Confira o essencial para saber o que aconteceu em Salve-se Quem Puder até agora

Com a volta de Salve-se Quem Puder à programação da Globo, preparei esse resumo para situar quem ainda não acompanhou a novela ou não se lembra dos principais acontecimentos da trama. Confira!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O crime em Cancún e o retorno ao Brasil

Alexia, Kyra e Luna se conhecem em Cancún. Atriz, Alexia foi à cidade fazer uma gravação. Kyra foi resolver preparativos para o seu casamento. Filha de um mexicano e uma brasileira, Luna mora em Cancún. Criada pelo pai, Mário, ela sonha conhecer a mãe que a abandonou e voltou para o Brasil. Luna está trabalhando no hotel onde Alexia e Kyra se hospedam.

Alexia passa uma noite com o misterioso Renzo, que leva seu amuleto da sorte. Na iminência de um furacão, Alexia convence as amigas a procurar Renzo. É quando elas testemunham Dominique, que está com ele, atirar em um juiz. Perseguidas pelos capangas de Dominique, as três são acolhidas pelo Serviço de Proteção à Testemunha. Com a notícia do furacão, todos pensam que elas morreram.

Porém, as três voltaram ao Brasil com novas identidades e visuais, acolhidas na fazenda de Ermelinda e seu filho Zezinho na cidadezinha de Judas do Norte. Alexia agora é Josimara, Kyra é Cleide e Luna chama-se Fiona. Ermelinda e seu filho não sabem nada sobre suas protegidas, nem seus nomes verdadeiros. As amigas fogem para São Paulo e Ermelinda e Zezinho vão atrás. Estabelecidos na capital, vão morar na Zona Leste.

Zezinho e Josimara se interessam, mas vivem trocando farpas. Ele conhece Bel, provocando situações de ciúmes em Josimara. Zezinho avisa que vai voltar para Judas do Norte e some. Josimara sente saudade, mas Zezinho está escondido na casa de Edgar, pai de Bel. Ela decide ir atrás e eles ficam juntos. Alexia garante a Zezinho que não sente nada por Renzo. O casal é flagrado por Ivo, do SPT.

Luna encontra sua mãe

Zezinho flagra Luna/Fiona conversando por computador com Juan, antigo namorado mexicano. Ele é o único fora do SPT que sabe que as três estão vivas. Luna resolve procurar a mãe Helena, sem se identificar, e as duas se conhecem. Ela consegue um emprego no Empório Delícia, de Helena e seu marido Hugo, e lá reencontra Téo (rapaz cuja vida fora salva durante o furacão em Cancún), sem saber que ele é enteado de sua mãe. Ele não a reconhece.

Téo tem uma relação difícil com a namorada Úrsula, por ela ser muito ciumenta. Fiona torna-se fisioterapeuta de Téo, que está em cadeira de rodas. Helena sente-se intrigada com Fiona e a segue, encontrando-a com Ermelinda. Fiona mente que Ermelinda é sua mãe. Hugo desconfia de que Helena esteja escondendo algo.

No México, Mário vence um concurso de gastronomia. Durante a comemoração, Gabi, amiga de Luna com quem ela trabalhou, posta na internet uma foto beijando Juan, o que decepciona Luna e a faz se envolver cada vez mais com Téo. Eles se apaixonam. Helena acusa Fiona de manipular seu enteado e Úrsula fica descontrolada.

O dono do hotel em Cancún propõe a Mário o emprego de chef em um restaurante em São Paulo. Gabi liga para a avó, Dulce, acertando a ida de Juan e Mário para morarem com ela em São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Micaela e a vingança de Verônica

Verônica, funcionária dos Santamarina (Hugo e Helena), tem planos de vingança contra a família. Ela convence Micaela, filha de Hugo, a aceitar seus dois irmãos bonitões, Bruno e Gael, trabalhando no Empório Delícia. Micaela fica encantada com os rapazes.

Hugo pede ajuda a Verônica para sabotar a inauguração do restaurante de Micaela. Poucos aparecem. Hugo diz a Helena que Micaela fracassou e ela se sente humilhada. Em outro dia, Verônica se revolta ao ver o restaurante repleto de celebridades. Micaela se apaixona por Bruno.

Kyra na vida de Aléxia e vice-versa

Kyra/Cleide descobre que a secretária Renatinha dá em cima de seu ex-noivo, Rafael. Alexia/Josimara descobre que sua irmã invejosa, Petra, conseguiu o papel na novela na qual ela ia atuar. As duas amigas decidem uma entrar na vida da outra, assim Cleide consegue o emprego de babá dos filhos de Alan, primo de Alexia, enquanto esta (como Josimara) consegue um emprego na Labrador, agência de Rafael.

Aléxia/Josimara prepara uma “sessão espiritual” para Rafael conversar com o suposto espírito de Kyra. Como Kyra/Cleyde conseguiu o emprego de babá dos filhos de Alan por meio uma suposta carta de recomendação que Aléxia teria deixado, tanto Alan quanto seu avô Ignácio tem carinho por ela. Alan aceita ajudar Cleyde a conquistar seus filhos pequenos.

Em um passeio ao Rio, Alan e Cleide são sequestrados, mas conseguem escapar. Eles ficam cada vez mais envolvidos. Renatinha descobre que Kyra está viva e a obriga a escrever uma carta de despedida para Rafael, pedindo ao ex-noivo que fique com a secretária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Renzo amigo de Rafael

Com remorso por estar envolvido nos crimes de Dominique, e pela “morte” das três moças, Renzo se afeiçoa a Rafael e fecha com ele uma sociedade para alavancar a Labrador. Renzo diz a Lúcia, empregada que o criou, que Dominique não pode saber que ele é sócio de Rafael, mas ela descobre. Renzo deixa de trabalhar para Dominique, mas ela ameaça Lúcia caso a funcionária não convença o rapaz a voltar ao trabalho.

Kyra pede que Alexia investigue o que Renzo deseja com a aproximação de Rafael. Aléxia acha que Renzo quer matá-lo. Trabalhando na Labrador, Alexia/Josimara tenta descobrir quem é o chefe da quadrilha de Dominique e Renzo. Disfarçada, com novo visual, Josimara se apresenta a Renzo na agência e ele fica intrigado com a semelhança dela com Alexia. Dominique descobre que uma das testemunhas do assassinato do juiz está viva.

SOBRE O AUTOR
Desde criança, Nilson Xavier é um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: no ano de 2000, lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cuja repercussão o levou a publicar, em 2007, o Almanaque da Telenovela Brasileira.

SOBRE A COLUNA
Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.



Leia também