas da história. Além da baixa audiência, a novela de Gloria Perez foi rechaçada por público e crítica.

Já Renascer não é considerada tão ruim quanto foi Travessia. Mas a audiência decepciona e reacende o pesadelo da Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reta final morna

É natural que a audiência de uma novela cresça na reta final. Com as tramas caminhando para o desfecho, aumenta a curiosidade do público em torno da produção, o que se reflete nos números do Kantar Ibope Media.

Mas, com Renascer, isso não tem acontecido. O público segue indiferente à história da família de José Inocêncio (Marcos Palmeira) e a novela não empolga nem mesmo com a proximidade do último capítulo.

LEIA TAMBÉM:

Para se ter uma ideia, Renascer chegou a alcançar média semanal de 26 pontos em sua nona semana, em março deste ano. Já a 25ª semana, no ar entre 8 e 13 de julho, anotou média de 24,2.

Mais baixa que Travessia

Travessia - Lucy Alves

Lucy Alves como Brisa em Travessia (Reprodução / Globo)

Curiosamente, até mesmo Travessia, que registrou audiência mais baixa que Renascer, conseguiu decolar na reta final. A novela de Gloria Perez começou com média semanal de 23 pontos, mas conseguiu ultrapassar a média de 25 a partir da 21ª semana. Em seus últimos meses, a novela conseguiu ganhar público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O site Notícias da TV comparou as performances das duas novelas considerando a 24ª semana de ambas. Neste período, Renascer anotou 25 pontos, enquanto Travessia alcançou 25,3.

Ou seja, mesmo sendo detonada pelo público, a história de Brisa (Lucy Alves) conseguiu angariar mais espectadores em suas últimas semanas. Já Renascer não alcançou o mesmo feito, o que surpreendeu a Globo.

Fracasso histórico

Escrita por Gloria Perez, Travessia tinha a proposta de discutir a influência da tecnologia na vida das pessoas. A novela girava em torno de Brisa, que tinha a vida transformada ao ser alvo de uma fake news e confundida com uma sequestradora de crianças.

No entanto, a história não empolgou o público. Brisa se revelou uma heroína pouco inteligente, e o público não perdoou as inúmeras incongruências do roteiro. A novela também rendeu críticas negativas por conta do desempenho de Jade Picon, intérprete da antagonista Chiara.

Travessia terminou com média final de 24,2 pontos no Kantar Ibope Media, tornando-se a segunda novela das nove menos vista da história. A trama ficou à frente apenas de Um Lugar ao Sol (2021), que fechou com 22,3.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.