Controlado pelo Grupo Globo, o Viva se tornou a nova casa das novelas mexicanas no Brasil. Após exibir vários clássicos da dramaturgia da Globo, o canal pago tem dedicado cada vez mais espaço a tramas da Televisa que fizeram muito sucesso no país pelas mãos do SBT.

Maria do Bairro estreou primeiramente no Globoplay, em dezembro de 2021. Agora, é a vez do Viva ressuscitar este grande clássico, se tornando o próximo arrasa-quarteirão que já fez a alegria de Silvio Santos a estrear no canal da Globo.

A trama substitui outra antiga menina dos olhos do “dono do Baú”: A Usurpadora. Com a saga das gêmeas Paulina e Paola (ambas Gabriela Spanic) chegando ao fim, o Viva dará sequência à sua faixa de clássicos mexicanos com a trama estrelada por Thalía.

Faixa esta que estreou na emissora com Marimar, também protagonizada por Thalía, e seguiu com A Usurpadora. A trama atual terá seu último capítulo no dia 15 de novembro. Com isso, no dia 16, o canal estreia Maria do Bairro.

“Ya mucha honra”

Remake do clássico mexicano Os Ricos Também Choram, Maria do Bairro conta a história de Maria (Thalía), uma menina pobre que trabalha como catadora de material reciclado pelas ruas do bairro onde vive. Órfã, ela é criada por uma madrinha, que morre logo depois de a garota completar 15 anos.

Desamparada, Maria é acolhida pelo milionário Fernando de la Vega (Ricardo Blume) a pedido do padre Cícero. O ricaço leva a jovem para casa, onde ela é bem recebida pelos seus filhos Vladimir (Héctor Soberón) e Vanessa (Montserrat Gallosa), além da governanta Lupe (Meche Barba).

Por outro lado, Maria é constantemente humilhada por Vitória (Irán Eory), a esposa de Fernando, e a empregada Carlota (Rebeca Manríquez). Para piorar, a menina se encanta por Luís Fernando (Fernando Colunga), o filho mais velho dos de la Vega. O rapaz, traumatizado com o término de um relacionamento, se torna um homem misógino e se aproxima de Maria apenas para brincar com ela.

No entanto, ele acaba se apaixonando por Maria, para desespero de Soraya Montenegro (Itatí Cantoral), sobrinha de Vitória que sempre fez de tudo para conquistar Luís Fernando. Por isso, ela tornará a vida de Maria um grande inferno.

Curinga do SBT

Maria do Bairro fez um tremendo sucesso quando foi exibida no Brasil pela primeira vez, em 1997 no SBT.

A trama sucedeu Marimar que, por sua vez, substituiu Maria Mercedes, três novelas protagonizadas por Thalía. A chamada “trilogia das Marias” elevou a audiência do SBT e transformou Thalía num ídolo nacional.

Das três tramas, Maria do Bairro foi a que alcançou maior audiência e, por isso, foi a mais reprisada de todas. Ao todo, a emissora de Silvio Santos exibiu o dramalhão sete vezes, e todas as exibições alcançaram grandes índices de audiência.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor