Recentemente, Buba (Gabriela Medeiros) e José Augusto (Renan Monteiro) tomaram conta de Renascer. O reencontro da psicóloga com seus pais e o início do namoro com o médico colocaram o casal nos holofotes da trama das nove da Globo.

Renan Monteiro e Gabriela Medeiros em Renascer
Renan Monteiro e Gabriela Medeiros em Renascer

Mas, passado este momento, Buba e Augusto começam a sumir da trama. Após o fim da mentira de Teca (Livia Silva), o casal tem aparecido apenas em cenas de refeição sem importância na fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira). E o futuro dos pombinhos não é nada animador.

Ao que tudo indica, Bruno Luperi manterá os rumos da versão original da novela, escrita por Benedito Ruy Barbosa. Em 1993, Buba (Maria Luisa Mendonça) sumiu da história, mesmo com o sucesso da personagem.

Final feliz antecipado

Buba viveu muitos conflitos desde que surgiu em Renascer. A personagem de Gabriela Medeiros viveu um romance complicado com José Venâncio (Rodrigo Simas), buscou realizar seu desejo de ser mãe, acolheu Teca e viu sua vida virar um mar de mentiras. Por fim, ela sofreu com a morte de Venâncio e ainda reencontrou os pais, que a expulsaram de casa no passado.

Mas o último grande conflito da personagem foi solucionado nos mais recentes capítulos da novela. Buba era cúmplice da mentira de Teca, que dizia estar esperando um filho de Venâncio. Um exame de DNA colocou um ponto final na farsa.

Desde então, Buba não tem mais um grande conflito na novela. Seu romance com Augusto vai muito bem e, agora, os dois personagens preparam-se para oficializar a união. O casamento, portanto, deve selar um final feliz antecipado para os apaixonados.

Casal sem conflito

Os próximos capítulos de Renascer não trarão grandes conflitos para Buba e Augusto. Eles devem se casar numa festa realizada na fazenda de José Inocêncio e, na sequência, vão resolver seus respectivos campos profissionais.

Augusto deve voltar a trabalhar como médico em um hospital de Ilhéus, onde logo assumirá um importante cargo. Já Buba deve finalmente colocar em prática o sonho de ter seu próprio consultório de psicologia.

Ou seja, Augusto e Buba já resolveram seus principais conflitos dentro da novela. Se o autor Bruno Luperi não inventar uma nova história para o casal, os personagens agora só vão aguardar a novela chegar ao fim.

A história se repete

Marco Ricca e Maria Luisa Mendonça em Renascer
Marco Ricca e Maria Luisa Mendonça em Renascer (Reprodução / Globo)

Vale lembrar que isso aconteceu também em 1993. Buba fez muito sucesso na primeira versão da trama, escrita por Benedito Ruy Barbosa, mas a personagem perdeu força ao longo da novela.

Em 1993, Buba era intersexo, na época chamada de hermafrodita. Ao se unir a Augusto (Marco Ricca), a personagem se submete a uma cirurgia e consegue trocar de nome, passando a se chamar Isabela. Depois disso, ela começa a trabalhar com Augusto e sua história termina – bem antes do fim da trama.

Em 26 de agosto de 1993, o jornal O Globo apontou o “sumiço” de Buba em Renascer. De acordo com a reportagem, Buba vinha aparecendo cada vez menos na trama, impressão compartilhada pela intérprete Maria Luisa Mendonça.

“Personagem não pode ficar feliz no meio da novela”, analisou a atriz.

Na mesma matéria, o autor Benedito Ruy Barbosa admitiu que matou a curiosidade do público sobre o destino de Buba cedo demais.

“Qualquer autor guardaria este trunfo para o final. Mas o telespectador agoniado quer saber mais para a frente, não dá para segurar a trama por muito tempo”, comentou o veterano.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor