A volta de Agatha (Eliane Giardini) tem rendido inúmeros desdobramentos em Terra e Paixão. A primeira esposa de Antônio La Selva (Tony Ramos) ficou anos presa – segundo ela, acusada de um crime que não cometeu – e, agora, retorna à Nova Primavera na intenção de recuperar o amor dos filhos que abandonou.

Eliane Giardini como Agatha em Terra e Paixão
Eliane Giardini como Agatha em Terra e Paixão (reprodução/Globo)

Será? Na verdade, não ficará muito claro quais são as reais intenções de Agatha. Inclusive, a ex-presidiária vai dar pistas de que pode não ser uma pessoa confiável.

Sua trajetória, portanto, fica bastante parecida com a de Flora (Patrícia Pillar), grande vilã de A Favorita (2008).

[anuncio_1]

Do bem?

Cauã Reymond é Caio em Terra e Paixão
Cauã Reymond é Caio em Terra e Paixão (divulgação/Globo)

Nos últimos capítulos de Terra e Paixão, Agatha deixou a cadeia rumo à Nova Primavera. Sua primeira ação na cidade foi reencontrar Caio (Cauã Reymond), seu filho. Com um jeitão sofrido, ela oferece um caminhão de brinquedo ao herdeiro, tentando explicar os motivos que a levaram a desaparecer.

A princípio, Caio fica reticente. Mas, depois, ele dá um voto de confiança à mãe e fica feliz com a oportunidade de conviver com ela. Além disso, o retorno de Agatha fará com que Antônio peça perdão ao filho pelos anos de rejeição. Ou seja, a volta da mãe transformará a vida de Caio para melhor.

No entanto, com Jonatas (Paulo Lessa), as coisas serão mais complicadas. O rapaz também é filho da ex-presidiária e ficará revoltado ao ouvir as desculpas da mãe por tê-lo abandonado. O filho de Gentil (Flavio Bauraqui) não perdoará Agatha por ela trocado seu pai por Antônio.

Leia também: Vudu em jogador argentino deixou o clima pesado na ESPN Brasil

Vilã

Cauã Reymond e Paulo Lessa em Terra e Paixão
Caio (Cauã Reymond) e Jonatas (Paulo Lessa) em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

Será após o encontro com Jonatas que Agatha revelará uma nova faceta. Até então demonstrando vontade de retomar o relacionamento com os filhos, ela demonstrará que tem outra intenção por trás de seus atos depois que for rejeitada pelo produtor rural. Sozinha, ela jogará o caminhão de brinquedo rejeitado por Jonatas longe.

“Essa porcaria de brinquedo… Porcaria! Droga! Com o Jonatas não vai ser tão fácil! Não… Não vai ser fácil”, diz ela, com um olhar dúbio, de acordo com o portal Notícias da TV.

Além disso, outros personagens vão desconfiar das intenções de Agatha. Jussara (Tatiana Tibúrcio) ficará com os dois pés atrás, alegando que uma mãe que finge a própria morte não deve ser uma boa pessoa. Até Anely (Tatá Werneck) fará um alerta sobre a mãe de Caio:

“Italiano, presta atenção… Quando alguém é sempre boazinha, delicadinha… Eu penso que é falsa. Ela é que nem você, Luigi. Sempre gentil, sempre delicado… Mas na primeira chance, dá o bote e apronta uma vigarice. Ouça o que estou dizendo. Aí, tem! E se eu digo que tem é porque tem”, diz ela ao amante.

[anuncio_3]

Nova Flora

Patrícia Pillar e Mariana Ximenes em A Favorita
Patrícia Pillar e Mariana Ximenes em A Favorita (reprodução/Globo)

Assim, Agatha repete a mesma trajetória de Flora, a grande vilã de A Favorita. A trama de João Emanuel Carneiro começa quando a personagem de Patrícia Pillar deixa a cadeia onde passou os últimos 20 anos, acusada de ter matado seu amante. No entanto, Flora jura que é inocente e que vai provar a verdade.

Com cara de anjo e jeito de coitada, Flora se aproxima de Lara (Mariana Ximenes), sua filha, alegando ter como única intenção conquistar o seu amor. Para isso, ela assume um discurso que acaba convencendo muita gente ao seu redor. Várias pessoas, como Irene (Gloria Menezes), passam a acreditar que ela está dizendo a verdade, e que Donatela (Claudia Raia) é a verdadeira assassina de Marcelo (Flavio Tolezani).

Mas, capítulos depois, a verdade vem à tona: Flora é mesmo culpada e está disposta a tudo para acabar com a vida de Donatela, tomando para si tudo o que era da rival. Após uma série de armações, ela consegue convencer todo mundo que é inocente, fazendo Donatela ser presa injustamente.

Assim como Flora, Agatha é uma ex-presidiária que se diz inocente e que só quer reconquistar os filhos. No entanto, pode ser que a coisa não seja bem assim, e que ela seja uma bandidona prestes a dar um golpe. Ela, inclusive, pode ter matado o próprio amante mesmo, o que a levou à prisão. Será?

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor