Resumo de todos os capítulos de Sonho Meu - TV História

Resumo de todos os capítulos de Sonho Meu

Whatsapp

Confira o resumo de todos os capítulos de Sonho Meu, novela exibida pela Globo entre 1993 e 1994 e que está sendo exibida pelo canal Viva:

Capítulo 1
Carolina, Ximena, Chico e Taboinha brincam na rua. Cláudia passeia e Geraldo aparece de surpresa na sua frente. Ele diz que- mudou, mas Cláudia lhe mostra a cicatriz da facada que ele deu nela e diz que não, esqueceu. Ela consegue ir embora e viaja para Curitiba. Passam-se alguns meses. Lucas se interessa por Cláudia. Mariana vai até a casa de Paula, mas esta não lhe recebe. Elisa leva Carolina para um orfanato. À noite, a menina põe uma vela debaixo da cama e foge. Jorge recebe um prêmio e Mariana vai até lá.

Capítulo 2
O orfanato pega fogo. Mariana tenta falar Jorge, mas não consegue. Cláudia também vai a festa e Lucas a convida para sair. Eles saem juntos da boate e vêem o incêndio no orfanato. Lucas estranha a reação de Cláudia, que fica muito assustada. Cecília conta a Elisa o que aconteceu e diz que Carolina sumiu. Mariana se encontra com Paula e diz a ela que vai contar a Jorge que é sua verdadeira mãe, Lucas leva Cláudia para um piquenique romântico e os dois se beijam. Carolina volta para sua rua e entra numa casa abandonada.

Capítulo 3
Tofe late ao sentir a presença de Carolina e Taboinha estranha. Mariana aparece na clínica e Jorge não entende seu comportamento. As crianças tentam entrar na casa abandonada, mas desistem ao ouvir barulho. Paula reclama com Lucas por ele sair com uma funcionária da fábrica. Carolina foge de assistentes sociais. Jorge manda William demitir Cláudia. Ele avisa ao irmão o que William fez e diz que foi decisão da avó. Lucas reclama dela e Paula fica sabendo. Ela diz a Jorge que vai afastar Lucas da direção da fábrica.

Capítulo 4
Lucas vai ao escritório de William e cancela a demissão de Cláudia. Para arranjar dinheiro. Carolina vende limão no sinal. Paula comunica a William que ele será o substituto interino de Lucas e, quando este chega na fábrica. fica sabendo o que aconteceu e que a demissão de Cláudia volta a valer. As crianças começam a entrar na casa abandonada, mas o pai de Chico briga com eles. Lucas pede dinheiro emprestado à Lúcia. William e Guerra tentam convencer Paula a botar Jorge na diretoria. Um velho entra na casa onde está Carolina.

Capítulo 5
Carolina fica assustada com Tio Zé e não fala nada. Ele resolve pôr o apelido de Laleska, que em polonês significa bonequinha, na menina. Paula diz a Guerra e William que Jorge é médico e que o afastamento de Lucas é temporário. Tio Zé dá comida para Carolina. Lucas conta a Lúcia que os convidados de Paula para o jantar vão ter uma surpresa. Lucas leva Cláudia para a festa que ele armou no jardim de sua casa. No meio da festa, ele anuncia seu casamento com Cláudia, que diz que não vai se casar com ele e foge.

Capítulo 6
Lucas vai atrás de Cláudia, mas a perde de vista. Ele tenta arrombar a porta do apartamento dela e um vizinho chama , policia. Alice aparece e acalma Lucas. No fim da festa, Francisca entra escondida no quarto de Jorge. Mariana torna uma dose extra de comprimidos e escreve uma carta. Jorge chama Aída para seu quarto. Ao chegar lá, ele manda Francisca embora. Cláudia chega tarde em casa e conta e Alice por que não pode se casar. Carolina confessa a Tio Zé que fugiu de casa. Mariana é internada na clínica de Jorge.

Capítulo 7
Jorge fica intrigado com a carta que Mariana escreveu e pede que Giácomo deixe a correspondência em seu quarto. Tio Zé esconde Laleska na sua carroça e sai à rua sem que Elisa e as crianças vejam a menina. Giácomo põe uma carta endereçada a Jorge em seu quarto e Lúcia vê. Depois, ela ouve o mordomo dizer a Paula que a correspondência não chegou. Ao chegar em casa, Jorge não encontra a carta. Cláudia decide fugir de Lucas e embarca na rodoviária. Lucas persegue o ônibus, consegue pará-lo e pede que Cláudia saia.

Capítulo 8
Cláudia manda que Lucas a deixe em paz. No meio da viagem, ela pede ao motorista que pare o ônibus e salta. Cláudia volta para o apartamento de Alice. Josefina tenta descobrir para quem Mariana mandou a carta, mas ela só diz que pode destruir a vida da pessoa que ela mais ama. Tio Zé leva Laleska para uma festa típica polonesa. Jorge vai ao apartamento de Mariana e acha uma foto dela com Paula e três crianças. Elisa entra na casa de Tio Zé e encontra a mochila de Carolina. Jorge colhe sangue de Mariana e o seu.

Capítulo 9
Jorge manda os dois frascos com sangue para exame nos Estados Unidos. Ao chegar em casa, Tio Zé é preso por policiais e Elisa leva Carolina para casa. O delegado explica a Tio Zé que ele vai para a cadeia por exploração de menores. Cláudia conta a Alice que arrumou emprego numa loja de sapatos. Carolina diz à assistente social que foi bem tratada por Tio Zé e reclama da tia. A assistente diz a Elisa que a menina vai para um orfanato. Sai o resultado do exame de sangue e Jorge fica sabendo que é filho de Mariana.

Capítulo 10
Mariana pede que a enfermeira avise quando Jorge chegar à clinica. Magnólia discute com Guerra porque ele pegou seu chinelo. O dono da loja de sapatos tenta agarrar Cláudia, mas ela vai embora e é demitida. Mariana recebe alta. Tio Zé é solto e volta para casa. Jorge conta ao amigo Varela o que descobriu e diz que precisa dele para eliminar a pessoa que pegou a carta. Tio Zé vai ao orfanato, mas Fiapo não o deixa ver Laleska. Lúcia leva Lucas para uma festa de época. Cláudia é uma das recepcionistas e vê Lucas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Capítulo 11
Cláudia pede para ser dispensada, mas é obrigada a ficar para não perder o emprego. Mesmo de máscara, Cláudia é reconhecida por Lucas, mas consegue escapar. Magnólia dá um chinelo feminino de presente para Guerra, que joga pela janela. Jorge vai ao apartamento de Cláudia e lhe oferece o emprego na fábrica de volta, mas ela não aceita. Magnólia corta o chinelo e mistura com a comida que serve a Guerra, que fica enfurecido. Jorge convida Cláudia para um passeio e Lucas vê os dois saindo juntos.

Capítulo 12
Lucas procura Jorge pela cidade, mas não encontra. Jorge convida Cláudia para ir dançar, mas ela não aceita. Lucas espera Cláudia chegar em casa e diz que a ama, mas ela o manda embora. Cláudia resolve voltar para o emprego na fábrica. Lucas manda flores e marca um almoço com ela. Tio Zé vai ao orfanato, mas Fiapo só deixa as crianças entrarem. Ximena fica no lugar de Laleska enquanto ela sai do orfanato para falar com Tio Zé. Jorge fica sabendo que Lucas está à espera de Cláudia e vai até lá como se ela tivesse pedido.

Capítulo 13
Cláudia não quer que ele a procure mais. Ximena consegue sair do orfanato, mas Laleska se esconde embaixo da mesa da secretaria para não ser vista por Fiapo e Elisa. Os dois acabam percebendo a presença da menina e ela dá uma desculpa. Depois, Laleska desmaia no quarto. Fiapo e Elisa se beijam. Tio Zé pede que Polaca descubra onde está o pai de Laleska. Elisa revela a ela que Geraldo está preso no Rio. Ele consegue achar a delegacia e diz a Geraldo que conhece sua filha.

Capítulo 14
Tio Zé conta a Geraldo que Carolina está no orfanato. Ele pede a Tio Zé que agilize o processo para tirá-lo da cadeia. Tio Zé consegue a liberdade de Geraldo e o leva para Curitiba. Jorge convida Cláudia para sair e a leva para o mesmo bar onde sabe que estão Lucas e Lúcia, deixando-os constrangidos. Geraldo visita Carolina no orfanato. Elisa revela a Geraldo que Cláudia manda dinheiro todo mês para ela. Tio Zé descobre em que banco Cláudia faz o depósito. Helena avisa a Tio Zé que Laleska pode ter uma doença grave.

Capítulo 15
Helena explica a Tio Zé que precisa fazer mais exames em Laleska. Mariana comenta com Josefina que vai pedir emprego na clínica de Jorge. Lucas se encontra com Cláudia na fábrica e os dois discutem por causa de Jorge. Geraldo conta a Tio Zé que sentia ciúme de Cláudia e por isso tentou matá-la. Fontana aceita o convite de Santiago e vai com ele a uma aula de meditação. Tio Zé leva Laleska para a porta do banco onde Cláudia deposita o dinheiro. A menina reconhece Cláudia e ela se emociona ao saber que é sua filha.

Capítulo 16
Cláudia diz a Carolina que nunca mais vai se separar dela. Polaca leva Geraldo, bêbado, para a casa de Tio Zé. Jorge revela a Alice que está interessado em Cláudia. Lucas diz a Magnólia que pretende se casar com Lúcia. Fontana vai de novo com Santiago fazer meditação e este o apresenta a Marília. Tio Zé avisa a Cláudia para tomar cuidado com Geraldo porque ele continua violento. Fontana, a pedido de Jorge, contrata Mariana. Cláudia vai ao orfanato pegar Carolina, mas Fiapo diz que precisa da autorização do juiz.

Capítulo 17
Tio Zé explica a Laleska que ela ainda não pode morar com Cláudia. A assistente ouve a história de Cláudia e a deixa levar a menina para passear. Magnólia conta a Guerra que vai oferecer um jantar a Paula para comemorar a união das famílias. Paula conta a Jorge que Lucas vai ficar noivo e ele pensa num jeito de atrapalhar. Cláudia comenta com Alice que vai fugir com Carolina. Geraldo diz a Tio Zé que não vai deixar Cláudia ficar com Carolina. Cláudia decide usar Jorge para conseguir dinheiro e aceita sair com ele.

Capítulo 18
Cláudia insinua a Jorge que gostaria e ganhar um anel. Giácomo pede que Feriado o tranque no quarto de Paula com Aída. Jorge leva Cláudia a uma joalheria e lhe dá um anel de diamantes de presente. Depois, ele a convida para ir a um chalé. Giácomo não consegue nada com Aída e Paula chega em casa. Feriado os tira do quarto rapidamente e Aída fica furiosa. Cláudia vende o anel. Jorge vai buscá-la em casa e pede que ela use a joia. Geraldo vai à noite ao orfanato e tenta tirar Carolina a força. Tio Zé sente a falta dele.

Capítulo 19
Quando Geraldo está saindo com Carolina, Tio Zé aparece e a menina pede para ficar no orfanato. Geraldo resmunga, mas cede. Cláudia põe luvas para que Jorge não sinta falta do anel. Santiago não vai à meditação e Marília aproveita para paquerar Fontana, que não corresponde. Geraldo diz a Tio Zé que precisa ver Cláudia de qualquer maneira. Jorge leva Cláudia para o chalé, mas ela pede para ir embora, se desculpa e diz que não está preparada para ficar com ele. O juiz dá autorização para Carolina morar com a mãe.

Capítulo 20
Cláudia arruma as malas para fugir com Carolina. Jorge combina com Guerra um plano para que Lucas não apareça no jantar de noivado com Lúcia. Uma mulher liga para Lucas na hora em que ele vai sair para o jantar e diz que Cláudia está esperando por ele num bar. Paula não gosta, mas ele garante que vai chegar a tempo na casa de Lúcia. Tio Zé se encontra com Cláudia e avisa que Geraldo está no orfanato. A moto de Lucas é roubada no bar. Carolina consegue sair sem ser vista e vai embora com Cláudia.

Capítulo 21
Tio Zé revela a Geraldo que Carolina fugiu com Cláudia. O único telefone do bar está quebrado e Lucas tem que andar muito a pé até a delegacia. Ele percebe que foi vítima de uma armadilha. No jantar, ninguém agüenta mais esperar por Lucas. Carolina diz a Cláudia que está se sentindo mal. Marília liga para Fontana e Gilda sente ciúme. Lucas chega tarde na casa de Lúcia e ela o manda embora. Cláudia chama um médico para examinar Carolina e ele a aconselha a voltar para Curitiba. Elisa vê Cláudia na casa de Tio Zé.

Capítulo 22
Cláudia discute com Elisa. Jorge vai à casa de Cláudia e Alice lhe conta que ela viajou para visitar a mãe. Jorge fica sabendo que Paula e Mariana se encontraram na clínica. Mariana revela a Paula que escreveu uma carta para Jorge contando que é sua mãe, mas tem certeza de que alguém a pegou. Gilda segue Fontana de carro. Ao entrar numa casa, o vê cuidando de uma velhinha e fica sem graça. Jorge vai ao apartamento de Mariana. Helena conta para Cláudia que os exames em Carolina comprovaram que ela tem uma doença grave.

Capítulo 23
Helena diz que Carolina sofre de leucemia. Quando Mariana está quase revelando para Jorge quem ele é, Josefina chega para uma visita. Cláudia comenta com Tio Zé que não vai poupar esforço para tentar curar Carolina. Varela conta a Jorge que já descobriu muita coisa sobre seu passado. Lúcia e Lucas fazem as pazes e ele a convida para uma viagem. Geraldo entra na casa de Tio Zé e reconhece uma roupa de Cláudia. Jorge volta a visitar Mariana e diz que sabe que é seu filho. Geraldo se encontra com Cláudia.

Capítulo 24
Geraldo pede para conversar a sós com Cláudia, mas ela não aceita. Tio Zé conta para ele que Carolina está com uma doença grave. Jorge trata Mariana friamente e exige que ela continue a manter a farsa para que ele possa assumir a fábrica. William diz a Paula que Cláudia não apareceu mais na fábrica e que vai demiti-ia. Jorge pede que Varela espere alguns dias para conseguir o dinheiro que ele quer em troca de informações. Geraldo vai à casa de Tio Zé quando Cláudia está sozinha. Tio Zé aparece e os dois brigam.

Capítulo 25
Zé dá uma surra de cinto em Geraldo e ainda o obriga a pedir perdão e prometer que não vai mais procurar Cláudia. Paula concorda que Francisca passe uns dias em sua casa. À noite. Francisca aparece de surpresa no quarto de Jorge, que estava esperando por Aída. Paula vai até lá e diz que é melhor que eles durmam separados. Lucas interrompe a viagem com Lúcia. Helena explica a Cláudia que há chance de cura para Carolina, mas o tratamento custaria uns US$ 200 mil. Lucas se encontra com Cláudia na fábrica.

Capítulo 26
Lucas conta para Cláudia que pretende se casar com Lúcia. William comunica a Paula que Cláudia está de volta à fábrica e não quer largar o emprego. Cláudia comenta com Alice que vai pedir o dinheiro que precisa para o tratamento de Carolina a Jorge e contar a verdade sobre seu passado. Francisca fica chateada com Jorge porque ele não lhe dá atenção. Jorge leva Cláudia para o mesmo chalé da outra vez e ela percebe que não tem clima para lhe falar sobre Carolina. Jorge atende o bip e Cláudia aproveita para fugir.

Capítulo 27
Jorge fica furioso com Cláudia. Marília confessa a Fontana que está apaixonada por ele. Gilda acha que Santiago está interessado em Marília e comenta com Fontana que vai convidá-la a freqüentar sua casa, Paula, depois de consultar Jorge, não demite Cláudia. Paula conta a Magnólia e Gilda que vai dar US$ 200 mil de presente para o neto que se casar. Cláudia fica sabendo e comenta com Alice que está pensando em se casar com Jorge. Ele aparece na sua casa e Cláudia diz que fugiu do chalé porque é virgem.

Capítulo 28
Jorge fica ainda mais interessado em Cláudia. Lucas liga para o telefone celular de Jorge e ouve a voz de Cláudia. Jorge comenta com Mariana sobre Cláudia e ela tem certeza de que o filho está apaixonado. Depois, Jorge lhe pergunta quem é seu pai, mas Mariana não revela. Gilda convida Marília para almoçar e ela faz carinho em Fontana por baixo da mesa. Cláudia, para poder ficar mais tempo com Carolina, pede a Jorge que arranje um horário mais flexível para ela na fábrica. Jorge vê Lucas conversando com Cláudia.

Capítulo 29
Lucas vai embora triste e Jorge conta a Cláudia que atendeu ao seu pedido. Paula vê os dois saindo juntos. Elisa perturba as crianças e Tofe dá uma mordida nela. Fiapo chama a carrocinha e Laleska implora a Tio Zé que vá buscar o cachorro. Paula pergunta a Jorge se ele está interessado em Cláudia, mas o neto diz que só está saindo com ela para afastá-la de Lucas. Tio Zé e Cláudia dão uma bronca em Elisa por causa de Tofe. Alice, a pedido de Cláudia, conta para Jorge que a amiga só vai perder a virgindade depois de casada.

Capítulo 30
Jorge marca um jantar com Cláudia. Paula combina com Lucas um almoço para anunciar o noivado com Lúcia. Cláudia pede ao mesmo homem para quem vendeu c. anel de diamantes que faça uma cópia. Tio Zé consegue pegar Tofe de volta e os moradores fazem uma festa na rua. Fontana comenta com Guerra que vai armar um flagrante para que Gilda o veja com Marília e assim ela desapareça. Cacá, e filho de William, vai visitá-lo. Fontana chama Marília para sua casa e pede que Flávia avise a Gilda. Jorge pede Cláudia em casamento.

Capítulo 31
Cláudia aceita se casar com Jorge, mas fica preocupada com a reação de Paula. Depois, ela comenta com Alice que é capaz de ser bígama para ter dinheiro para Carolina, Fontana estranha a demora de Gilda e vê sua bolsa na sala. A mulher lhe explica que ouviu Marília dizer frases românticas para Santiago. Fontana fica chateado porque seu plano fracassou. Cláudia fica sabendo que estão anunciando o noivado de Jorge com Francisca e cobra explicações, mas ele assegura que ficará noivo dela no dia do almoço organizado por Paula.

Capítulo 32
Cláudia diz a Jorge que confia nele. Jorge desabafa com Mariana e comenta que não sabe como vai contar a Paula que ficará noivo de Cláudia. Carolina sonha com bonecos e bruxo. Cláudia se encontra com Lucas e dá parabéns pelo noivado. Jorge pede a William que arranje um jeito de mandar Lucas visitar Cláudia. Polaca emprega Geraldo no seu bar. William faz o que Jorge pediu e este diz a Paula que Lucas continua se encontrando com Cláudia. Jorge leva a avó até o edifício de Cláudia e os dois vêem Lucas entrando.

Capítulo 33
Lucas mostra a Cláudia que deu entrada nos proclamas do casamento mesmo sem sua autorização. Jorge diz a Paula que a única solução para afastar Lucas de Cláudia é mentir que vai, ficar noivo dela, Paula aconselha Francisca a desistir de se casar com Jorge. Ximena, Chico, Carolina e Taboinha entram sem avisar na casa de Cacá, que põe o cachorro em cima deles. As crianças revidam jogando água nele mais tarde. Paula acaba concordando com a idéia de Jorge. Depois, ela diz a Lucas que Jorge está interessado em Cláudia.

Capítulo 34
Lucas fica surpreso com a revelação da avó. Márcia prepara o jardim para o almoço de noivado. Cacá quase atropela Tofe de propósito. Jorge avisa a Paula que vai trazer Cláudia no dia do almoço. A avó passa mal, mas não vê outra solução. Paula mostra seu vestido de noiva a Lúcia e pede que ela o use no seu casamento. Jorge explica a Francisca que não está pensando em casamento e, por isso, não ficará noivo dela. Os convidados chegam para o almoço e Lucas fica surpreso ao ver Cláudia chegar de braços dados com Jorge.

Capítulo 35
Lúcia percebe que Lucas ficou balançado com a presença de Cláudia. Francisca fica furiosa e vai cumprimentar Jorge, deixando-o constrangido. Mariana aparece na festa e pede para falar com Paula. Cacá pede Ximena em namoro. Mariana consegue conversar com Paula e lhe diz para tratar bem a Cláudia porque Jorge está apaixonado por ela. Cláudia e Lucas começam a dançar juntos e marcam um encontro no parque. Ao vê-los, Jorge dá um soco em Lucas e Lúcia um tapa em Cláudia. Ela e Lucas se encontram no parque.

Capítulo 36
Cláudia e Lucas garantem um ao outro que nada vai separá-los. Lucia não se conforma com o desaparecimento de Lucas e vai embora da festa. Jorge pede a William que ponha a polícia atrás de Lucas. Ximena se, recusa a dar um beijo em Cacá e diz que não é namorada dele. Lucas liga para casa para avisar que está bem, e Giácomo conta para ele que William mandou a polícia procurá-lo. Cacá convida Ximena para ir ao parque. Lucas leva Cláudia para uma casa de pescador numa praia afastada e ouve barulho de carro.

Capítulo 37
Lucas vai ver quem estacionou perto da casa onde está com Cláudia, mas não encontra ninguém. Ximena só aceita ir ao parque com Cacá porque ele aceitou levar também os amiguinhos dela. Jorge vai até a casa do pescador e diz a Cláudia que lhe dá mais um chance de ficar com ele, mas ela não quer. Cláudia sugere a Lucas voltar para Curitiba. Lúcia diz aos pais que vai se vingar de Lucas. Este avisa a Paula que vai se casar com Cláudia. Como ela não concorda, o neto diz que não precisa de seu dinheiro.

Capítulo 38
Paula não aceita o casamento de Lucas e lhe pergunta como vai se sustentar, mas ele diz que só quer ficar com Cláudia. Mais tarde, Lucas pergunta a avó se ela mudou de idéia, mas Paula continua irredutível. Então, ele entrega todas as suas chaves para ela e sai de casa. Gilda emprega Marília na clínica. Paula pára de depositar dinheiro na conta de Lucas. Helena explica a Cláudia que será mesmo preciso fazer o transplante de medula em Carolina. Lucas conta para Cláudia que Paula não aceitou seu casamento.

Capítulo 39
Cláudia fica desanimada com a notícia, mas Lucas garante que vai arranjar dinheiro para que possam se casar. Lucas volta para casa para pegar suas roupas e Paula tenta convencê-lo a ficar, mas ele a trata agressivamente. Cláudia comenta com Alice que a única solução para ter os US$ 200 mil é ficar amiga de Paula. Fontana começa a se interessar por Márcia. Marília conta a Fontana que está namorando Santiago. Cláudia visita Paula e esta lhe oferece US$ 200 mil para que ela se afaste de Lucas. Cláudia aceita.

Capítulo 40
Cláudia combina com Paula o dia para apanhar o dinheiro. Ximena confessa para Laleska que gosta de Trigo. Lucas propõe a Cláudia uma viagem para São Paulo, mas ela não aceita. Carolina pede que Tio Zé escreva uma carta para Trigo, contando que Ximena gosta dele. Lucas fica chateado porque não encontra Cláudia na casa de Alice. Lucas bebe demais num bar e briga com o dono. Um guarda aparece e o leva para a cadeia. William fica sabendo onde Lucas está preso e avisa a Jorge, que diz que não vai tirá-lo de lá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Capítulo 41
Um preso que estava na mesma cela de Lucas é libertado e vai avisar a Giácomo onde seu patrão está. O mordomo não lhe dá ouvidos, mas Paula acha melhor conferir. Com o pretexto de pedir sua ajuda para encontrar Lucas, Jorge marca um encontro com Cláudia. Ele tenta agarrá-la e ela lhe dá uma bofetada. William avisa a Jorge que Paula descobriu que Lucas está preso. Paula vai até a cadeia e Lucas é solto, mas não volta para casa. Cláudia vai pegar o dinheiro, mas Paula diz que agora aceita o casamento e lhe dará o dinheiro.

Capítulo 42
Paula explica a Cláudia que aceita o casamento para o bem de Lucas e pede que ela o traga de volta para casa. Jorge fica perplexo com a novidade. Trigo e Ximena começam a namorar. Cacá vê os dois juntos e quer brigar com Trigo, mas leva a pior. Cláudia encontra Lucas na casa do pescador e conta para ele que Paula aprovou o casamento. Os dois vão para a casa de Paula e marcam a data do casamento. Alice conta para a Cláudia que ela pode pegar até seis anos de cadeia por crime de bigamia. Chega o dia do casamento.

Capítulo 43
Enquanto o padre celebra o casamento, Cláudia pensa no crime de bigamia que está cometendo. Marília fica com ciúmes ao ver Fontana conversando com Márcia e avisa a Gilda, que não se preocupa. Lucas e Cláudia vão para a lua-de-mel. Geraldo comenta com Elisa que vai se vingar de Cláudia. Jorge comunica a Paula que vai se mudar. Guerra comete um erro médico e o paciente quase morre. Gilda pressiona Fontana para demiti-lo. Míriam conta a Alice que Geraldo pediu ao juiz para retirar de Cláudia a guarda de Carolina.

Capítulo 44
Alice diz a Míriam que vai localizar Cláudia. Fontana aconselha Guerra a se aposentar. Polaca deixa Geraldo morar nos fundos do bar. Alice consegue dar o recado para Cláudia. Márcia sugere a Paula fazer um chá beneficente para apresentar Cláudia à sociedade. Guerra avisa á Magnólia que vai vender a casa para comprar uma fazenda. Cláudia diz que não está se sentindo bem, pede que Lucas vá passear sozinho e sai em seguida. O juiz colhe os depoimentos de Geraldo e Cláudia. Lucas volta para casa e procura Cláudia.

Capítulo 45
Quando Lucas está saindo de casa para procurar Cláudia, ela chega. Geraldo conta a Polaca que o juiz não aceitou as denúncias dele contra Cláudia. Trigo comenta com Carolina que vai fugir do orfanato. Guerra chantageia Jorge e diz que, se for demitido, vai revelar todos os golpes dele para tomar a presidência da fábrica. Júlia aparece no lugar de William para levar Caca ao cinema. Elisa é despejada. Lucas e Cláudia voltam da lua-de-mel para a casa de Paula. Cláudia despista seu motorista particular e vai ver Carolina.

Capítulo 46
Elisa vê Cláudia chegando e tenta agredi-la, mas é contida por Tio Zé e Geraldo. Paula se alegra em saber que Lucas está interessado em assumir a presidência da fábrica. Fontana leva um cachorrinho macho para Márcia. Geraldo ameaça Cláudia com um revólver. Ela consegue acalmá-lo e diz que não vai fugir. Lucas diz a Cláudia que sua vida vai mudar e que era melhor ela não sair muito de casa. Lucas cobra os US$ 200 mil que Paula prometeu a ele e a avó diz que só libera o dinheiro se souber em que está sendo aplicado.

Capítulo 47
Lucas discute com a avó por causa do dinheiro. Fontana tenta beijar Márcia, mas ela pede que ele vá embora. Paula comenta com Márcia que não vai liberar o dinheiro porque não confia em Cláudia. Marília tem certeza de que Fontana está tendo um caso com Márcia. Helena avisa à Cláudia que precisa de dinheiro para comprar os remédios de Carolina. Ela pede que Alice venda seus presentes de casamento. Aninha é escolhida para ir ao chá beneficente de Paula. Cláudia se desespera ao ver a amiguinha da filha entrando na sala.

Capítulo 48
Cláudia vai para seu quarto rapidamente e não desce mais. Paula manda Márcia saber o que está acontecendo. Alice diz a ela que Cláudia não está se sentindo bem. Tio Zé e Rosa se preocupam com o sumiço das crianças, que só aparecem quase de noite. Aninha volta para o orfanato e os convidados de Paula vão embora. Ela dá uma bronca em Cláudia. Aninha entrega a Fiapo o dinheiro que Paula lhe deu. Trigo, Aninha e Clara fogem do orfanato. Cláudia sai para ver Carolina e Paula diz que vai acompanhá-la.

Capítulo 49
Paula leva Cláudia para fazer compras. Geraldo rouba o dinheiro que Fiapo havia guardado. Trigo manda Clara e Ana limparem pára-brisas de carro para ter dinheiro para comer. Fiapo descobre que roubaram o dinheiro. Alice vende um presente que Cláudia ganhou no casamento e compra os antibióticos para Carolina. Esta fica sabendo que Trigo fugiu do orfanato e vai procurá-lo. Guerra avisa a Magnólia que comprou uma fazenda. O bandido Gogó pega as crianças na rua e elas têm que roubar para ele. Carolina os encontra.

Capítulo 50
Trigo explica a Carolina que ela tem que fugir para também não ser presa por Gogó. Cláudia e Tio Zé ficam preocupados com o sumiço de Carolina. Fiapo deixa as crianças do orfanato sem comer até que elas digam onde está Trigo. Geraldo e Polaca vão a uma boate. Lucas estranha a demora de Cláudia e Paula acha que ela é muito irresponsável. Elisa e Fiapo discutem e ele a manda embora. Cláudia desmaia ao não encontrar Carolina e vai para a clinica. Lucas é avisado e Cláudia diz a ele que tem um segredo para lhe dizer.

Capítulo 51
Alice impede que Cláudia converse com Lucas. Depois, Alice explica a ele que Cláudia está esgotada por causa da pressão de Paula para que ela se torne uma moça fina. Elisa e Fiapo fazem as pazes. Fontana e Márcia se beijam apaixonados, mas ele decide ir embora da casa dela. Carolina e Chico dormem na rua. Trigo tenta fugir, mas Gogó acorda. Tio Zé esconde de Geraldo que Carolina sumiu. Lucas convida Alice a ficar o tempo todo ao lado de Cláudia e diz que ela terá licença na fábrica. Tio Zé sai à procura de Carolina.

Capítulo 52
Lúcia tenta seduzir Lucas e, como não consegue nada, cobra dele os US$ 10 mil que lhe emprestou. Tio Zé não encontra Carolina e diz a Míriam que é melhor avisar à policia. Paula contrata Ivan como motorista de Cláudia. Míriam vai contar a Geraldo sobre o sumiço de Carolina, mas desiste. Trigo consegue escapar e pede ajuda a Carolina. Ela liga para o Bar da Polaca, que chama Tio Zé. Nesse instante, Gogó prende Carolina e Chico. Elisa revela a Geraldo que sua filha desapareceu. Clara consegue se encontrar com Tio Zé.

Capítulo 53
Clara leva Tio Zé ao esconderijo de Gogó. Geraldo dá queixa de Cláudia ao juiz. Jorge ouve Cláudia pronunciar o nome de Laleska num delírio e não entende nada. Carolina passa mal porque perdeu os remédios na rua. Tio Zé chama policiais, que conseguem render Gogó e libertar as crianças. Trigo, Clara e Aninha voltam para o orfanato com Fiapo. Fontana força Jorge a dar alta para Cláudia. Míriam comenta com Helena que Carolina terá que voltar a morar no orfanato até o juiz decidir quem ficará com ela.

Capítulo 54
Míriam dá a noticia da decisão do juiz para Tio Zé, que conta a Alice. Magnólia acumula dívidas porque Guerra se recusa a lhe dar dinheiro. Jorge comenta com Lucas sobre a estranha cicatriz de Cláudia e pergunta se ele sabe do passado dela. Alice revela a Cláudia que ela tem nova audiência com o juiz. Ela sai sem que Lucas a veja. Cláudia se despede de Carolina, que volta para o orfanato por decisão definitiva do juiz. Lucas reclama por Cláudia ter saído sem avisar e lhe pergunta o que ela esconde de seu passado.

Capítulo 55
Cláudia enrola Lucas, não fala sobre sua cicatriz e diz que nada tem para esconder. Aída ouve a discussão e conta para Jorge. Magnólia avisa a Lúcia que a despensa está vazia. Guerra chega em casa e encomenda lagostas só para ele. As crianças apagam a luz do orfanato de propósito e Elisa e Fiapo tropeçam na escada. Tio Zé fica surpreso ao ver Geraldo cuidando de Chico e acha que ele tem salvação. Tio Zé arma o encontro de Geraldo e Cláudia no orfanato e sugere a ela que volte a morar com o marido.

Capítulo 56
Cláudia não aceita a proposta de Tio Zé. Elisa e Fiapo põem todas as crianças do orfanato de castigo. Geraldo fica animado quando Tio Zé lhe diz que existe uma chance de ele morar com Cláudia. Polaca ameaça contar a todos o seu romance com Geraldo se ele voltar a morar com Cláudia e ele tenta bater nela, mas é impedido por Mercadoria. Gilda desconfia de Marília e pede que Fontana a demita. Lucas comenta com Jorge que precisa arranjar US$ 10 mil. Geraldo vai ao orfanato e Fiapo não o deixa sair com Carolina.

Capítulo 57
Tio Zé não deixa Geraldo bater em Fiapo, que permite a saída de Carolina para um passeio. Gilda diz a Márcia que Fontana a está traindo. Carolina pede a Cláudia que volte a morar com Geraldo. Este se muda do Bar da Polaca. Magnólia aparece na hora do jantar na casa de Paula e todos reparam que ela está faminta. Num momento de distração dos empregados, ela pega todos os mantimentos que vê pela frente. Tio Zé pede que Chico conte a Cláudia que Geraldo o socorreu quando ele se feriu. Depois, Tio Zé deixa os dois conversando.

Capítulo 58
Cláudia discute com Geraldo e diz a Tio Zé que será impossível voltar a viver com o marido. Paula comenta com Jorge que Lucas está se saindo muito bem na fábrica. Alice sugere a Cláudia montar uma casa para Geraldo e Carolina. Assim, o juiz deixará a menina sair do orfanato. Jorge explica a William que vai fazer com que Lucas dê um desfalque na fábrica e Paula descubra. As crianças põem um sapo na cama de Elisa e Fiapo. William convida Júlia para morar com ele. Cláudia diz a Tio Zé que aceitou sua proposta.

Capítulo 59
Cláudia explica a Tio Zé que não vai dormir com Geraldo, apenas montará uma casa para ele e Carolina. Geraldo aceita o acordo. Lucas concorda com a sugestão de Jorge de pegar dinheiro emprestado da fábrica com William sem Paula saber. Caca não aceita que William se case com Júlia. Lucas manda brinquedos para o orfanato de Carolina. Guerra e Magnólia quebram quase a casa toda numa discussão. Tio Zé e Cláudia alugam a casa que era de Elisa. Guerra leva porcos e um cavalo para dentro da sala de jantar.

Capítulo 60
Lúcia e Magnólia brigam com Guerra. Jorge promete a Lucas que lhe dará a quantia que ele precisa em uma semana. Cláudia manda dinheiro para Tio Zé fazer reformas na casa. As crianças aprontam mais uma com Elisa e Fiapo, que, sem querer, joga uma torta na cara dela. Guerra diz a Magnólia que só vai tirar os bichos da sala se ela aceitar morar na fazenda. Passa-se uma semana e Jorge não dá o dinheiro para Lucas. Paula descobre que o neto deu um desfalque na fábrica. Geraldo leva Carolina para conhecer a casa nova.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Capítulo 61
Carolina fica contente ao saber que vai morar com os pais e as crianças fazem festa para ela. Lucas discute com a avó e diz que não quer mais ser presidente da fábrica. Ele também fica chateado com Jorge porque o irmão não Ihe deu o dinheiro como havia prometido e diz que não confia mais nele. Paula passa mal e comenta com Jorge que está pensando em outra pessoa para assumir a direção da Ludens. Gilda manda Marília se afastar de Fontana. Jorge dorme em casa para cuidar de Paula e tentar seduzir Cláudia.

Capítulo 62
Cláudia consegue se afastar de Jorge e vai ao encontro de Lucas. Alice fica sabendo que Paula vai fazer uma reunião para decidir o futuro da fábrica e conta para Cláudia. Varela faz chantagem com Jorge sobre seu passado e diz que, se ele não lhe der US$ 100 mil vai revelar tudo. Lucas e Cláudia aparecem na reunião e ele pede desculpas pelo seu erro, e garante ter condições de assumir a presidência. Paula concorda. Magnólia avisa a Guerra que vai dar uma festa. Tio Zé pressiona Cláudia a lhe dizer onde arranja dinheiro.

Capítulo 63
Cláudia não fala nada sobre seu casamento para Tio Zè. Jorge promete pagar a Varela o que ele pediu e o manda procurá-lo na clinica. Tio Zé vê Cláudia chegando no seu carro com motorista. Ela lhe diz que pegou uma carona, mas não convence. Guerra faz exames em Paula e, a pedido de Jorge, troca os resultados e diz que ela precisa se afastar do trabalho. Jorge pede qué Mariana dê um jeito de matar Varela. O juiz decide esperar alguns dias até mandar Carolina para casa. Cláudia acha melhor revelar a verdade para Tio Zé.

Capítulo 64
Cláudia explica a Tio Zé lhe que se casou para conseguir dinheiro para Carolina, mas ele não aprova. Lucas cobra o sumiço de Cláudia e ela diz que saiu sem avisar porque não gostou de saber que Jorge vai voltar a morar com eles. Fontana e Márcia passam a noite juntos, mas ele não consegue ir até o fim. Giácomo e Alice saem para um passeio. Varela vai à clínica e Mariana põe uma droga no chá para ele passar mal. Gilda acha um cheque de Márcia no bolso do paletó de Fontana. Mariana dá uma injeção em Varela e ele morre.

Capítulo 65
As enfermeiras explicam a Fontana que Varela foi atendido por Guerra. Elisa e Fiapo não deixam as crianças comemorarem o aniversário de Trigo. Fontana fica sabendo que Varela era amigo de Jorge e o chama à clinica. Gilda e Jorge acusam Guerra de ser o responsável pela morte de Varela. A mulher de Varela leva o caso à policia. Cláudia recebe telefonema de Tio Zé e Lucas fica mais intrigado ainda. Mariana mente para Josefina que Guerra pediu a ela um remédio para dar a Varela. Cláudia se encontra com Tio Zé.

Capítulo 66
Tio Zé dá um prazo de três meses para que Cláudia conte tudo a Lucas e Geraldo. Ao chegar em casa, Cláudia explica a Lucas que foi visitar um amigo estrangeiro que precisava de dinheiro. O delegado avisa a Fontana que Varela recebeu excesso de uma certa substância e o médico levanta a hipótese de assassinato. Elisa e Fiapo dizem para Trigo que ele vai ser transferido para outro orfanato. Mariana presta depoimento e pede que Jorge fique ao seu lado. O delegado pergunta a ela como foi o atendimento a Varela.

Capítulo 67
Mariana se controla ao prestar depoimento para o delegado. Elisa briga com Cláudia porque ela levou doces para as crianças no orfanato. No depoimento, Josefina diz que não aconteceu nada estranho na clinica no dia em que Varela morreu. Fontana não resiste e beija Marília apaixonadamente. Paula cobra explicações de Márcia sobre as acusações de Gilda de que ela estaria tendo um caso com Fontana. Elisa vê Cláudia saindo do escritório do agiota Irineu e fica sabendo que a cunhada vende objetos de valor para ele.

Capítulo 68
Irineu conta a Elisa que Cláudia lhe vendeu um anel de US$ 5 mil, deixando-a muito intrigada. O delegado revela a Jorge que descobriu que Varela era advogado de traficantes e contrabandistas. Gilda pede desculpas a Marília por achar que ela era amante do marido. Márcia marca encontro com Fontana, mas ele diz que não quer mais nada com ela Elisa comenta com Fiapo que vai usar Carolina para chantagear Cláudia e diz à menina que, para Trigo não ir embora, ela terá que dizer que não quer voltar para casa.

Capítulo 69
O delegado vai ao apartamento de Mariana e pergunta às enfermeiras se elas têm alguma novidade sobre o caso, deixando Mariana nervosa. Fontana sai para jantar com Marília e dá uma desculpa para Gilda, que não acredita nele. Ela vai até a casa de Paula e acusa Márcia. Míriam avisa a Cláudia que o juiz marcou nova audiência. Carolina garante a Elisa que vai fazer o que ela mandou. Gilda comenta com William que os clientes estão deixando a clinica. Quando Cláudia vai ao orfanato buscar Carolina, ela diz que prefere ficar.

Capítulo 70
Geraldo tenta levar Carolina à força, mas Cláudia conversa com ela e tem certeza de que a filha está escondendo alguma coisa. Míriam explica a Cláudia que terá que cancelar a audiência com o juiz. Cláudia procura Elisa e esta diz que pode fazer com que Carolina mude de idéia se ela lhe arranjar dinheiro. Depois, Elisa vê Cláudia entrando num carro de luxo e anota a placa. Na reunião do conselho da clinica, todos acusam Guerra, que pede demissão. Fiapo conta a Elisa que descobriu que o carro pertence a Paula Candeias de Sá.

Capítulo 71
Elisa comenta com Fiapo que Cláudia deve ser amante do marido de Paula. Eles ligam para lá e Giácomo atende. Ele se faz passar por marido de Paula e marca um encontro. Elisa revela a Giácomo que Cláudia é casada. Guerra diz ao delegado que Jorge tinha ligações com Varela. Márcia sai com Fontana e ele conta que está apaixonado por Marília. Gilda os seque e flagra o marido no apartamento de Márcia. Giácomo diz a Paula, na frente de Cláudia, que foi ao casamento de uma amiga com Geraldo na Rua das Flores.

Capítulo 72
Cláudia estranha os comentários de Giácomo, mas não fala nada com ele. Fontana tenta explicar a Gilda que não tem nada com Márcia, mas ela não lhe dá ouvidos. Cláudia comenta com Alice que tem certeza de que Giácomo vai contar tudo para Lucas. Gilda diz a Paula que flagrou Fontana com Márcia. Magnólia apóia Guerra e diz que vai provar sua inocência. Fontana busca Gilda na casa de Paula, mas ela prefere dormir lá. De manhã, Márcia vai até a casa de Paula e se encontra com Gilda. Giácomo chama Cláudia para conversar.

Capítulo 73
Giácomo garante a Cláudia que não vai contar seu segredo a ninguém e arranja uma saída para enrolar Elisa. O delegado comenta com Guerra que Mariana estava muito nervosa nos depoimentos. Giácomo diz a Elisa e Fiapo que não vai dar dinheiro para eles e que, se contarem alguma coisa a Paula, os bota na cadeia. Fontana se muda para o apartamento de Jorge e consegue fazer com que Gilda o veja junto com Marília. Elisa acusa Laleska de ter contado a ela quem pôs o besouro na sua boca e as crianças acreditam.

Capítulo 74
Trigo, Aninha e Clara ficam chateados com Laleska. Fontana conta para Gilda que se apaixonou por Marília e vai pedir o divórcio. Gilda não aceita e chora copiosamente. Márcia se descontrola ao saber. Laleska tenta explicar a Trigo o que aconteceu, mas ninguém fala com ela. Jorge dá um remédio para Paula passar mal. Guerra conversa com Mariana sobre Varela e percebe que ela se altera. Lúcia avisa a Lucas que Cláudia tem um encontro. Ele a segue, a vê entrar num bar e pergunta por quem ela está esperando.

Capítulo 75
Tio Zé chega para o encontro com Cláudia e explica que ela vai contratá-lo para ser Papai Noel do orfanato, deixando Lucas aliviado. Ele chama Tio Zé para participar da festa na fábrica. Lucas aceita a sugestão de William de fazer um curso em São Paulo. As crianças se preparam para o Natal. Elisa liga para Paula e diz que seu marido tem uma amante, mas ela acha que é trote. Lúcia reclama com Jorge por ele ter se enganado sobre o encontro de Cláudia. Na audiência com o juiz, Laleska diz que não quer morar com os pais.

Capítulo 76
Laleska diz que quer ficar com os pais só no Natal. Gilda chama Fontana para passar o Natal com ela, mas ele se recusa. Para se vingar do marido, Gilda convida Flávia para assumir a clínica. Trigo, Aninha e Clara fazem as pazes com Laleska. Tio Zé se veste de Papai Noel na festa da fábrica e fica surpreso ao rever Paula. Jorge e Fontana pressionam Gilda e dizem que vão abandonar a clinica. As crianças fogem para ver o coral natalino com Cláudia. Quando eles voltam, Fiapo diz a Cláudia que ela vai se entender com o juiz.

Capítulo 77
O juiz pune Cláudia e não deixa que Carolina saia do orfanato na noite de Natal. Elisa cancela a festa das crianças. Jorge convida Lúcia para cear na sua casa e propõe que eles finjam estar namorando para provocar ciúme em Lucas. Cláudia e Tio Zé tentam ver Laleska à noite, mas não conseguem entrar. Na festa na casa de Paula, Jorge dá um beijo em Lúcia na frente de Lucas, mas ele não se abala. Magnólia e Gilda fazem as pazes. Tio Zé, vestido de Papai Noel, entra pela chaminé do orfanato e acorda as crianças.

Capítulo 78
As crianças recebem os presentes e se despedem do Papai Noel. Jorge comenta com William que chegou a hora de afastar Lucas da empresa. Gilda desiste de nomear Flávia para a direção da clínica. Lucas viaja para São Paulo. Cláudia combina com Tio Zé que, assim que Lucas voltar da viagem, ela vai revelar seu passado. Depois, ela comenta com Alice que Tio Zé ficou estranho quando ouviu o nome de Paula. Gilda e Fontana vão juntos a um jantar para manter as aparências. Cláudia decide contar tudo a Paula.

Capítulo 79
Cláudia tenta contar a Paula sobre seu passado, mas ela começa a passar mal. Jorge e Guerra são chamados para atendê-la e combinam forjar exames. Lucas fica bêbado num bar. Márcia liga para o hotel para avisá-lo sobre Paula, mas não o encontra. Giácomo comenta com Cláudia que a viagem de Lucas pode ter sido proposital para afastá-lo da empresa. Elisa briga com Fiapo porque ele estava paquerando Miriam. Paula é aconselhada pelos médicos a se afastar do trabalho e nomeia Jorge para presidir a fábrica.

Capítulo 80
Cláudia diz a Paula que vai encontrar Lucas a tempo de ele poder assumir a empresa. As crianças implicam com, Laleska ao descobrirem que ela está gostando de Trigo. Cláudia acusa Jorge de querer tomar o lugar de Lucas. William pede ao seu amigo em São Paulo que não deixe Cláudia achar Lucas. Santiago pede ao pai para fazer musicoterapia na clínica. Cláudia vê Lucas com uma gueixa. Paula fica sabendo que Lucas está bêbado e resolve mesmo nomear Jorge. Jorge comemora com Lúcia e o chama para trabalhar com ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Capítulo 81
Guerra interrompe um beijo de Lúcia e Jorge. Lucas volta a si e tem certeza de que armaram um plano para ele ficar bêbado. Fontana e Gilda oferecem um jantar em casa para manter as aparências na frente de um casal de amigos e Marília fica furiosa. Cláudia e Lucas ficam sabendo que Paula já nomeou Jorge. Lúcia diz a Jorge que tem certeza de que vai se apaixonar por ele. Fontana dorme na casa de Gilda. Lucas assiste à posse de Jorge na fábrica e Paula lhe explica que agora ele está subordinado a Jorge.

Capítulo 82
Lucas discute com a avó e diz que não vai ficar subordinado a Jorge. Para agradar aos funcionários da fábrica, Jorge dá aumento salarial de 15%. Francisca briga com Lúcia porque ela está namorando Jorge. Lucas acusa William de ter preparado uma cilada para ele em São Paulo e os dois quase saem no tapa. Lucas comenta com Cláudia que está querendo desistir da presidência da fábrica. Ela chama Tio Zé para animá-lo. Lúcia e Jorge dormem juntos. Cláudia e Lucas vão conversar com Jorge sobre sua nova função.

Capítulo 83
Jorge explica a Lucas que sua intenção é prepará-lo para a presidência da empresa, mas, enquanto isso, ele ficará subordinado a William. Lúcia pergunta a Cláudia se ela quer voltar a trabalhar na fábrica e ela a trata mal. Míriam organiza um passeio com as crianças do orfanato para Vila Velha. O juiz permite que Laleska passe uma noite na casa dos pais. Cláudia diz ao marido que Alice precisa de sua companhia numa viagem. Quando ela está saindo, Paula anuncia que vai fazer uma reunião e exige a presença de todos.

Capítulo 84
Paula diz a Lucas que ele deve aceitar as ordens de Jorge. Para ajudar Cláudia, Giácomo vai até o orfanato e, como se fosse Bartolomeu Candeias de Sá, obriga Elisa e Fiapo a deixarem Laleska sair do orfanato mesmo sem a presença de Cláudia. Lúcia discute com Lucas. Geraldo tenta dormir com Cláudia, mas ela prefere o sofá da sala. Wiliam diz a Lucas que ele precisará cumprir horário. Marília revela a Francisca que Lúcia está mesmo namorando Jorge. Ela vai até a sala da fábrica e interrompe um beijo dos dois.

Capítulo 85
Lucas descobre que Cláudia lhe mentiu sobre a viagem com Alice. Fiapo avisa às crianças que elas vão passear em Vila Velha. Jorge e Lúcia oficializam o namoro. Lucas sai sozinho à noite e Cláudia estranha. Ele vai até a fábrica e checa no computador o endereço de Tio Zé. No dia seguinte, Cláudia diz a Lucas que tem algo importante para lhe dizer e marca encontro na fábrica. Lucas vai para a Rua das Flores para falar com Tio Zé. Cláudia não encontra Lucas na fábrica. Ele descobre que Cláudia é casada e tem uma filha.

Capítulo 86
Lucas vê Geraldo e fica perplexo. Trigo comenta com Clara que vai terminar o namoro com Ximena e Laleska ouve. Cláudia fica preocupada com o sumiço de Lucas. Guerra viaja para Rio de Janeiro atrás da viúva de Varela. Lucas vai para a praia, se aconselha com um sábio pescador e decide voltar para casa. Durante o passeio, Trigo termina o namoro com Ximena. Ela cai de uma pedra alta e desmaia. Quando Lucas chega em casa, Cláudia tenta lhe contar a verdade, mas ele diz que já sabe de tudo e lhe dá um tapa.

Capítulo 87
Cláudia implora o perdão de Lucas, mas ele a manda embora. Lucas decide sair para conversar com Cláudia, mas a deixa sozinha na rua. Ximena vai para o hospital. Lúcia comenta com Jorge que vai procurar Lucas. Cláudia se desabafa com Alice. A viúva de Varela diz a Guerra que tentará descobrir qual a ligação de seu marido com Jorge. Lúcia encontra Lucas num bar e ele a trata mal. Fontana se encontra com Lucas e este pede ao médico que vá confortar Cláudia, sem dizer onde ele está. Fontana chega à casa de Cláudia.

Capítulo 88
falar com ele e Fontana o leva até a casa da praia. Fontana fica sabendo da bigamia de Cláudia e Tio Zé conta para Lucas que Geraldo é muito violento. Fontana leva Ximena para sua clinica. Lucas avisa a Paula que está hospedado numa pousada com Cláudia. Giácomo declara seu amor a Francisca, mas ela não leva a sério. Lucas diz a Tio Zé que vai procurar Geraldo. Tio Zé vai antes e Geraldo lhe dá um tiro na hora em que Lucas chega.

Capítulo 89
Tio Zé leva um tiro de raspão no ombro e Lucas se atraca com Geraldo. Este ouve barulho de sirene de polícia e foge. Os policiais vão atrás de Geraldo, mas ele consegue fugir. O investigador comenta com Polaca que Geraldo assaltou um banco. Gilda discute com Fontana porque ele está atendendo Ximena de graça. Jorge descobre que Guerra viajou para o Rio e desconfia de que ele foi falar com a viúva de Varela. Giácomo dá uma rosa para Francisca. Geraldo liga para Polaca. Lúcia encontra Cláudia no apartamento de Alice.

Capítulo 90
Geraldo pede que Polaca avise a Cláudia e Tio Zé que ele vai voltar para acertar contas. Lúcia garante a Cláudia que vai revelar a Paula que os dois estão separados. Polaca fala para Tio Zé sobre as ameaças de Geraldo. Lúcia conta sobre a separação de Lucas e Cláudia para Paula. Lucas pede a Tio Zé que o leve ao orfanato para conhecer Laleska e ele se encanta pela menina. Gilda recebe a notificação da Justiça sobre o processo movido pela viúva de Varela. Fontana convida Márcia para sair. Lucas procura Cláudia.

Capítulo 91
Lucas explica a Cláudia que os dois não podem se separar agora para que ele possa assumir a presidência da fábrica, mas afirma que ele só quer manter as aparências. Fontana se desabafa com Márcia e diz que está insatisfeito com Marília. Lucas e Cláudia voltam para a mansão e Jorge fica decepcionado. Lucas conta a Cláudia que conheceu Carolina. Santiago toca violão para Ximena e explica a Fontana que ela vai melhorar com a musicoterapia. Guerra descobre que um dos netos de Paula morreu no acidente de avião.

Capítulo 92
Guerra lê nos jornais franceses o nome de Jorge como um dos bebês mortos. Para tirar a dúvida, ele diz a Magnólia que precisa ir a Paris verificar pessoalmente. Ximena melhora e volta para casa. Jorge desconfia da viagem de Guerra e comenta com Mariana que ele deve estar investigando o acidente de avião. Ela avisa ao delegado que Guerra vai viajar. Para despachar Giácomo, Francisca mente que tem namorado. Cláudia é informada que Carolina está passando mal. Na hora de Guerra embarcar, aparece o delegado.

Capítulo 93
Guerra mostra ao delegado a autorização do juiz para viajar. Lucas pede ajuda a Fontana e ele consegue internar Carolina. Lucas interrompe uma reunião na fábrica e diz que Jorge errou ao aumentar os salários. Fontana diz a Cláudia que Carolina precisa ser operada e encontrar um doador compatível. Passa-se uma semana e Fontana comunica a Cláudia que encontraram o doador de medula. A operação é um sucesso e Fontana assegura a Cláudia que Carolina está curada. Jorge busca Guerra no aeroporto.

Capítulo 94
Guerra marca uma conversa com Jorge. As crianças do orfanato jogam ovos em Fiapo. Guerra revela a Jorge que descobriu que ele não é neto de Paula e que mandou matar Varela porque este o chantageava. Para ficar calado, Guerra exige que Jorge limpe seu nome na policia. Cláudia combina com Lucas de mentir que vai viajar para ela poder ficar em casa com Carolina. Jorge conta para Mariana que Guerra já sabe de tudo. Francisca marca um encontro com Giácomo. Mariana confessa ao delegado que matou Varela.

Capítulo 95
Mariana explica ao delegado que teve um caso com Varela e que o matou porque ele a abandonou. Guerra fica sabendo do depoimento de Mariana e não acusa Jorge. O delegado não se convence das declarações de Mariana. As crianças pedem a Míriam que tire Fiapo e Elisa do orfanato. Jorge diz a Mariana que vai arrumar advogado para ela. Tio Zé conta para Lucas que Cláudia está sendo chantageada por Elisa. Márcia convida Fontana para jantar em sua casa. Lucas vai com Giácomo ao encontro com Elisa.

Capítulo 96
Elisa exige dinheiro de Giácomo, se não ela vai à casa de Paula. Giácomo diz a Cláudia que Lucas vai resolver o problema com Elisa. Mariana faz a reconstituição do assassinato. Fontana e Gilda decidem vender a clínica. Fontana atende aos pobres na Rua das Flores. Giácomo diz a Francisca que não vai descansar enquanto não descobrir quem é seu namorado. Lucas diz a Paula que tem condições de assumir a presidência. Ela consulta Jorge, que não concorda com Lucas. Elisa e Fiapo chegam à casa de Paula.

Capítulo 97
Lucas recebe Elisa e Fiapo e debocha deles dizendo que seu avô morreu há muito tempo. Paula tenta reconciliar Jorge e Lucas. Giácomo convida Francisca para jantar, Elisa e Fiapo vão ao cemitério e conterem que o patriarca da família morreu mesmo. As crianças do orfanato pegam um gatinho na rua. Francisca diz a Giácomo que tem medo de se envolver com ele porque não sabe nada sobre seu passado. Guerra exige que Jorge compre a clínica de Fontana para ele. Magnólia e Guerra procuram Gilda e dizem que desejam comprar a clínica.

Capítulo 98
Gilda se recusa a vender a clínica, mas Guerra e Magnólia sugerem que ela pense com mais calma. William obriga Cacá a aceitar Júlia como sua mulher. Fontana diz a Gilda que a única solução para sair da crise é vender a clínica. Jorge e Lúcia estranham a ausência de Cláudia. Júlia conta a William que Cacá se recusou a comer e ele pede que ela tenha paciência. Paula pergunta a Jorge se ele está interessado em comprar a clínica, mas ele garante que não. Gilda aceita vender a clínica, mas fica com 30% da sociedade.

Capítulo 99
Magnólia e Guerra comemoram a compra da clínica. Alice comenta com Cláudia que Giácomo tem um segredo sobre seu passado. Guerra assume a direção da clínica. O gato adoece e as crianças se lembram de chamar Fontana. Com a desculpa de que vai tratar de Aninha, ele cuida do gatinho. Jorge decide fazer um jantar para unir Magnólia e Gilda, mas esta não sabe se vai. Cláudia volta para a mansão. Lúcia combina com Jorge que vai tomar conta de todos os passos de Cláudia. Lucas e Cláudia não resistem e dormem juntos.

Capítulo 100
Lucas diz a Cláudia que não entende o que sente por ela. Giácomo avisa aos dois que os convidados foram embora e que eles podem ir para, a casa ficar com Laleska. Lúcia discute com os pais porque eles declararam aos jornais que Gilda foi incompetente na direção da clínica. Lucas pede desculpas a Cláudia pelo que aconteceu entre eles. Aída percebe que Cláudia não dormiu em casa e conta para Jorge. Paula leva Cláudia para visitar o bispo e ela confessa que é bígama. O bispo a aconselha a contar tudo para Paula.

Capítulo 101
Paula estranha a demora de Cláudia no confessionário. Lucas avisa a Jorge que está com empresários canadenses no escritório, mas o irmão se recusa a recebê-los. Lucas invade a sala de Jorge e o obriga a atendê-los. Gilda decide ir ao jantar e vê que ela e Magnólia estão usando o mesmo vestido, As duas trocam ironias o tempo todo. Aída derruba sopa. de propósito, na saia de Lúcia. Lucas discute com Jorge e lhe dá um soco. Fontana e Gilda se beijam. Lucas e Cláudia saem à noite para a Rua das Flores e Lúcia e Jorge os segue.

Capítulo 102
Jorge e Lúcia anotam o endereço do lugar e decidem voltar no dia seguinte. Gilda e Fontana dormem juntos. Quando Lucas volta para a mansão, Giácomo lhe conta que viu Lúcia e Jorge os seguir de carro. Lucas sai de casa e liga para a avó avisando que vai se atrasar. Paula comunica aos netos que Lucas vai assumir a presidência da fábrica. Cláudia e Lucas procuram um advogado e este lhes diz que será preciso anular o casamento. Lúcia e Jorge descobrem que Cláudia é casada e tem uma filha e revelam para Paula.

Capítulo 103
Paula cobra explicações de Cláudia sobre sua bigamia, mas ela sai correndo da sala. Paula desiste de nomear Lucas para a presidência da fábrica e expulsa Cláudia. Todos estranham a reação de Lucas, que apóia a mulher. Na saída, a mala de Cláudia é revistada. Elisa conta para os vizinhos que Cláudia tem dois maridos e eles se revoltam. As crianças contam para Laleska que a mãe dela é vigarista. Quando Cláudia chega em casa, os vizinhos fazem uma roda em torno dela e a xingam. Laleska também se recusa a falar com a mãe.

Capítulo 104
Lucas explica a Paula que não pode condenar Cláudia porque a ama. Francisca bebe um pouco demais e dá um beijo em Giácomo. Laleska se recusa a comer com Cláudia e vai para a casa de Tio Zé. Os vizinhos apedrejam a casa de Cláudia. Tio Zé dá uma bronca em todos e Laleska acaba fazendo as pazes com a mãe. Aída conta para Jorge que viu Giácomo conversando com Lucas. Jorge comenta com Lúcia que vai botar a noticia da bigamia de Cláudia em todos os jornais. Cláudia sai para fazer compras no bar da Polaca.

Capítulo 105
Polaca manda Cláudia embora de seu bar, e Tio Zé vai em seu lugar. Mercadoria conta para Tio Zé que estão organizando um movimento para expulsar Cláudia da rua. Alice é informada de que será demitida e’ pede ajuda a Júlia. Paula demite Ivan. Lucas insiste. com Jorge e este desiste de mandar Alice embora. As crianças evitam brincar com Laleska. Francisca diz para Giácomo que não se lembra: de tê-lo beijado. Lucas convence Paula a não demitir Giácomo. Ele vai visitar Cláudia e é cercado por Elisa e Fiapo.

Capítulo 106
Fiapo empurra Giácomo e os dois começam a brigar. Guerra reclama com Magnólia porque ela está usando roupas de adolescente. Marília vai para a casa de Márcia esperar Fontana. Quando ele chega, se enfurece e termina o namoro com ela. Clara vê que Elisa e Fiapo estão escondendo um bebê. Lucas tem certeza de que foi Jorge quem mandou botar a noticia no jornal. As crianças voltam a brincar com Laleska. Marília diz a Gilda que Fontana está de caso com Márcia. Jorge manda Aída denunciar Cláudia na polícia.

Capítulo 107
Giácomo escuta a conversa de Aída com Jorge e conta para Lucas. A empregada vai até a delegacia e diz que Cláudia. além de ter dois maridos, lhe roubou um anel. Lúcia diz a Jorge que ele está exagerando na perseguição a Lucas. O investigador policial vai à casa de Cláudia e a chama para acompanhá-la à delegacia. Lucas aparece e diz que ele não tem o direito de levá-la sem a intimação policial. Míriam comenta com Cláudia que ela terá que dar explicações ao Juiz de Menores sobre sua bigamia. Mariana procura Cláudia.

Capítulo 108
Mariana presta sua solidariedade a Cláudia. Elisa põe as crianças de castigo até descobrir quem “inventou” que ela está escondendo um bebê. Lucas pressiona Aída para dizer quem a mandou denunciar Cláudia. Paula não acredita na história de Aída e a demite, mas Jorge consegue convencer a avó a mudar de idéia. Marília procura Fontana na casa de Gilda. Lucas contrata um advogado para Cláudia. Elisa e Fiapo contam a Jorge que Cláudia vendia objetos de valor para um agiota. Geraldo vê a foto de Cláudia no jornal.

Capítulo 109
Na delegacia, Cláudia diz que não roubou anel nenhum. Jorge fica sabendo que Cláudia vendeu o anel que ele havia lhe dado. Luis Ortega, o novo diretor da agência de publicidade, arranca suspiros de Lúcia e Francisca. Esta bebe champanhe e volta a seduzir Giácomo. Cláudia não aceita que Lucas pague o advogado. Magnólia é apresentada a Luís, e ele se desmancha em elogios. Surge um clima entre Gilda e William, e Cacá incentiva. Jorge conta para Lucas que tem como provar que Cláudia vendeu o anel que era de Aída.

Capítulo 110
Paula fica perplexa com a revelação de Jorge, e Lucas se cala. Passa o pileque e Francisca volta a destratar Giácomo. Irineu cobra o dinheiro que Cláudia está lhe devendo. Tio Zé pede ajuda a Lucas, e ele promete saldar a dívida. Cláudia explica a Lucas que ganhou o anel de Jorge. Ele acredita, mas não gosta muito de saber. William manda flores para Gilda. Fontana mostra seu novo consultório, na Rua das Flores, para Márcia. Lucas marca um encontro com Jorge, na fábrica, e diz que o irmão pode mostrar seu verdadeiro caráter.

Capítulo 111
Jorge provoca Lucas e ganha dois socos no rosto. Irineu confirma ao delegado que Cláudia era sua cliente. Geraldo aparece no bar de Polaca e, depois, faz uma visitinha ao orfanato. Elisa esconde o irmão. Paula estranha ver Jorge e Lucas machucados, mas eles não comentam nada. O delegado diz a Cláudia que ela terá que provar que não roubou o anel de Aída. Cláudia pede ajuda a Lucas, mas ele se recusa a falar com ela. Geraldo conta para Elisa que vai matar Cláudia e Lucas. Ele aparece na Rua das Flores e abraça Laleska.

Capítulo 112
Laleska fica assustada com Geraldo. Elisa conta para Jorge que Geraldo pode ser útil a ele, e o médico se interessa. Laleska revela a Cláudia que Geraldo falou com ela. O investigador avisa a Lucas que ele será chamado a depor. Cláudia vai ao orfanato procurar Geraldo, mas não o encontra. Gilda aceita o convite de William para jantar. O delegado pergunta a Lucas se ele sabia que Cláudia já era casada. Cláudia recebe um bilhete de Geraldo marcando um encontro. Ao chegar, ele aponta uma arma na direção dela.

Capítulo 113
Geraldo diz a Cláudia que ia matá-la, mas desistiu porque vai primeiro se vingar de Lucas. Lucas garante para o delegado que não sabia que Cláudia tinha outro marido, mas defende a mulher. Jorge e Elisa dormem juntos. Lúcia estranha o sumiço de Jorge. Fontana fica com ciúmes ao saber que Gilda saiu com William, e discute com a ex-mulher. Para se livrar de Geraldo, Lucas leva Cláudia e Laleska para a casa de praia. Jorge ameaça Giácomo. Júlia percebe que William está interessado em outra mulher. Jorge se encontra com Geraldo.

Capítulo 114
Jorge explica a Geraldo que deseja destruir o irmão e, se ele for seu aliado, vai ajudá-lo a se livrar da polícia. Lucas dá queixa das ameaças de Geraldo a Cláudia. Elisa exige que Tio Zé lhe diga onde Cláudia está, mas ele a manda embora, Luís convida Alice para almoçar. Em vão, o delegado tenta tirar informações de Paula sobre Cláudia. Elisa sai novamente com Jorge, e Fiapo estranha. Geraldo invade a casa de Paula. As crianças contam para Tio Zé que viram Geraldo no orfanato. Jorge leva Geraldo para se entregar à polícia.

Capítulo 115
Tio Zé avisa a Lucas que Geraldo está no orfanato. O delegado colhe o depoimento de Geraldo e o deixa em liberdade. Na saída, ele diz aos jornalistas que vai lutar pela guarda da filha. Lucas, Tio Zé e Mírian vão ao orfanato e não encontram Geraldo, mas um bebê. Quando Elisa e Fiapo chegam, mostram os pais da criança a eles, que ficam sem graça. Jorge dá dinheiro para Geraldo e diz que ele terá um emprego. William manda Júlia embora de sua casa. Polaca dá uma festa para comemorar a volta de Geraldo, e Tio Zé aparece.

Capítulo 116
Geraldo manda Tio Zé comunicar a Cláudia que voltou para brigar pela guarda de Laleska. Para sair com Francisca, que bebeu champanhe novamente, Giácomo pede que Feriado fique em seu lugar. Paula vê e não gosta. Gilda e William dançam numa boate e vêem Ortega, Alice e Magnólia chegando, Ortega dança com Magnólia, que fica satisfeita. Gilda e William estão em casa quando Fontana liga e faz cena de ciúme. Cláudia e Laleska voltam para a Rua das Flores. Geraldo fica sabendo e vai até lá dizer que ficará com a filha.

Capítulo 117
Geraldo e Cláudia discutem, Laleska diz que não quer morar com o pai, e Fontana chega para mandá-lo embora. Fontana alerta Gilda do mau-caráter de William. Lúcia comenta com Magnólia que está mais apaixonada por Jorge do que estava por Lucas. Fiapo ameaça expulsar Elisa se ela continuar saindo sem dizer para onde vai. Numa festa no bar da Polaca, Márcia toca piano junto com o acordeonista. Santiago apresenta Irene, uma amiga sua, para Lucas. Mariana visita Cláudia e desconfia de que ela está grávida.

Capítulo 118
Cláudia acha que Mariana pode estar certa e pede que ela não comente nada com ninguém. William fica chateado porque Gilda não quis dormir com ele. Giácomo conclui que Francisca fica diferente quando bebe champanhe e se aproveita disso. Quando ele vai buscar mais uma garrafa, o efeito passa e Francisca volta a tratá-lo com grosseria. Irene e Lucas se beijam, mas ele pensa em Cláudia. Jorge reclama com Mariana porque ela foi visitar Cláudia. Esta vai falar com Lucas na fábrica e o vê entrar com Irene.

Capítulo 119
Lucas diz a Cláudia que Irene é só uma amiga. Guerra exige mais dinheiro de Jorge para investir na clínica. Elisa não percebe que esqueceu seu colar no apartamento de Jorge. Cláudia avisa a Lucas que o Juiz vai chamá-la para depor sobre a guarda de Laleska, e pede que ele sirva de testemunha. Tio Zé leva as crianças do orfanato para brincarem com Laleska. Fontana propõe a Gilda voltar para casa se ela deixar de sair com William. Lúcia encontra o colar de Elisa. Cláudia recebe o resultado positivo do exame de gravidez.

Capítulo 120
Jorge explica a Lúcia que o colar é de Elisa, que o esqueceu quando foi falar com ele sobre Geraldo. Este encontra Lucas no bar da Polaca e se controla para não avançar nele. Paula empresta dinheiro a Márcia para ela entrar de sócia no bar da Polaca. Elisa vai buscar as crianças do orfanato. Gilda conta para os filhos que não vai aceitar a proposta de Fontana. Chega o dia da audiência com o Juiz de Menores. Elisa diz a Laleska que, se ela não afirmar para o Juiz que quer morar com o pai, Trigo vai sumir. Laleska fala com o Juiz.

Capítulo 121
Sai a decisão do juiz: Laleska fica com Cláudia. O juiz avisa a Elisa que Laleska lhe contou sobre sua ameaça e que, se algo acontecer a Trigo, ela será a responsável. Fiapo dá uma bronca em Elisa por causa da chantagem. Cláudia comenta com a filha que vai viajar. Alice convida Ortega para sair, e não gosta de saber que ele chamou Magnólia. Rosa e Polaca pedem desculpas por terem maltratado Cláudia. Fontana faz exame de sangue em Cláudia e ela lhe conta que vai viajar. Cláudia compra uma excursão para Vila Velha.

Capítulo 122
Cláudia também compra duas passagens para o Rio de Janeiro. Lucas doa sangue e Fontana aproveita pa. ra recolher uma amostra para fazer exame de paternidade. Cláudia se encontra com Lucas e se despede dele. Elisa passa a tratar as crianças com delicadeza. Fontana garante a Gilda que vai provar que William é mau-caráter. Cláudia avisa a Geraldo que vai fazer uma viagem rápida com Laleska. Jorge fica sabendo que Mariana se encontrou com Tio Zé e exige que ela se afaste dele. Cláudia se despede de todos e vai embora.

Capítulo 123
Tio Zé comenta com Fontana que tem a sensação de que Laleska não vai mais voltar. Guerra manda que Magnólia dê um basta ao assédio de Ortega. Tio Zé chama Giácomo para dar aula de futebol no orfanato. Lucas alerta Gilda que William é mau-caráter, mas ela não dá ouvidos. Ortega se declara apaixonado por Magnólia. Cláudia e Laleska vão para um hotel, no Rio. Tio Zé, Geraldo e Lucas ficam sabendo que Cláudia não vai mais voltar. Giácomo começa a dar aula de futebol para as crianças. Cláudia liga para Tio Zé.

Capítulo 124
Cláudia pede que Tio Zé vá para o Rio, por uns dias, para tomar conta de Laleska, enquanto ela trabalha á noite numa churrascaria. Elisa fica atenta ao telefonema. Lucas deixa claro para Irene que ainda não esqueceu Cláudia. William convida Gilda para morar com ele, e ela promete pensar. Elisa segue Tio Zé e descobre que ele comprou passagem para o Rio. Fontana ameaça William, caso ele faça Gilda sofrer. Fontana fica sabendo que Geraldo vai atrás de Cláudia e conta para Lucas que ela está esperando um filho seu.

Capítulo 125
Lucas garante a Fontana que vai chegar logo no Rio. No bar de Polaca, Giácomo oferece uma música para Francisca, mas ela lhe dá um tapa no rosto. Lucas consegue parar o ônibus de Tio Zé, na estrada. Conta para ele que Cláudia está grávida e, por isso, fugiu. Lucas explica a Cláudia que Geraldo está atrás dela e garante que vai assumir o filho. Gilda provoca Fontana, ao dizer que vai morar com William. Francisca avisa a Magnólia que Ortega está internado num hospital. Fontana revela a Paula que Cláudia está grávida.

Capítulo 126
Paula comenta com Fontana que Cláudia vai querer se reaproximar de Lucas, por causa da criança. Ortega sai do hospital e Magnólia o leva para a casa dela. Fontana garante para Paula que o resultado do exame de paternidade indica que Lucas é o pai do bebê. Cláudia volta para a Rua das Flores. Elisa conta para Jorge que Cláudia está grávida. Geraldo dá um empurrão em Cláudia e ela tem um sangramento. Tio Zé a leva para a clínica, e Guerra avisa a Jorge. Este manda que Guerra arrume um jeito de a criança não nascer.

Capítulo 127
Cláudia não gosta de ser atendida por Guerra. Irene pressiona Lucas para marcar logo o noivado. Mariana fica sabendo que Cláudia foi internada na clínica. Jorge manda a enfermeira preparar Cláudia para uma cirurgia, deixando-a apavorada. Ele pede que Ivan localize Fontana, só que ele está na praia com Marília e não ouve o telefone. Guerra aplica a anestesia em Cláudia e ela vê Jorge de avental. Mariana entra na sala de cirurgia e impede que eles tirem a criança. Paula fica preocupada com seu bisneto e leva Cláudia para sua casa.

Capítulo 128
Cláudia chega à mansão dormindo. Fontana alerta Lucas sobre o estranho procedimento de Jorge. Este ‘ameaça Mariana caso ela interfira em seus planos, mas ela diz que vai contar para todos que ele é seu filho se alguma coisa acontecer a Cláudia. Lucas lembra a Paula que a filha de Cláudia também vai ter que morar na mansão. Cláudia acorda e Lucas explica que ela vai passar um tempo na casa dele. Giácomo perde a paciência com a grosseria de Francisca e lhe dá uma bofetada. Laleska se deslumbra com a mansão.

Capítulo 129
Laleska leva Tofe para seu novo endereço. Magnólia convida Ortega para morar de vez em sua casa e ele aceita. Laleska diz para Cláudia que está contente por ganhar um irmãozinho. Guerra comenta com Jorge que Mariana é perigosa e pode denunciá-los. Jorge pede que William contrate alguém para atropelar Mariana. Paula se assusta com Tofe e discute com Laleska. A matriarca faz uma reunião com toda a família e decide que o cachorro vai dormir do lado de fora. Laleska fica furiosa e diz que Paula não manda nela.

Capítulo 130
Cláudia manda Laleska pedir desculpas a Paula, mas a menina se recusa. Fiapo ameaça bater em Elisa, mas perde a coragem. Cláudia diz a Lucas que talvez seja melhor ela ir embora. Lucas convence Laleska a deixar Tofe dormir no jardim. Paula manda Laleska jantar na cozinha. Guerra dá um remédio para dopar Ortega. Gilda não gosta de ver Francisca com Giácomo na sua casa. Jorge volta atrás na sua decisão de manta, atropelar Mariana. Elisa vai embora do orfanato e se muda para o apartamento de Jorge.

Capítulo 131
Jorge não gosta de ver Elisa em seu apartamento. Os pais de Irene vão até a casa de Paula e Lucas decide marcar o noivado. Laleska vê os dois se beijando e conta para Cláudia. Paula diz a Lucas que ele já está preparado para assumir a fábrica. Laleska pede que Tio Zé venha visitá-la, mas ele diz que não pode. Jorge manda Carlinhos providenciar a prisão preventiva de Mariana. Aída revela a Cláudia que Lucas está noivo de Irene. Paula compra roupas para Laleska, mas ela diz que não vai usar. Tio Zé vai visitar Laleska.

Capítulo 132
Ao ver Paula, Tio Zé vai embora sem falar com Laleska. Paula fica intrigada e faz perguntas a Cláudia sobre ele. Giácomo mostra o que guarda dentro da mala para Laleska e ela fica impressionada. Jorge despista Lúcia para ela não ir ao apartamento. Depois, ele manda Elisa sair. Ortega se declara a Magnólia. Lucas avisa a Paula que vai se mudar. Para se vingar de Francisca, Giácomo marca um encontro e não vai. Ela fica furiosa. Paula tenta ensinar boas maneiras a Laleska. Cláudia vê que Lucas está indo embora.

Capítulo 133
Lucas explica a Cláudia que será melhor para os dois que eles morem em casas separadas. Fiapo vai à fábrica procurar Elisa e Jorge o despacha. Depois, o médico manda Elisa voltar para o orfanato imediatamente. Laleska visita os amiguinhos na Rua das Flores e os chama para irem à mansão. Lúcia sugere a Jorge que eles também fiquem noivos. Magnólia conta para Guerra que Ortega a pediu em casamento. Cacá diz a William que não gosta mais de Gilda. Guerra diz a Ortega que ele tem que pedir a mão de Magnólia para ele.

Capítulo 134
Magnólia não gosta da brincadeira de Guerra. Paula fica atordoada com as crianças, mas concorda que elas durmam na sua casa. Ortega diz a Alice que gosta dela e que tem uma relação diferente com Magnólia. Paula briga com Laleska por ela estar brincando com os amigos dentro de casa. Contrariado, Lucas marca a festa de noivado. Cláudia fica triste porque Lucas não a visitou. Laleska conta para Santiago que sabe qual é o segredo de Giácomo. Gilda faz uma reunião com Marília e Márcia no bar da Polaca e diz que é sobre Fontana.

Capítulo 135
Gilda, Márcia e Marília combinam boicotar Fontana. Laleska não revela o segredo de Giácomo para Santiago. Ortega diz a Magnólia que não está apaixonado por Alice. Paula comunica a Cláudia que vai matricular Laleska numa escola. Mariana vê que Jorge está botando algo no seu chá, mas toma assim mesmo. Ele cai em sono profundo e Jorge contrata um bandido para levá-la para fora de Curitiba. Assim, ela poderá ser presa por tentativa de fuga. Alda põe sal no açucareiro e acusa as crianças. Jorge tem um ataque de loucura.

Capítulo 136
Lúcia se assusta com o ataque de Jorge. Francisca insiste com Giácomo para que ele revele seu segredo, mas o mordomo diz que ela tem que amá-lo pelo que ele é. Lúcia comenta com Jorge sobre sua crise de nervos, mas ele diz que não se lembra. O bandido contratado por Jorge denuncia a fuga de Mariana na polícia. Ela acorda e, sem que ele veja, vai embora. Cacá pede que Júlia a leve ao cinema. Magnólia manda que Ortega se afaste dela. Jorge convence Irene a fazer a festa de noivado na mansão, para chatear Cláudia.

Capítulo 137
Magnólia dá um beijo de despedida em Ortega e ele diz que não vai desistir dela. Márcia e Marília garantem para Gilda que estão cumprindo o acordo de boicotar Fontana. Paula avisa a Cláudia que a festa de noivado será na mansão e ela quase vai embora. Paula liga para a bar da Polaca para falar com Laleska e Tio Zé atende. Ele não fala nada e passa o telefone para Polaca. Na recepção de noivado, Lucas, triste, dá a aliança para Irene. Na festa, Jorge manda que Aída sirva chá para Cláudia com uma substância abortiva.

Capítulo 138
Cláudia toma um pouco de chá e sente gosto estranho. Paula comenta com Magnólia que Jorge está pensando em ter um filho com Lúcia. William e Gilda se irritam com Cacá porque ele elogia Júlia o tempo todo. Cláudia começa a passar mal e chama Fontana. Carlinhos avisa a Jorge que a policia não encontrou Mariana no Rio de Janeiro. Cláudia conta para Fontana que só tomou um chá e que estava com gosto ruim. Fontana estranha. Paula vai até a Rua das Flores pegar Laleska e pára o carro em frente à casa de Tio Zé.

Capítulo 139
Tio Zé se recusa a sair de casa para falar com Paula, deixando-a furiosa. Alice e Giácomo avisam a Cláudia que ela deve tomar cuidado com Aída. Giácomo tenta mostrar a Paula que Aída é perigosa, mas não consegue porque não tem provas de que a empregada pôs algo no chá que serviu a Cláudia. Guerra manda um franguinho de porcelana a Ortega para debochar de sua idade. Jorge sugere a Geraldo que acuse Cláudia no Juizado de Menores de ter fugido com Laleska. Fontana convida Márcia para ir ao seu apartamento.

Capítulo 140
Márcia diz a Fontana que os dois só poderiam ter um romance se ele estivesse apaixonado por ela. Magnólia fica chateada com Guerra por ele zombar de seus sentimentos. Ela propõe ao marido que os dois se mudem de Curitiba para a fazenda. Paula vai buscar Laleska na casa de Tio Zé, mas não o encontra. Geraldo diz ao Juiz de Menores que não sabe onde Cláudia e Laleska estão morando. Míriam conta a Paula sobre a denúncia de Geraldo. Mariana se encontra com Jorge e diz que voltou para detê-lo.

Capítulo 141
Mariana ameaça Jorge caso ele faça mal a Cláudia e diz que ele está louco. O filho debocha dela. Cláudia fica sabendo da denúncia de Geraldo. Ortega procura Magnólia mais uma vez, mas ela o manda embora. Para pôr Magnólia à prova, Guerra convida Alice e Ortega para um jantar. Francisca entra no quarto de Giácomo e, quando vai abrir sua mala, ele chega. Paula pede que Elisa e Fiapo liberem as crianças para brincar com Laleska. Paula resolve assumir a briga pela guarda de Laleska e vai ao Juizado de Menores.

Capítulo 142
Geraldo e Paula se estranham. Ele explica ao Juiz de Mores que não foi avisado da mudança de Laleska para a mansão Paula rebate que tomou essa atitude para proteger Cláudia. O juiz decide que a guarda da menina deve continuar com a mãe e autoriza Geraldo a visitar a filha. Márcia garante a Gilda e Marília que vai resistir ao assédio de Fontana. Cláudia comenta com Paula que o advogado de Geraldo foi visto conversando com Jorge. A avó fica intrigada e pergunta a Jorge qual seu envolvimento com o advogado.

Capítulo 143
Jorge estranha a pergunta de Paula, mas diz que conhece Carlinhos porque ele prestou serviço á fábrica. Depois ele comunica que vai se casar com Lúcia. Aída ouve e pede para se retirar. Márcia vai com Fontana para seu apartamento e, depois, chegam Marília e Gilda, que tinham sido avisadas por Márcia. Fontana fica furioso com as três e promete se vingar, Francisca e Giácomo dormem juntos e, ao acordar, ela briga com ele. Fontana paquera a médica Helena. Magnólia diz a Ortega que decidiu morar com ele.

Capítulo 144
Magnólia avisa a Ortega que vai se mudar assim que falar com Guerra. Lúcia fica assustada com a obsessão de Jorge em ter um filho Lucas comenta com Irene que deseja voltar logo para Curitiba. Magnólia tenta comunicar sua decisão a Guerra, mas não tem coragem. Márcia sente ciúme ao ver Fontana com Helena no bar da Polaca e avisa a Gilda, que vai até lá com William. Ortega termina o namoro com Alice. Magnólia conta que vai morar com Ortega e Guerra nem se abala. Geraldo visita Cláudia na mansão.

Capítulo 145
Geraldo ameaça Cláudia e, quando ele está indo embora, Paula o leva para falar com Laleska. Gilda pede um tempo a William. Ortega vai pegar Magnólia em casa, mas ela diz que não pode ir enquanto Guerra estiver dormindo. Cláudia passa mal e Paula chama Fontana Magnólia tenta discutir com Guerra sobre sua decisão de se separar dele. Ele não dá importância e Magnólia vai embora. Laleska chame Tio Zé e as crianças para a mansão. Paula conta para Lucas que Cláudia está com infecção nos rins. Ele vai falar com ela.

Capítulo 146
Cláudia diz a Lucas que vai morrer. Tio Zé avisa a Laleska que não vai à mansão. Fontana alerta Lucas .de que o estado de Cláudia é muito grave. Lucas acredita que ela pode ter piorado com o noivado. Helena diz a Fontana que não quer ser usada por ele para fazer ciúme em suas mulheres. Sozinho, Guerra chora por Magnólia. Giácomo fica sabendo que Francisca vai pedir a demissão dele a Paula. Magnólia vê fotos da mãe de Ortega espalhadas no apartamento. Cláudia tem delírio de febre e diz a Alice que está morrendo.

Capítulo 147
Alice pensa em chamar Lucas, mas Cláudia a proíbe. Polaca conta para Helena que Márcia gosta de João. Francisca reclama com Paula do assedio de Giácomo e a matriarca apenas chama a atenção dele. Alice diz a Lucas que Cláudia precisa dele. Fiapo, disfarçando a voz, liga para Jorge e o ameaça de morte. Helena termina o namoro com Fontana e garante que Márcia está apaixonada por ele. Magnólia fica frustrada quando Ortega decide dormir em quarto separado. Cláudia diz a Paula que está vendo a morte.

Capítulo 148
Cláudia pede que Paula não deixe Lucas visitá-la. Tio Zé fica sabendo da doença de Cláudia e Rosa o aconselha a ir até lá. A matriarca chama Fontana e Jorge se oferece para medicá-la, mas a avó não deixa. Lucas chega em casa para ver Cláudia, mas Paula o reprime. Magnólia esconde sua decepção com Ortega e, na frente de Guerra, finge estar feliz. Mariana marca um encontro com Lúcia e lhe da a entender que Jorge está doente. Giácomo pede demissão, mas Paula não aceita. Tio Zé vai até a mansão e Paula o reconhece.

Capítulo 149
Paula e Tio Zé se lembram de quando se conheceram numa viagem de navio. Ele, vindo da Polônia, se apaixonou pela irmã dela, mas os pais não aprovaram o namoro nem consentiram o casamento porque ele era pobre. A moça morreu depois de dar à luz seu filho com Tio Zé e a criança também faleceu. Fontana decide internar Cláudia no CTI. Fiapo passa outro trote para Jorge, que fica intrigado. Magnólia e confundida no restaurante como a mãe de Ortega. Fontana declara seu amor a Márcia. Paula vai até a casa de Tio Zé.

Capítulo 150
Paula diz a Tio Zé que não se arrepende de ter apoiado os pais na proibição do casamento. Cláudia fica nervosa e se recusa a ver Lucas, que tica chateado. Ela não gosta de saber que Jorge está na clinica. Ortega diz a Magnólia que não pode ter nada com ela porque a ama demais. Tio Zé lembra a Paula que Laleska pode ser a chance de ela se redimir do mal que fez à irmã no passado. Fontana diz a Gilda que só Márcia pode fazê-lo feliz. Lucas desmancha o noivado. Fontana e Márcia se beijam. Cláudia chama Lucas.

Capítulo 151
Lucas garante a Cláudia que continua apaixonado por ela, mas Cláudia diz que ele só está sentindo pena dela. Márcia e Fontana dormem juntos. Cláudia piora na clínica e Fontana é chamado às pressas. Paula conta para Lucas que a irmã dela passou por momentos parecidos aos de Cláudia e que o pai da criança era Tio Zé. Cláudia pede que Fontana chame Laleska para se despedir dela. Tio Zé vai até a mansão e fica sabendo que Cláudia esta muito mal, Fontana aconselha Paula e Tio Zé a rezarem para que Cláudia não morra.

Capítulo 152
Tio Zé fica abalado e decide sair com Laleska. Mariana persegue Jorge e ele tenta assustá-la indo com o carro em sua direção. Lucas vai até a clínica e Cláudia começa a melhorar. Magnólia pede apoio a Guerra numa discussão com Gilda, mas ele a ignora. Jorge discute com Carlinhos porque ele não descobriu onde Mariana está e o advogado pede demissão. Mariana dá um telefonema para a pessoa que a está sustentando. Fontana diz a Gilda que ama Márcia e a ex-mulher conta para Marília. As duas vão atrás de Márcia.

Capítulo 153
Marília e Gilda criticam Márcia por ter rompido com o pacto e debocham dela por acreditar em Fontana. Paula comenta com Francisca que Giácomo não aparece há dois dias. Giácomo pede a mão de Francisca em casamento para Fontana. Santiago apresenta Inês para Lucas. Ortega procura Alice e os dois dormem juntos. Giácomo volta para a mansão. Fontana comenta sobre o pedido de Giácomo com Francisca. Fiapo passa trote para Jorge e este descobre quem está falando. Francisca procura Giácomo na mansão.

Capítulo 154
Francisca discute com Giácomo e começa a quebrar os objetos da sala. Paula chega e Francisca fica sem graça. Magnólia fica desconfiada de Ortega ter chegado tarde em casa. Fontana transfere Cláudia para o quarto. Lucas leva Laleska para visitar Cláudia e os dois ficam constrangidos. A pedido de Jorge, William insiste para que Carlinhos volte atrás na sua demissão, mas o advogado não aceita. William cobra uma resposta de Gilda e ela diz que não gosta dele. Ortega reconhece Giácomo como o “Pinta”.

Capítulo 155
Ortega conta para Francisca que Giácomo foi um grande jogador de futebol. Santiago aconselha Lucas a namorar Inês. Mariana visita Cláudia na clínica Inês e Lucas se encontram numa reunião na casa de Santiago e ela o paquera. Guilherme Arantes canta no Bar da Polaca. Giácomo conta para Francisca que ele abandonou a carreira porque machucara um jogador. Laleska manda buscar as crianças no orfanato e Elisa vai junto para a mansão. Quando Magnólia e Ortega estão se beijando Verbena, a mãe de Ortega, chega.

Capítulo 156
Verbena se dá bem com Magnólia e diz que vai ficar uma semana. Fontana aconselha Cláudia a dar mais urna chance para Lucas. Lucas garante a Paula que não tem nada com Inês. Gilda evita falar com William. Aída pega objetos valiosos de Paula e bota dentro da mochila de Trigo. Fontana avisa a Gilda que vai apresentar Márcia oficialmente para os filhos e a ex-mulher conta que rompeu com William. Gilda se interessa por Carlos. Elisa mostra a Paula a louça que encontrou com Trigo. Jorge leva Laleska para sua casa.

Capítulo 157
Lúcia percebe as más intenções de Jorge em relação a Laleska. Trigo garante que não roubou nada da casa de Paula. Lúcia consegue convencer Jorge de que é perigoso esconder Laleska no seu apartamento. Quando Paula pensa em chamar a polícia para procurar a menina, Jorge chega com ela. Para provocar ciúmes em Magnólia, Guerra paquera Verbena. Francisca revela a Paula que Giácomo foi um grande jogador de futebol e o mordomo diz a ela que isso faz parte do passado. Jorge ameaça Lúcia caso ela o abandone.

Capítulo 158
Lúcia fica mais assustada ainda com Jorge e diz que não vai ficar grávida. Laleska diz a Tio Zé que sua festa de aniversário será na casa dele, mas Paula não admite. Lucas tira as esperanças de Inês ao garantir que não esqueceu Cláudia. Jorge mostra a Elisa a gravação das ameaças que Fiapo lhe fez. Laleska defende Trigo e diz a Paula que não quer a festa na casa dela. Aída pega a mala de Giácomo e Jorge estranha ao ver uma foto de Paula com Bartolomeu. Quando o mordomo aparece, Jorge o chama para uma conversa.

Capítulo 159
Giácomo e Jorge trocam desaforos e o mordomo lhe diz que sabe mais do que ele pensa. Ortega procura Alice, mas ela se recusa a sair com ele. Paula pede que Lucas converse com Giácomo sobre seu passado. William avisa a Jorge que Mariana visitou Tio Zé. Giácomo diz a Lucas que está pensando em pedir demissão por causa de Jorge. Este manda que. Geraldo tente encontrar Mariana. Fontana pede que um advogado lhe dê informações sobre Carlos. Paula e Tio Zé discutem por causa do aniversário de Laleska.

Capítulo 160
Paula e Tio Zé decidem consultar Cláudia sobre a festa de Laleska. Cláudia diz que a festa deve ser na mansão. Ivan avisa a Tio Zé que Geraldo esteve no bar da Polaca perguntando sobre Mariana. Gilda descobre que Fontana está investigando a vida de Carlos e briga com o ex-marido. Laleska só aceita fazer a festa na mansão se seus amiguinhos puderem vir. Giácomo avisa a Francisca que vai tirar férias. Ela bebe champanhe e decide viajar com ele para Foz do Iguaçu. Magnólia se irrita com o assédio de Guerra sobre Verbena.

Capítulo 161
Carlos vê o estrago que Cidão fez em seu carro, a mando de William. Gilda acha que pode ter sido Fontana com ciúme de Carlos. Jorge reclama com Paula por ela ter aceitado dar uma festinha para Laleska. Magnólia diz a Ortega que vai embora de seu apartamento porque o romance dos dois foi um engano. Paula decide convidar os amigos de Laleska. Elisa e Fiapo vão com eles. Lucas diz a Cláudia que ela vai voltar para a mansão quando tiver alta. Jorge pede que um corretor imobiliário compre um sítio. Ele visita Cláudia.

Capítulo 162
Jorge tenta convencer Cláudia de que mudou. Ela assina um seguro de saúde e Jorge rouba o documento. Passa o efeito do champanhe e Francisca arruma as malas para voltar a Curitiba. Jorge consegue imitar a assinatura de Cláudia. Malabaristas e mágicos fazem um show para as crianças na festa de Laleska. Ortega tenta convencer a mãe a ir embora, mas ela não aceita. Jorge desliga a chave de luz da mansão na hora da testa e quebra objetos valiosos de Paula. Elisa vê Mariana na casa de Tio Zé e a segue. Ela a vê com Lúcia.

Capítulo 163
Lúcia diz a Mariana que está com medo de Jorge e ela pede que Lúcia não o abandone. Elisa conta para Jorge que viu Lúcia conversando com Mariana e ele se sente traído. Geraldo, a mando de Jorge, vai até a clínica e pressiona Cláudia a voltar para Rua das Flores quando receber alta. Paula convence Cláudia a voltar para mansão. Jorge compra um sítio e contrata o bandido Cidão e sua mulher para tomarem conta da casa. Verbena conta para Magnólia que vai viajar e deixar Ortega sozinho. Cláudia chega à mansão.

Capítulo 164
Jorge recebe Cláudia carinhosamente. Magnólia se recusa a dormir com Ortega, diz que vai morar em outro apartamento no mesmo prédio que ele e que os dois continuarão a ser amigos. Magnólia conta para Guerra que se separou de Ortega, mas que também não voltará a morar com o marido. Tio Zé briga com Paula porque ela não deixa Laleska passar uns dias na casa dele. Cláudia se diverte com a situação. Jorge vai até o quarto de Cláudia, a acorda com um beijo no rosto e diz que ela teve um ataque de sonambulismo.

Capítulo 165
Cláudia fica confusa com as afirmações de Jorge. O neto conta para Paula que Cláudia é sonâmbula. Carlos vê Cidão o seguindo e diz que vai botá-lo na cadeia se ele fizer outro estrago em seu carro. Fiapo e Polaca dançam tango. Lúcia apóia a decisão de Magnólia. Márcia segue o conselho de Paula e dá um ultimato em Fontana para ele se separar legalmente de Gilda. Esta sente ciúmes ao ver Carlos com Magnólia. Aída a pedido de Jorge, fica sozinha na mansão para cuidar de Cláudia enquanto todos viajam para um casamento.

Capítulo 166
Cunha se declara para Alice. Jorge dá uma desculpa a Paula e pega um jatinho de volta para Curitiba. Fontana diz a Gilda que deseja se separar oficialmente dela. Ortega conta para Giácomo que está com saudade de Magnólia. Jorge pega um bolo na cozinha e retira uma faca que trazia consigo. Ele vai servir Cláudia e diz que o filho que ela está esperando é dele. A cunhada fica assustada e enfia a faca na barriga dele. Jorge sai dizendo que ela a matou. Quando Lucas e Paula chegam em casa, Cláudia diz que matou Jorge.

Capítulo 167
Paula e Lucas não encontram Jorge e ficam preocupados com Cláudia. Jorge aparece em casa e Cláudia dá um grito. Ortega convida Alice para sair, mas ela não aceita. Jorge comenta com Fontana que Cláudia teve um ataque de sonambulismo. Lucas acha que Jorge não armou um plano e acredita que Cláudia teve um delírio. Jorge mostra a Aída a faca retrátil e a bolsa de sangue que fizeram com que Cláudia acreditasse que tinha matado Jorge. Depois, ele vai até o quarto da cunhada e diz que os dois ficarão juntos.

Capítulo 168
Cláudia chora e, quando Jorge vai embora, começa a se vestir. Fontana explica a Lucas que Cláudia deve estar estressada por causa da gravidez e receita um medicamento. Cláudia pede para ir embora e Lucas a leva de volta para o quarto. Carlos convida Gilda para sair e dançar. Guerra pede que Magnólia vá até sua casa e insiste para que ela fique lá. Jorge forja um bilhete assinado por Cláudia em que ela explica por que foi embora. Ele põe clorofórmio num lenço para Cláudia desmaiar e, sem ser visto, a leva para o sítio.

Capítulo 169
Cláudia acorda no sitio e diz a Jorge que ele está completamente louco. Ele diz que não vai fazer mal nenhum porque ela está esperando um filho dele. Jorge manda Cidão deixar os cachorros soltos para evitar tentativas de fuga de Cláudia. Fiapo e Polaca dormem juntos e ela diz que tem medo de Geraldo. Quando Fiapo volta para o orfanato, Elisa cobra explicações, mas Fiapo a deixa falando sozinha. Lucas encontra o bilhete de Cláudia no quarto. Paula avisa a Tio Zé e Fontana que Cláudia sumiu. Laleska pergunta pela mãe.

Capítulo 170
Paula explica a Laleska que Cláudia está repousando e não pode ser incomodada. Jorge deixa Cláudia escrever um bilhete para Laleska com a condição de ela aceitar comer. Depois, ele confirma que usou uma faca de brinquedo no dia em que ela pensou tê-lo assassinado. Paula aconselha Gilda a se divorciar logo. Jorge garante a Mariana que não tem nada a ver com o sumiço de Cláudia. Gilda contrata Carlos para ser seu advogado. Um senhor aparece na mansão dos Candeias de Sá e diz ser o verdadeiro Giácomo Madureira.

Capítulo 171
Giácomo velho e a esposa Alcinéia revelam a Jorge que o filho deles se chama Jaime e escreveu para eles contando que estava trabalhando na mansão. Jorge fica interessado e os leva para um hotel. Lucas é informado de que Cláudia está sendo procurada em todas as cidades. Ela quebra os objetos do sitio. Giácomo velho revela a Jorge que Jaime é filho bastardo de Bartolomeu, marido de Paula. Giácomo conta para Francisca quem é seu pai. Jorge diz a William que deseja provocar a falência da empresa da família.

Capítulo 172
Jorge explica a William que vai pegar todo o dinheiro que desviou da fábrica e sair do Brasil. Giácomo se despede de Francisca e diz que não pode ficar com ela. Elisa conta para Geraldo que Cláudia sumiu. Laleska foge da escola para ver a mãe e Paula lhe explica que ela viajou. Geraldo vai até a mansão pedir satisfação. Cláudia se mostra simpática a Jorge para conseguir sair do sitio. William comenta com Júlia que não pretende obedecer a Jorge cegamente. Cláudia escreve uma carta contando tudo para Lucas e Jorge descobre.

Capítulo 173
Jorge diz a Cláudia que ela o traiu e a proíbe de escrever bilhetes para Laleska. Ele manda que Cidão e a esposa tenham atenção redobrada com Cláudia. Geraldo diz a Mirian que vai tentar, mais uma vez, ficar com a guarda de Laleska. Gilda e Magnólia disputam as atenções de Carlos. Laleska fica com medo do temporal e Paula permite que ela durma na sua cama. Guerra paquera Mirian na frente de Magnólia. Paula aceita que Giácomo volte a trabalhar como mordomo. Jorge discute com ele e Francisca chega.

Capítulo 174
Jorge diz a Francisca que precisava conversar em particular com Giácomo, mas vai embora. Gilda e Fontana marcam uma reunião com Carlos para discutirem o divórcio. Polaca visita Fiapo no orfanato, mas Elisa chega para atrapalhar o romance. Mirian tranqüiliza Tio Zé quanto às ameaças de Geraldo de ficar com Laleska. Francisca tenta falar com Giácomo, mas ele diz que não precisa de seu amor interesseiro. Jorge se aborrece com Geraldo e este é preso novamente. Jorge se prepara para tirar o filho de Cláudia.

Capítulo 175
Cláudia implora que Jorge não faça nada contra seu filho e ele diz que estava brincando. Magnólia vê Guerra com Mírian. Francisca vai atrás de Giácomo no bar da Polaca, mas ele se recusa a falar com ela, deixando-a enfurecida. Fontana diz a Márcia que se decepcionou com ela por ser igual a suas ex-mulheres. Carlos escapa de passar a noite com Magnólia. Polaca visita Geraldo na cadeia. Giácomo cogita a hipótese de o bilhete escrito por Cláudia ter sido falsificado. Paula é avisada de que um título da Ludens foi protestado.

Capítulo 176
Paula não acredita na notícia do titulo protestado e procura Jorge em todos os lugares. Mariana marca um encontro com Jorge e ele diz que está feliz com Lúcia. Helena explica a Francisca que não tem nada com Giácomo. Geraldo faz um brinquedo de madeira para Laleska e Tio Zé entreva para ela. Francisca comenta com Ortega que vai confessar sua paixão por Giácomo. Ela encontra o mordomo e Helena no restaurante e faz um grande escândalo. Jorge tranquiliza Paula quanto à dívida da empresa. Elisa flagra Fiapo com Polaca.

Capítulo 177
Elisa cobra explicações de Fiapo. Lucas se embriaga para tentar esquecer Cláudia. Fiapo diz a Elisa que os dois deviam se separar, mas ela não concorda. Lúcia fica preocupada com a situação da Ludens, mas Jorge garante que está tudo sob controle. Lucas não confia no irmão e os dois brigam. Lúcia combina com Mariana de seguir Jorge para descobrir se ele está indo ao psicanalista. O boato de que a Ludens está à beira da falência se espalha e Paula exige que Jorge explique qual a real situação da empresa.

Capítulo 178
Jorge garante a Paula que a situação da empresa é boa e manda que William mostre documentos falsos para acalmá-la. Elisa revela a Geraldo que Polaca está namorando Fiapo. Francisca fica furiosa ao ver Giácomo paquerar Marília. Jorge percebe que está sendo seguido por Mariana e para numa igreja para rezar, deixando-a comovida. Gilda e Fontana discutem por causa dos bens que serão divididos com o divórcio, mas acabam entrando em acordo. Lucas avisa a Paula que vai investigar os comandos de Jorge na empresa.

Capítulo 179
Paula passa mal por causa da decisão de Lucas. Jorge comunica a Magnólia e Guerra que vai se casar com Lúcia em um más. Lucas; arromba as gavetas de Jorge na sala da presidência e chama William. Este avisa a Jorge o que Lucas está fazendo. Elisa resolve mudar de estratégia e finge perdoar Fiapo e Polaca. Jorge vai até a fábrica e Lucas lhe diz que vai provar que ele roubou dinheiro. Guerra comenta com Magnólia que não vai deixar Jorge se casar com Lúcia. Cláudia aproveita distração de Cidão e Jorge para fugir.

Capítulo 180
Jorge e Cidão encontram Cláudia e a levam de volta para o sitio. William avisa a Lucas que as dívidas da fábrica aumentaram e só Jorge pode sacar o dinheiro de sua conta no exterior. Por causa da fuga, Cláudia tem sangramento e, Jorge acha melhor adiar a viagem para Londres. Lucas conta para Paula que Jorge aplicou o dinheiro na fábrica em sua conta particular no exterior. Fiapo rompe definitivamente com Elisa. Polaca faz o mesmo com Geraldo, que promete se vingar quando sair da cadeia. Lúcia segue Jorge e vê o sítio.

Capítulo 181
Jorge recebe Lúcia no sítio e ele diz que ia lhe fazer urna surpresa, pois estava preparando a casa para morar com ela. Ele manda que Cidão redobre a atenção sobre Cláudia enquanto Lúcia estiver perto. O pai de Giácomo revela ao filho que Jorge conhece sua verdadeira identidade. Lúcia vai embora do sítio e não desconfia de nada. Giácomo aconselha a sua mãe, Alcinéia, a contar a verdade para Paula. Jorge comenta com Lúcia que não gostou de sua perseguição. Alcinéia diz a Paula que tem uma revelação a fazer.

Capítulo 182
Alcinéia revela a Paula que Giácomo é filho de Bartolomeu. A empregada vai embora e Paula chora sozinha. Fontana procura Gilda e ela lhe diz que eles não podem nem ser amigos. Giácomo conta sua história para Tio Zé. Francisca oferece champanhe para Giácomo e fica satisfeita ao vê-lo todo amoroso com ela. Quando o efeito da bebida passa, Giácomo fica furioso com Francisca. Paula revela a Lucas que Giácomo se chama Jaime e é seu tio. Carlos beija Gilda. Jorge chama Lucas e Paula para uma conversa.

Capítulo 183
Jorge, completamente desequilibrado, diz a Paula e a Lucas que vai fazer o que quiser com o dinheiro da fábrica e que eles não podem impedi-lo. Lucas o ameaça com um revólver e Giácomo não consegue evitar que ele saia. Carlos e Gilda passam a noite juntos. Guerra passa mal e chama Magnólia. Paula decide guardar a arma e diz a Giácomo que seus sentimentos em relação a ele não mudaram. Paula é informada de que foi pedida a falência da Ludens. Aída mostra a Jorge a carta que Mariana escreveu contando que ele era seu filho.

Capítulo 184
Aída diz a Jorge que, se ele não ficar com ela, vai mostrar a carta para todos. Jorge a manda embora. Paula comenta com Lucas que vender a mansão pode ser a única saída para pagar as dívidas da fábrica. Jorge visita Laleska e garante para ela que Cláudia está bem. Francisca pede que Giácomo a apresente a seus pais. Jorge manda Guerra comprar a casa de Paula. Depois, o médico manda que Elisa leve Laleska para um passeio. Mariana revela a Paula que Jorge sabe há muito tempo que não é um Candeias de Sá.

Capítulo 185
Mariana explica a Paula que Jorge descobriu que ela era sua mãe fazendo teste de DNA. A matriarca entende porque Jorge é tão revoltado e está agindo contra a família. Jorge manda que Elisa leve Laleska para seu apartamento sem que ninguém saiba. Fontana diz a Gilda que não vai mais assinar a separação. Giácomo afirma para Francisca que não gosta mais dela e que pretende se casar com Marília. Jorge avisa a Cláudia que eles vão viajar no dia seguinte para a Europa. Geraldo é solto. Elisa consegue sair com Laleska.

Capítulo 186
Tio Zé fica sabendo que Elisa saiu com Laleska e fica desconfiado . Fiapo e Ro laca decidem se esconder com medo de Geraldo. Tio Zé conta para Paula o que aconteceu com Laleska. Geraldo fica irritado ao não encontrar Polaca no bar. Ortega se interessa por Mírian. Mariana revela a Lúcia que Jorge é seu filho. Tio Zé e Paula saem à procura de Laleska. A empregada do sítio prende os cachorros e facilita a fuga de Cláudia. Lucas encontra Laleska no apartamento de Jorge e a tira de lá. Cláudia telefona para Lucas.

Capítulo 187
Cláudia diz a Cunha onde está e que Jorge a manteve prisioneira. Guerra comenta com Jorge que não vai agir contra Paula. Cidão descobre que a mulher ajudou Cláudia a fugir e os dois vão embora. Lucas, Alice, Cunha e Giácomo procuram Cláudia. Paula marca um encontro com Jorge em seu apartamento. Mariana comenta com Lúcia que só ela pode acabar com o monstro que gerou. Pauta discute com Jorge, afirma que vai barrar o seu caminho e vai embora. Jorge atende a campainha e uma pessoa conhecida lhe dá três tiros.

Capítulo 188
Márcia reclama com Fontana porque ele ainda não assinou a separação. Lucas encontra o corpo de Jorge e chama a policia. Júlia pergunta a William se ele falou com Jorge como havia combinado, mas William nega. Cláudia vai até o apartamento de Alice e diz que foi raptada por Jorge e que ele a manteve prisioneira. A televisão noticia a morte de Jorge. Cláudia se encontra com Lucas, que lhe conta que Jorge morreu. Paula tem uma crise nervosa. O delegado leva Lucas para a cadeia e diz que ele é o suspeito do assassinato.

Capítulo 188
Cláudia conta ao delegado que Jorge a raptou e pretendia fugir para Londres com o dinheiro que roubou da fábrica. Lucas nega para os jornalistas que tenha matado Jorge. Em seu depoimento, ele afirma que já encontrou Jorge morto, mas diz que não tem álibi. Mariana se encontra com Paula para falar do assassinato de Jorge e esta desconfia da enfermeira. O porteiro revela ao delegado que Paula esteve no apartamento de Jorge no dia do crime. O delegado chega à conclusão de que qualquer pessoa pode ter matado o médico.

Capítulo 189
O delegado manda um detetive seguir Mariana. Iracema conta ao delegado que Paula tinha um revólver. Magnólia decide voltar para sua casa para consolar Lúcia. Paula vai mostrar ao delegado onde guardou a arma, mas não a encontra. Fontana finalmente assina o divórcio. Geraldo reencontra Polaca, mas não a agride. William propõe a Guerra lhe devolver o documento que prova que Jorge é o dono da clínica em troca de dólares. Na delegacia, Alda mostra a carta que Mariana escreveu a Jorge contando que ele é seu filho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Capítulo 190
Aída revela ao delegado que Jorge não é neto de Paula e sim filho de Mariana. Paula fica perplexa e o delegado manda buscar Mariana imediatamente. Magnólia é contra Guerra aceitar a chantagem de William. Alice conta para Cunha que reatou o namoro com Ortega. Paula demite Aída. Lucas sai da prisão. Paula faz uma lista com os objetos da casa que vão a leilão. Magnólia sugere a Lúcia que faça uma viagem para fora do país. Guerra fecha acordo com William. Cláudia diz a Lucas que não quer mais viver com ele.

Capítulo 191
Cláudia diz a Lucas que será melhor para os dois que elos se separem. Ele não aceita, mas ela diz que vai se mudar para outra cidade. Ortega aconselha Francisca a não desistir de Giácomo. Lúcia fica chocada ao saber que Jorge tinha um caso com Elisa. Francisca convida Giácomo para um passeio no parque e lhe oferece champanhe. Fontana tenta dar um beijo em Gilda, mas ela se esquiva. William presta depoimento e garante desconhecer documentos importantes que pertenciam a Jorge. Começa o leilão na mansão.

Capítulo 192
Tio Zé fica sabendo que Elisa saiu com Lalesca e fica desconfiado . Fiapo e Ro laca decidem se esconder com medo de Geraldo. Tio Zé conta para Paula o que aconteceu com Lalesca. Geraldo fica irritado ao não encontrar Polaca no bar. Ortega se interessa por Mírian. Mariana revela a Lúcia que Jorge é seu filho. Tio Zé e Paula saem à procura de Lalesca. A empregada do sítio prende os cachorros e facilita a fuga de Cláudia. Lucas encontra Lalesca no apartamento de Jorge e a tira de lá. Cláudia telefona para Lucas.

Capítulo 193
Paula fica arrasada ao ver as peças de sua casa serem leiloadas. Giácomo diz para Francisca que vai se casar com Marília. Alice fica preocupada que Ortega tenha uma nova recaída por mulheres mais velhas ao perceber seu interesse por Míriam. O leiloeiro pega um vaso e encontra um revólver dentro dele. O delegado desconfia de que pode ser a arma do crime e leva Paula para a delegacia. Márcia rompe definitivamente com Fontana. Carlos propõe a Gilda que os dois morem juntos. Paula começa a deixar a mansão.

Capítulo 194
Laleska consola Paula. Magnólia diz a Guerra que vai voltar para seu apartamento. Márcia arruma as malas de Fontana e ele vai embora. Cláudia diz a Lucas que se mudará para o Rio e que vai avisá-lo quando a criança nascer. Paula se instala num aparthotel. Fontana revela a Carlos que vai brigar para ficar com Gilda. Giácomo ajuda a Lucas a tomar conta da fábrica. William marca a viagem para o exterior e manda que Júlia não conte nada na fábrica. Lucas comunica a Cláudia que ela foi absolvida do crime de bigamia.

Capítulo 195
Giácomo leva o documento dos preparativos do casamento para Marília para mostrar que não está blefando. Ela rasga os papéis. Cláudia fica preocupada porque Geraldo saiu com Laleska. Lucas pede que Tio Zé vá com Cláudia para o Rio e ele concorda. Geraldo aceita a união de Polaca e Fiapo. Paula se comove ao receber uma carta de Laleska. Márcia descobre que William e Júlia estão planejando fugir e avisa Lucas. Ele e policiais vão atrás de William, que percebe que está sendo seguido e dirige em alta velocidade.

Capítulo 196 – Penúltimo capítulo
William bate com o carro e Júlia se machuca. A policia cerca o carro, mas William consegue escapar. Ele vai para o alto de um prédio e atira de lá os títulos da fábrica. Lucas recolhe alguns documentos e William, ferido, vai para o hospital. Em seu depoimento ao delegado, William diz que roubou os títulos, mas que Jorge já estava morto. Lucas visita Cláudia no Rio. William diz a Guerra que vai contar para a policia que Jorge era o verdadeiro dono da clinica. Guerra se entrega na delegacia como o assassino de Jorge.

Capítulo 197 – Último capítulo
Guerra diz ao delegado que matou Jorge porque ele era chantagista e criminoso. O delegado leva Guerra para a cadeia. William comenta com Guerra que não entende sua atitude, mas ele diz que precisava confessar o crime. Gilda oferece ajuda a Magnólia e as duas fazem as pazes. Magnólia revela a Lucas que Guerra era apenas o testa-de-ferro da clinica, cujo verdadeiro dono era Jorge. Francisca recebe o convite de casamento de Giácomo e Francisca. Gilda diz a Fontana que vai ficar com Carlos. Augusto (Paulo César Grande) se interessa por Márcia. Lucas consegue tirar a fábrica da falência. Elisa se faz passar pela vidente Madame Rastinova com a ajuda de Aída e Geraldo. Lúcia decide viajar para os Estados Unidos. Francisca interrompe o casamento de Giácomo. diz que o ama e os dois se beijam no altar. Nasce Paulinho. filho de Lucas e Cláudia Paula volta para a mansão. Tio Zé assume a direção do orfanato. Mariana cumpre pena em regime aberto e vira freira. As crianças assistem à um show beneficente de Xuxa. Magnólia visita Guerra na prisão. Cláudia e Lucas voltam a viver juntos. Fim.

Whatsapp


Leia também