A Globo realmente não está disposta a errar mais no horário das seis. Após a fracassada experiência de Elas por Elas, a emissora vem preferindo apostar em fórmulas já testadas e aprovadas anteriormente.

Larissa Manoela em Além da Ilusão
Larissa Manoela em Além da Ilusão (divulgação/Globo)

Tanto que a substituta do atual folhetim é No Rancho Fundo, que é uma espécie de continuação de Mar do Sertão (2022).

A emissora também confirma uma nova novela de Alessandra Poggi, que deve resgatar elementos de Além da Ilusão (2022), outra trama recente que fez sucesso no horário.

Qual será a substituta de Elas por Elas?

Com Elas por Elas na faixa das seis, a direção da Globo fez uma experiência. O canal apostou numa novela com cara de trama das sete, mais urbana e com um pé forte no humor. Mas o remake da obra de Cassiano Gabus Mendes, escrito por Thereza Falcão e Alessandro Marson, tem sido um desastre.

Buscando não errar de novo, a emissora tratou de cancelar O País de Alice, novela de Lícia Manzo, e encomendou a Mário Teixeira uma novela bem popular, na tentativa de resgatar o público perdido.

O autor levou a proposta a sério e não apenas vai retomar o “clima” nordestino de Mar do Sertão, como vai apostar na volta de vários personagens de sua novela anterior.

Assim nasceu No Rancho Fundo, a substituta de Elas por Elas. A trama não chega a ser uma continuação de Mar do Sertão, mas é praticamente um “spin-off”, já que terá, entre seus personagens, vários tipos já vistos na trama passada, como Deodora (Débora Bloch) e Sabá Bodó (Welder Rodrigues).

Qual será a substituta de No Rancho Fundo?

Duda Santos em Renascer
Duda Santos em Renascer

Se No Rancho Fundo é praticamente um “Mar do Sertão 2”, sua substituta também poderia ser rotulada como “Além da Ilusão 2”. Alessandra Poggi, autora da novela estrelada por Larissa Manoela, foi confirmada no horário após o folhetim de Mário Teixeira. A trama será estrelada por Duda Santos (foto acima), que viveu Maria Santa em Renascer.

Assim como No Rancho Fundo tem elementos de Mar do Sertão, a novela seguinte, cujo título provisório é Tutti Frutti, também promete resgatar elementos da trama anterior da autora. Do mesmo jeito que Além da Ilusão, Tutti Frutti terá a moda como um dos panos de fundo.

Mas, ao contrário de Além da Ilusão, que se passava nos anos 1940, a nova novela será situada na década de 1950. Porém, a moda será um assunto presente, e a autora pretende explorar os “anos dourados”, marcada pela ascensão da alta-costura e também pela moda inspirada no rock, que surge nessa mesma época.

Globo não quer errar

Com a crise na faixa das seis e das sete, a Globo tem pressa em fazer os índices subirem. Os próximos projetos da faixa das seis mostram que a emissora fará escolhas conservadoras, com produções praticamente à prova de erros.

Na faixa das nove a crise é menor, mas, ainda assim, Terra e Paixão demorou a decolar. Por isso, foi substituída por Renascer, projeto nos mesmos moldes de Pantanal (2022), seu último grande sucesso. Em seguida, virá Mania de Você, novela de João Emanuel Carneiro, com o prestígio em alta após o êxito de Todas as Flores (2022).

Na sequência, deve vir um remake de Vale Tudo, reescrita por Manuela Dias. Ou seja, na Globo atual, ousadia é algo que não existe.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor