Com índices de audiência interessantes e boa repercussão, Terra e Paixão, escrita por Walcyr Carrasco, mostra o poder de um bom folhetim.

Terra e Paixão - Barbara Reis e Cauã Reymond
Cauã Reymond (Caio) e Barbara Reis (Aline) em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

Porém, parte da aceitação vem do uso de recursos já conhecidos do gênero, o que torna inevitável a comparação da novela das nove com outras tramas.

Além de lembrar Renascer (1993), título que será regravado ano que vem, Terra e Paixão suscita comentários sobre a proximidade com A Desalmada (2021), da Televisa.

[anuncio_1]

Pai contra filho

Renascer - Antonio Fagundes e Marcos Palmeira
Marcos Palmeira (João Pedro) e Antonio Fagundes (José Inocêncio) em Renascer (Divulgação / Globo)

O plot principal do atual folhetim das nove se assemelha ao de Renascer, sucesso de Benedito Ruy Barbosa produzido em 1993, o que não teria o menor problema se o remake da história não fosse escolhido para substituir, justamente, Terra e Paixão.

De acordo com o portal Notícias da TV, a proximidade dos argumentos teria revoltado Bruno Luperi, responsável pela adaptação.

Nos dois enredos, os patriarcas de poderosas famílias rejeitam o filho por relacioná-los com as mortes de suas esposas.

Antônio (Tony Ramos) culpa Caio (Cauã Reymond) pelo falecimento de Agatha (Bianca Bin) no parto, tal qual José Inocêncio (Antônio Fagundes) responsabiliza João Pedro (Marcos Palmeira) pela partida de Maria Santa (Patrícia França) no clássico noventista.

Mudanças

Terra e Paixão - Tony Ramos
Tony Ramos como Antônio La Selva em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

Contudo, na obra em exibição no horário nobre global, essa trama foi praticamente desmontada.

As recordações que o produtor rural tinha de Agatha praticamente desapareceram, assim como as citações a ela – especialmente depois da morte de Cândida (Susana Vieira), amiga da falecida.

É bom provável também que a primeira esposa de Antônio reapareça viva. Nos próximos capítulos, Caio vai mandar exumar o corpo da mãe e se surpreenderá ao ver o caixão vazio.

[anuncio_3]

Outro canal

A Desalmada - José Ron e Livia Brito
Livia Brito (Fernanda) e José Ron (Rafael) em A Desalmada (Divulgação / Televisa)

Os espectadores das novelas mexicanas do SBT também apontam coincidências entre Terra e Paixão e A Desalmada. O esposo da protagonista, Fernanda (Livia Brito), foi assassinado por um vizinho malfeitor, tal qual o de Aline (Barbara Reis).

Além disso, a protagonista da trama global, que tenta se reerguer com suas plantações, também se interessou pelo filho do inimigo; no caso, os dois herdeiros, Caio e Daniel (Johnny Massaro).

Em A Desalmada, o plot de Caio e Antônio também estava presente: o galã Rafael (José Ron) não mantinha boas relações com o progenitor Otávio (Eduardo Santamarina).

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor