Alexandre Pequeno

Uma das próximas apostas da Globo para o streaming é a novela Guerreiros do Sol, de George Moura e Sergio Goldenberg. Prevista para estrear em 2024, a produção possui direção artística de Rogério Gomes.

Mar do Sertão - Isadora Cruz e José de Abreu
Isadora Cruz (Candoca) e José de Abreu (Coronel Tertúlio) em Mar do Sertão (Fábio Rocha / Globo)

A trama é baseada nas figuras históricas Maria Bonita e Lampião, mostrando a jovem Rosa (Isadora Cruz), casada com Eloi (José de Abreu), um poderoso coronel, mas que foge com Josué (Thomás Aquino), líder de um bando de cangaceiros. É assim que uma guerra histórica é iniciada.

[anuncio_1]

Familiar?

Guerreiros do Sol
Guerreiros do Sol (Divulgação / Globo)

No passado, sob a mesma ambientação e mote principal, a extinta Rede Manchete exibiu a novela Mandacaru (1997), uma ousada produção do diretor Walter Avancini. Escrita por Carlos Alberto Ratton, a história já mostrava, na primeira cena, a morte de Lampião (Alceu Valença) e Maria Bonita (Daniela Mercury), numa participação super especial dos artistas nordestinos.

“Eu queria que a primeira imagem da novela tivesse um clima absolutamente nordestino”, explicou Walter Avancini à Revista Manchete.

Se em Guerreiros do Sol, a mocinha foge com o líder de um bando de cangaceiros, em Mandacaru, Juliana (Carla Regina) é sequestrada por Tirana (Victor Wagner), sucessor de Lampião, quando está na beira do altar para se casar com o Dr. Edgar (Jandir Ferrari). Apaixonada pelo Tenente Aquiles (Murilo Rosa), Juliana se envolve com seu algoz, iniciando um triângulo amoroso.

Elenco e participações especiais

Mandacaru
Mandacaru

Em paralelo à trama principal, Mandacaru também contava a história de Zebedeu (Bemvindo Sequeira), inimigo de Tirana. Ele chegava à cidade de Jatobá disposto a se tornar rei. Isadora (Marília Pêra) e Salustiano (Agildo Ribeiro), um casal falido, chega à cidade para recomeçar a vida. Zebedeu apaixona-se por Isadora e quer se casar com ela a todo custo.

Leia também: Final trágico: Milton Neves narrou suicídio de policial ao vivo na TV

Grande parte do elenco, oriundo de Xica da Silva, também foi incorporado à trama, como Angela Leal, Miriam Pires, Guilherme Piva, Jayme Periard, Jayme Periard, Andréa Avancini e outros.

Para turbinar a audiência da novela, a Manchete investiu em participações especiais: Roberta Close entrou na novela como a jovem Maitê. Elba Ramalho também foi presença confirmada em Mandacaru como a Nhá Sebastiana.

[anuncio_3]

Reprise na Band

Walter Avancini
Walter Avancini (Reprodução / IMDB)

De janeiro a novembro de 2006, a Band exibiu a novela em 217 capítulos. Assim como as outras reprises de tramas da Manchete, a emissora adquiriu as fitas da obra e colocou no ar, inaugurando o horário das 22h.

“Este novo horário será destinado a novelas voltadas para o público adulto. Mandacaru é uma realização de alta qualidade, com um elenco de primeiro nível e a direção sempre extraordinária de Walter Avancini [foto acima]”, disse Juca Silveira, diretor artístico da Band, em matéria publicada pela Gazeta Digital, de 8 de Janeiro de 2006.

Com média geral de 4 pontos, a novela chegou a atingir picos de 11 pontos, colocando a emissora na vice-liderança em vários momentos, um sucesso para a emissora, na época.

Compartilhar.
Avatar photo

Alexandre Pequeno é jornalista e apaixonado pelas novelas brasileiras desde a infância. A paixão foi tanta que seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi sobre a novela Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos. Em 2018, lançou o canal Novelando, onde aborda, de forma bem humorada, sobre as tramas que marcaram a história da TV. Já publicou contos e crônicas em antologias nacionais Leia todos os textos do autor