André Santana

A Força do Querer (2017) contava a história de Ritinha (Isis Valverde), uma jovem de espírito libertário que sempre se deixou levar pelos seus próprios desejos. Por conta deste perfil livre e pouco apegado, a sereia acabou abandonando toda uma vida estruturada no Acre para se aventurar pelo Rio de Janeiro. Esta história agora se repete com a trajetória de Ari (Chay Suede), em Travessia.

Na trama anterior de Gloria Perez, Ritinha vivia um relacionamento firme e sólido com Zeca (Marco Pigossi), de quem ficou noiva. Porém, o namoro do rapaz com a sereia não era bem visto por Abel (Tonico Pereira), o pai de Zeca, que fazia de tudo para convencer o filho a desistir do romance.

No entanto, Zeca era completamente apaixonado por Ritinha e, por isso, não deu ouvidos ao pai. Zeca e Ritinha, então, subiram ao altar. Mas o casamento não durou nada. Isso porque Ritinha logo conheceu Ruy (Fiuk) e se encantou com a possibilidade de acompanhá-lo rumo ao Rio de Janeiro e mudar de vida. Assim, ela pulou no barco do riquinho e partiu, deixando Zeca a ver navios.

Versão masculina

A Força do Querer

Já em Travessia, Gloria Perez parece ter criado a versão masculina de Ritinha. Até aqui, Ari tem repetido os passos da heroína de A Força do Querer, o que faz da nova novela da Globo uma espécie de remake disfarçado do folhetim de 2017.

Ari e Brisa foram apresentados como um casal extremamente apaixonado, cujo relacionamento começou na tenra infância. Assim como Ritinha e Zeca, elas pareciam predestinados a ficarem juntos para sempre.

Porém, o relacionamento deles também tem suas resistências. Se em A Força do Querer, Abel era contra o namoro do filho, desta vez o impedimento está na figura de Núbia (Drica Moraes), a mãe de Ari. Obcecada pelo herdeiro, ela sonha com uma pretendente “melhor” para o filho.

Outra semelhança é que, assim como Ritinha, Ari começa a ser levado pelas circunstâncias e acabará trocando seu relacionamento sério por uma aventura no Rio de Janeiro. O jovem começa a se aproximar de Chiara (Jade Picon), a princípio para ficar mais perto de Guerra (Humberto Martins).

Com isso, aos poucos, ele se verá cada vez mais envolvido com Chiara e se afastará de Brisa. Com isso, assim como Zeca, Brisa também pegará estrada rumo ao Rio de Janeiro na tentativa de reencontrar o noivo e colocar tudo em pratos limpos.

Novo amor

Travessia

Mas, no caminho, Brisa se encontrará com Oto (Romulo Estrela). O hacker a ajudará a fugir de linchadores, que acreditam que a mocinha é uma sequestradora de crianças por conta de uma fake news. Com a aproximação, os dois devem engatar um novo relacionamento.

O mesmo aconteceu com Zeca. O rapaz chegou ao Rio de Janeiro em busca de Ritinha, mas acabou conhecendo Jeiza (Paolla Oliveira). O caminhoneiro e a policial, então, se apaixonaram e iniciaram um namoro cheio de idas e vindas. No entanto, Zeca demorou vários capítulos para desistir de Ritinha de vez.

Ou seja, se Travessia continuar seguindo a história de A Força do Querer, já podemos concluir que Ari não deve voltar para Brisa, assim como Ritinha não voltou para Zeca. Já Brisa deve ser feliz para sempre ao lado de Oto, assim como Zeca e Jeiza. Será?

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor