Entrando em seu último mês de exibição, Renascer está fazendo a Globo relembrar de um período crítico de sua história. A trama de Benedito Ruy Barbosa, atualizada por Bruno Luperi, registra desempenho pior que o de Travessia (2022), um dos maiores fracassos da história do canal.

Marcos Palmeira como José Inocêncio em Renascer
Marcos Palmeira como José Inocêncio em Renascer

Exibida entre 10 de outubro de 2022 e 5 de maio de 2023, Travessia se tornou uma das novelas das nove menos vistas da história. Além da baixa audiência, a novela de Gloria Perez foi rechaçada por público e crítica.

Já Renascer não é considerada tão ruim quanto foi Travessia. Mas a audiência decepciona e reacende o pesadelo da Globo.

Reta final morna

É natural que a audiência de uma novela cresça na reta final. Com as tramas caminhando para o desfecho, aumenta a curiosidade do público em torno da produção, o que se reflete nos números do Kantar Ibope Media.

Mas, com Renascer, isso não tem acontecido. O público segue indiferente à história da família de José Inocêncio (Marcos Palmeira) e a novela não empolga nem mesmo com a proximidade do último capítulo.

Para se ter uma ideia, Renascer chegou a alcançar média semanal de 26 pontos em sua nona semana, em março deste ano. Já a 25ª semana, no ar entre 8 e 13 de julho, anotou média de 24,2.

Mais baixa que Travessia

Travessia - Lucy Alves
Lucy Alves como Brisa em Travessia (Reprodução / Globo)

Curiosamente, até mesmo Travessia, que registrou audiência mais baixa que Renascer, conseguiu decolar na reta final. A novela de Gloria Perez começou com média semanal de 23 pontos, mas conseguiu ultrapassar a média de 25 a partir da 21ª semana. Em seus últimos meses, a novela conseguiu ganhar público.

O site Notícias da TV comparou as performances das duas novelas considerando a 24ª semana de ambas. Neste período, Renascer anotou 25 pontos, enquanto Travessia alcançou 25,3.

Ou seja, mesmo sendo detonada pelo público, a história de Brisa (Lucy Alves) conseguiu angariar mais espectadores em suas últimas semanas. Já Renascer não alcançou o mesmo feito, o que surpreendeu a Globo.

Fracasso histórico

Escrita por Gloria Perez, Travessia tinha a proposta de discutir a influência da tecnologia na vida das pessoas. A novela girava em torno de Brisa, que tinha a vida transformada ao ser alvo de uma fake news e confundida com uma sequestradora de crianças.

No entanto, a história não empolgou o público. Brisa se revelou uma heroína pouco inteligente, e o público não perdoou as inúmeras incongruências do roteiro. A novela também rendeu críticas negativas por conta do desempenho de Jade Picon, intérprete da antagonista Chiara.

Travessia terminou com média final de 24,2 pontos no Kantar Ibope Media, tornando-se a segunda novela das nove menos vista da história. A trama ficou à frente apenas de Um Lugar ao Sol (2021), que fechou com 22,3.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor