Marco da retomada da parceria entre Globo e Benedito Ruy Barbosa após o êxito do autor com Pantanal (1990), na Manchete – e primeiro trabalho de Luiz Fernando Carvalho como diretor-geral, Renascer foi exibida entre março e novembro de 1993, sagrando-se como uma das mais vitoriosas produções do horário das 20h. A trama será disponibilizada pelo Globoplay na próxima segunda (11).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Renascer narra a saga de José Inocêncio, homem que fez fortuna na zona cacaueira da Bahia. Para atingir seus intentos, desbrava terras inóspitas, ampliando seus domínios e enfrentando poderosos inimigos. Numa dessas, é atacado por bandoleiros, que lhe “arrancam o couro”, literalmente. Cabe ao mascate Rachid (Luís Carlos Arutin) costurar toda a pele do rapaz ao corpo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cena, inesquecível, abre o primeiro capítulo da novela, já fazendo brilhar o então estreante Leonardo Vieira, intérprete de José Inocêncio na juventude. Revelado em Tieta (1989), que contou com Luiz Fernando Carvalho na equipe de diretores, Leonardo Brício foi o primeiro nome pensado para o personagem. Brício, porém, acabou ficando com Deocleciano, melhor amigo de Inocêncio (defendido por Roberto Bonfim na segunda fase).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Dentre os desafetos de José Inocêncio está Belarmino, fazendeiro vizinho, que arma diversas emboscadas para o moço – e chega a acreditar que o matou, de fato. Benedito Ruy Barbosa pretendia contar com Sebastião Vasconcelos como intérprete do vilão.
Sebastião, contudo, fora remanejado para a atração das 18h, Mulheres de Areia, onde viveu Floriano, pai das gêmeas Ruth e Raquel (Gloria Pires). José Wilker – pretendido pela direção de ‘Mulheres’ para o mau-caráter Virgílio Assunção (Raul Cortez) – assumiu o tipo. E, ao esquecer uma fala, criou o bordão que eternizou Belarmino: “É justo, é muito justo, é justíssimo“.
Ainda na primeira fase, José Inocêncio se apaixona por Maria Santa (Patrícia França). A menina vive sob as ameaças do pai, Venâncio (Cacá Carvalho), que violentou sexualmente a filha mais velha. Ciente do que ocorrera dentro de seu lar, Quitéria (Ana Lúcia Torre) busca proteger a caçula. Lima Duarte e Joana Fomm chegaram a ser cogitados para o casal. Acabaram formando par em Fera Ferida (1993), substituta de Renascer, como Major Bentes e Salustiana.
Lima chegou a pedir para interpretar José Inocêncio na segunda fase. Não rolou. O personagem fora entregue, num primeiro momento, a Tarcísio Meira. Mas Renascer – a princípio, cotada para substituir Pedra Sobre Pedra em agosto de 1992 – acabou adiada. Tarcísio foi alocado em De Corpo e Alma, de Gloria Perez, folhetim que “cobriu a vaga” de Renascer.
Ventilaram então a escalação de Cláudio Marzo, intérprete de José Leôncio em Pantanal. Para evitar comparações com a exitosa novela da Manchete – e com Marzo ainda afastado da Globo, envolvido inclusive numa pendência judicial com a emissora -, optou-se por Antonio Fagundes, convidado pessoalmente por Benedito Ruy Barbosa, que arrancou lágrimas do autor durante um jantar ao resumir o enredo, do início ao fim.
Nesta segunda etapa, Belarmino, já falecido, continua aprontando para José Inocêncio. A neta do fazendeiro, Mariana busca seduzir o coronel, tomando as terras que acredita ser do avô. Grávida, Letícia Sabatella deixou o posto de protagonista. Adriana Esteves a substitui.
A atriz, porém, não se sentiu bem na pele da personagem, que motivou, inclusive, sua saída temporária da Globo. Bobagem… Adriana foi um dos grandes destaques do afinado elenco. E Sabatella regressou à televisão ainda em 1993, na minissérie Agosto.
Com a saída de Letícia Sabatella, seu então marido, Ângelo Antônio, também desfalcou o time. Os dois repetiram o bem-sucedido casal de O Dono do Mundo (1991), Beija-Flor e Taís, como João Pedro, o filho enjeitado que disputa Mariana com o pai, José Inocêncio – este responsabiliza o caçula pela morte de Maria Santa no parto. Marcos Palmeira, colega de Ângelo em Pantanal, assumiu o papel do caboclo, num regresso triunfal à Globo após estadia na Manchete.
Também de Pantanal e da Manchete, Marcos Winter, escalado para José Bento, entregue a Tarcísio Filho, outro nome advindo da concorrência.
Tanto Winter, quanto Cláudio Marzo acabaram escalados para Fera Ferida.
Por sua vez, Tarcísio Filho faria, a princípio, José Augusto, o primogênito de Inocêncio, personagem destinado posteriormente ao então estreante Marco Ricca.
[anuncio_6]
Ricca e a também novata Maria Luísa Mendonça mobilizaram a atenção do público com o casal José Augusto e Buba, a hermafrodita que, sem poder dar um neto a José Inocêncio, decide assumir a criança da menor em situação de rua Teca (Paloma Duarte). O coronel descobre tudo e acaba por acolher a garota.
Revelado em O Dono do Mundo, Tadeu Aguiar fora escalado para José Venâncio, o terceiro filho de José Inocêncio. Era a chance do ator de participar de uma novela do início ao fim – na trama de 1991, Tadeu marcou presença apenas nos primeiros capítulos. O ator, porém, foi substituído por Taumaturgo Ferreira. E o personagem acabou não indo até o último capítulo.
[anuncio_7]
Diziam, na época, que o autor, insatisfeito com o desempenho de Taumaturgo, preferiu rifá-lo da novela. José Venâncio acabou morto numa emboscada preparada para Inocêncio, acirrando os ânimos entre o produtor de cacau e seu novo desafeto, Teodoro (Herson Capri) – para tristeza de João Pedro, envolvido com a filha do rival, Sandra (Luciana Braga).
Tal e qual Sebastião Vasconcelos, Andréa Beltrão também deixou Renascer rumo ao horário das 18h, onde deu forma a Tônia, de Mulheres de Areia. O papel reservado para ela, Valquíria, foi entregue a Cláudia Lira, destaque como Manoela, de Perigosas Peruas (1992). Kika, como era chamada, não fez sucesso. Membro do núcleo paulista, a esposa de José Bento deixou a trama quando a ação foi toda concentrada na Bahia. Por lá, Bento se envolveu com a doméstica Ritinha (Isabel Fillardis) e a professora Lu (Leila Lopes).
Nas primeiras listas de elenco, também figuraram Arlete Salles, Cláudia Ohana, John Herbert, Luiza Tomé, Miguel Falabella, Yoná Magalhães e os cantores Agnaldo Rayol, Almir Sater e Sérgio Reis.