Um dos maiores clássicos da teledramaturgia nacional, Dancin’ Days foi resgatada em fevereiro desse ano pelo Globoplay. A plataforma disponibilizou todos os capítulos da obra de Gilberto Braga, que é estrelada por Sonia Braga, Joana Fomm e Gloria Pires.

Sonia Braga - Bacurau
Sonia Braga em cena do filme Bacurau (Reprodução)

Mas, apesar de a novela ter sido um dos principais trabalhos da carreira de Sonia Braga (na foto acima, no filme Bacurau), a estrela acabou processando a Globo justamente por causa da trama. A atriz se sentiu prejudicada por uma atitude do canal e tratou de levar o caso à Justiça.

Processo

Sônia Braga em Dancin' Days
Reprodução

Tudo aconteceu em 2014, quando o canal Viva exibiu Dancin’ Days em sua programação. O folhetim entrou na faixa da meia-noite que, na época, era dedicada aos grandes clássicos da teledramaturgia. A trama entrou na vaga de Água Viva, também escrita por Gilberto Braga.

Apesar de ter sido muito celebrada pelos fãs, a volta da novela não agradou Sonia Braga. A atriz entrou com um processo contra a Globo, alegando que não recebeu os direitos de imagem referentes ao repeteco.

De acordo com o portal R7, em matéria publicada em novembro de 2014, a atriz entrou com uma ação contra a emissora na 10ª Vara Cível do Rio de Janeiro, cobrando os seus direitos de imagem e exigindo uma indenização.

“Exilada cultural”

Sonia Braga

Em 2016, Sonia Braga falou à revista Elle sobre o assunto. Ela afirmou que se sentia uma “exilada cultural” no Brasil.

“Eu sofro quando reprisam algo que fiz e não me pagam. Processei a Globo por isso. Há muitos anos, eu passei a ser uma exilada cultural. Ao mesmo tempo que sou uma representante do Brasil, não me chamavam para trabalhar”, cravou.

No entanto, Sonia Braga acabou perdendo a ação. O processo foi finalizado em 2018, quando a Justiça alegou que a atitude da atriz foi precipitada, já que a Globo estava dentro do prazo legal para pagar os direitos de imagem pela reprise.

Grande sucesso

Dancin' Days - Gloria Pires, Reginaldo Faria e Sonia Braga
Divulgação / Globo

Considerada uma das obras-primas de Gilberto Braga, Dancin’ Days conta a história de Julia Matos (Sonia Braga), jovem que foi presa ao atropelar e matar um homem, acidentalmente, em meio a uma confusão armada por um assalto a banco. Ela passou 11 anos na prisão por conta do acontecido.

Ao deixar a carceragem, Julia só pensa em uma coisa: reencontrar a filha, Marisa (Gloria Pires), que tinha apenas quatro anos quando ela foi presa. A jovem foi criada pela ricaça Yolanda Pratini (Joana Fomm), irmã de Julia.

Mas Yolanda, que sempre teve inveja de Julia, faz de tudo para afastar Marisa da mãe. Enquanto isso, a ex-presidiária tenta se reerguer e reconquistar o amor de sua filha.

O folhetim fez um enorme sucesso e ditou moda em 1978. A boate que dava nome à trama, onde aconteciam as antológicas sequências em que Julia dançava, ajudou a popularizar a discoteca no Brasil. O figurino criado por Marília Carneiro, com meias soquetes de lurex coloridas sobre sandálias de salto alto fino, além da calça jogging vermelha de cetim com listras laterais, foi uma febre.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor