A Globo começa a veicular as primeiras chamadas de Terra e Paixão, novela que substituirá Travessia a partir de maio. O primeiro trailer da trama de Walcyr Carrasco é bastante focado na protagonista, Aline (Barbara Reis), e sua rivalidade com a família La Selva, liderada por Antonio (Tony Ramos).

Terra e Paixão - Bárbara Reis e Cauã Reymond
João Miguel Júnior / Globo

Não demorou para que muitos espectadores se manifestassem nas redes sociais. Internautas logo constataram que a nova novela das nove da emissora carioca traz inúmeras semelhanças com uma trama mexicana exibida recentemente pelo SBT.

[anuncio_1]

Remake disfarçado?

A Desalmada - Livia Brito

Em Terra e Paixão, Aline enfrenta Antonio La Selva, um poderoso empresário do agronegócio que foi responsável pela morte de seu marido. No entanto, ela acaba se envolvendo com o filho e com o enteado de seu maior inimigo, Daniel (Johnny Massaro) e Caio (Cauã Reymond), respectivamente.

Nas redes sociais, internautas compararam a história de Walcyr Carrasco com o enredo de A Desalmada (foto acima), trama da Televisa exibida pela emissora de Silvio Santos entre julho e outubro do ano passado. Trata-se da versão mexicana de La Dama de Troya, novela colombiana de 2008.

Na produção do México, a protagonista vive situação semelhante a de Aline. Fernanda (Livia Brito) teve seu marido assassinado por Octavio (Eduardo Santamarina) numa disputa de terras. Mas ela acaba se apaixonando por Rafael (José Ron), filho de seu inimigo.

“Não era mais fácil ter comprado A Desalmada e passar no horário nobre? Ia economizar mais pra Globo”, sugeriu um internauta, identificado como Henrique, no Twitter.

Outra semelhança

Gustavo Haddad e Bianca Castanho
Reprodução / SBT

Nas redes sociais, foram vários os comentários de espectadores apontando a semelhança entre as tramas de Terra e Paixão e A Desalmada. No entanto, teve gente que foi ainda mais longe e viu na nova aposta da Globo um “que” de um outro clássico do SBT.

A paisagem rural e o logotipo de Terra e Paixão, aplicado em meio a uma plantação, fez com que muitos internautas apontassem a semelhança com Canavial de Paixões (foto acima), novela produzida pelo canal em 2004 e reprisada inúmeras vezes.

Além da palavra “Paixão”, que aparece nos dois títulos, alguns viram semelhança por conta da ambientação. No entanto, vale salientar que a trama da novela estrelada por Bianca Castanho é bem diferente da história que está sendo escrita por Walcyr Carrasco.

Aposta

Gloria Pires

João Miguel JúniorTerra e Paixão é a grande aposta da Globo para elevar a audiência da faixa das nove. A emissora, que vinha de uma crise ocasionada pelas reprises durante a pandemia e o fiasco de Um Lugar ao Sol (2021), havia conseguido voltar aos trilhos com Pantanal (2022), mas Travessia derrubou o horário novamente.

Por isso, o canal aposta suas fichas na nova história de Carrasco, um autor de reconhecido apelo popular e que costuma elevar os números do horário sempre que entra em cena. Amor à Vida (2013), O Outro Lado do Paraíso (2017) e A Dona do Pedaço (2019) foram grandes êxitos.

Para fazer valer a aposta, a emissora não economizou e escalou grandes estrelas para o elenco de Terra e Paixão. Tony Ramos, Gloria Pires (foto acima) e Susana Vieira são alguns dos medalhões convocados, que dividirão a cena com jovens destaques, como Cauã Reymond e Johnny Massaro.

Já Barbara Reis, como a mocinha Aline, é o lançamento da vez. A atriz encara sua primeira protagonista após se destacar em produções como Éramos Seis (2019) e Todas as Flores.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor