Relembre quem é quem em Fina Estampa, que volta em breve na Globo



Relembre abaixo o perfil dos personagens de Fina Estampa, novela de 2011 que será exibida a partir de 23 de março pela Rede Globo, substituindo Amor de Mãe durante o surto de coronavírus:

Família Pereira

Griselda Pereira (Lília Cabral) – A “marido de aluguel”, como se é conhecida, sustenta os filhos Quinzé (Malvino Salvador), Antenor (Caio Castro) e Amália (Sophie Charlotte) e o neto Quinzinho (Gabriel Pelícia) fazendo pequenos consertos na vizinhança. Viúva, a portuguesa criada no Brasil não tem vaidades e escuta piadas por sua figura masculinizada.

José Pereira, o Pereirinha (José Mayer) – Também filho de portugueses criado no Brasil, é o marido de Griselda (Lília Cabral) que sumiu no mar. O pescador, porém, sempre foi muito diferente da esposa. Nos seus últimos dias, foi visto em companhias suspeitas.

José Antenor Pereira (Caio Castro) – É o orgulho de Griselda (Lília Cabral), pois é o único entre seus irmãos que chegou à universidade. Ambicioso e envergonhado de sua origem humilde, o estudante de medicina não mede esforços para atingir seus objetivos. É apaixonado por Patrícia Velmont (Adriana Birolli), mas teme a sogra Tereza Cristina (Christiane Torloni).

Maria Amália Pereira (Sophie Charlotte) – A romântica filha caçula de Griselda (Lília Cabral) trabalha como vendedora dos cosméticos naturais de Dona Zilá (Rosa Marya Collin). Tenta deixar a mãe mais feminina, mas admira o pulso firme de Griselda. A moça sonha viver uma bela história de amor e se apaixonará por Rafael(Marco Pigossi).

Joaquim José Pereira, o Quinzé (Malvino Salvador) – O filho mais velho de Griselda (Lília Cabral) nunca teve gosto pelos estudos, mas trabalha de sol a sol como garçom no bar “Tupinambar”. Cria o filho Quinzinho (Gabriel Pelícia) com muito amor, mas não consegue esconder a tristeza pelo abandono de sua ex-mulher, Teodora (Carolina Dieckmann).

Quinzinho (Gabriel Pelícia) – É xodó do pai Quinzé (Malvino Salvador), da avó Griselda (Lília Cabral) e da tia Amália (Sophie Charlotte), que se revezam para tomar conta da criança, que foi abandonada pela mãe, Teodora (Carolina Dieckmann).

Teodora da Silva (Carolina Dieckmann) – A loira abandonou o ex-marido Quinzé (Malvino Salvador) e o filho Quinzinho (Gabriel Pelícia) para tentar a sorte nos Estados Unidos com Wallace (Dudu Azevedo), um lutador de Vale Tudo. Interesseira, voltará quando descobrir a bolada que a sogra Griselda (Lília Cabral) ganhou na loteria.

Wallace (Dudu Azevedo) – De família pobre, Wallace viu seu destino mudar quando foi chamado para lutar Vale Tudo nos Estados Unidos, pra onde vai com a ambiciosa Teodora (Carolina Dieckmann).

Mansão Velmont

Tereza Cristina de Siqueira Velmont (Christiane Torloni) – Herdeira da fortuna dos pais, a socialite ocupa seu tempo com as mais requintadas formas de gastar dinheiro. É apaixonada pelo marido Renê (Dalton Vigh) e muito se preocupa em manter o nome e a honra da família. É mãe de Renê Junior (David Lucas) e Patrícia Velmont (Adriana Birolli). Não gosta de subalternos, mas não vive sem seu mordomo Crô (Marcelo Serrado).

Renê Velmont (Dalton Vigh) – O chef de cozinha é dono do restaurante “Le Velmont”, que ganhou de presente de Tereza Cristina (Christiane Torloni), com quem teve Patrícia (Adriana Birolli) e Renê Junior (David Lucas). É apaixonado pela esposa, mas passa a repensar seu casamento depois do fatídico jantar de noivado da filha Patrícia.

Patrícia Velmont (Adriana Birolli) – A filha de Renê (Dalton Vigh) e Tereza Cristina (Christiane Torloni) puxou a beleza da mãe e a personalidade do pai. A estudante de Psicologia não se considera patricinha, mas tem gostos bastante caros. É amiga de Vanessa (Milena Toscano) e namora Antenor (Caio Castro), com quem se decepcionará futuramente.

Renê Junior (David Lucas) – O caçula dos Velmont vive duros anos de uma adolescência com espinhas e insegurança. Preocupa os pais com o tempo que passa na frente do computador e é através da internet que alcança a tão desejada fama de conquistador.

Crodoaldo Valério (Marcelo Serrado) – O mordomo e fiel escudeiro de Tereza (Christiane Torloni) serve até como cabeleireiro da patroa. Diz não tolerá-la, mas no fundo gostaria de ser a patroa, que o ajuda com a mensalidade da faculdade da sobrinha Vanessa (Milena Toscano). Nada discreto no visual, mantém um secreto caso amoroso.

Vanessa Ribas (Milena Toscano) – A sobrinha de Crô (Marcelo Serrado) estuda Relações Públicas na Universidade Pessoa de Moraes, por onde circula acompanhada da amiga Patrícia (Adriana Birolli), e trabalha como hostess do restaurante “Le Velmont”. De origem humilde, faz o que for preciso para garantir uma vida luxuosa parecida à de Tereza Cristina (Christiane Torloni).

Fashion Moto

Juan Guilherme Passarelli (Carlos Casagrande) – Ex-modelo internacional, Juan deixou a profissão para cuidar de seu filho Fábio (Guilherme Leicam) quando a ex-mulher, também modelo, quis voltar às passarelas. É dono da “Fashion Moto”, oficina especializada em motos luxuosas.

Fábio (Guilherme Leicam) – Ao contrário do pai Juan Guilherme (Carlos Casagrande), o adolescente se preocupa com os estudos e com o meio ambiente. Estuda com Carol (Bianca Salgueiro), Renê Júnior (David Lucas), Leonardo (Vitor David) e Max (Christian Monassa).

Rafael Fernandes (Marco Pigossi) – O sobrinho de Ferdinand (Carlos Machado) é gerente da “Fashion Moto”. Embora tenha a confiança de Juan Guilherme (Carlos Casagrande), usa os veículos do chefe e dos clientes para cumprir seus acordos com Antenor (Caio Castro) por amor à namorada Amália (Sophie Charlotte).

Zuleika (Juliana Knust) – Bonita e vaidosa, a moradora da Muzema é copeira da “Fashion Moto”. À noite, estuda Administração à distância e sonha conseguir a confiança do patrão Juan Guilherme (Carlos Casagrande).

Edvaldo Ferreira (Rafael Zulu) – O mecânico da “Fashion Moto” é atrapalhado, mas bom funcionário. Amigo de Zuleika (Juliana Knust), o baiano mora na Muzema e corre atrás de uma vida melhor no Rio de Janeiro.

Tupinambar

Guaracy Martins (Paulo Rocha) – Dono do “Tupinambar”, o português veio para o Brasil quando herdou o estabelecimento de um tio, já depois de estar órfão do pai português e da mãe brasileira. É apaixonado por Griselda (Lília Cabral) e faz de tudo para agradá-la.

Dagmar dos Anjos (Cris Vianna) – A famosa cozinheira do bar “Tupinambar” é mãe de Leandro (Rodrigo Simas) e Leonardo (Vitor David), filhos de pais diferentes. Para dar conta do orçamento, a exuberante morena também vende empadas para o quiosque de Álvaro (Wolf Maya).

Leandro dos Anjos (Rodrigo Simas) – Para o desgosto de Dagmar (Cris Vianna), seu primogênito abandonou os estudos e costuma passar os dias na praia. Tem vergonha de trabalhar, mas sempre dá um jeitinho de manter a pose na frente dos seus amigos.

Leonardo dos Anjos (Vitor David) – O caçula de Dagmar (Cris Vianna) é o oposto do irmão mais velho, Leandro (Rodrigo Simas). Dedicado, o adolescente estuda em uma escola particular graças ao seu bom desempenho. É o melhor amigo de Renê Júnior (David Lucas).

Jardim Oceânico

Carolina Prado (Bianca Salgueiro) – A adolescente acredita ser muito nova para namorar, mas insiste em ver a mãe Letícia (Tânia Khallil) apaixonada. Como perdeu o pai ainda pequena, foi criada pela mãe e pela a avó Vilma.

Letícia Prado (Tânia Khallil) – Desde que ficou viúva, se fechou para novos relacionamentos. Mudou-se de Florianópolis para o Rio de Janeiro, onde só demonstra interesse pelo seu trabalho como professora de Literatura, sua mãe, Vilma (Arlete Salles), e sua filha, Carol (Bianca Salgueiro).

Vilma Prado (Arlete Salles) – Taxista por ter herdado o carro de seu falecido marido, a mãe de Letícia (Tânia Khallil) também gosta de navegar na Internet. Apóia a neta Carol (Bianca Salgueiro) na busca por um namorado para Letícia.

Max (Christian Monassa) – O mais popular da turma gosta de tirar vantagem sobre Renê Júnior (David Lucas), Leonardo (Vitor David) e Fábio (Guilherme Leicam), mas nem sempre leva a melhor.

Quiosque do Álvaro

Álvaro Siqueira (Wolf Maya) – O dono do quiosque vive com Zambeze (Totia Meirelles) no “Recanto” e leva um estilo de vida bastante zen, bem diferente de sua mãe Íris (Eva Wilma).

Zambeze (Totia Meirelles) – Dona do “Recanto da Zambeze”, ela mantém uma relação aberta com Álvaro (Wolf Maya) e faz massagens no quiosque que o “marido” mantém na praia.

Íris Siqueira (Eva Wilma) – A elegante senhora mora há anos em Nova York e quase não tem contato com o filho Álvaro (Wolf Maya). Mas sabe que a sobrinha Tereza Cristina (Christiane Torloni) esconde um segredo.

Ferdinand (Carlos Machado) – O sargento reformado do corpo de bombeiros do grupamento Salvamar é o mal humorado dono da rede de vôlei vizinha ao quiosque de Álvaro (Wolf Maya) e chefe de segurança do condomínio de Tereza Cristina (Christiane Torloni).

Maurício, o Pezão (Marcelo Brou) – Gosta de viver em adrenalina com carros e mulheres. Joga vôlei com Gigante (Eri Johnson) na rede de Ferdinand (Carlos Machado).

Honório, o Gigante (Eri Johnson) – O apelido mantém o respeito, mas sua estatura garante trabalhos em festas infantis. Joga vôlei na rede de Ferdinand (Carlos Machado) com Pezão (Marcelo Brou) e freqüenta o “Quiosque do Álvaro”.

Muzema e Recanto da Zambeze

Celeste Fonseca (Dirá Paes) – A romântica amiga de Griselda (Lília Cabral) largou o sonho de ser professora para casar-se com Baltazar (Alexandre Nero), com quem teve Solange (Carol Macedo). Mas não imaginava que sofreria com o marido.

Baltazar Fonseca (Alexandre Nero) – O motorista de Tereza Cristina (Christiane Torloni), para aliviar suas frustrações, é extremamente severo com a filha Solange (Carol Macedo) e a mulher Celeste (Dira Paes).

Solange Fonseca, a Sol (Carol Macedo) – Filha de Celeste (Dira Paes) e Baltazar (Alexandre Nero), a vaidosa adolescente é apaixonada por Antenor (Caio Castro). Irrita-se com as atitudes do pai que não a deixa ir a bailes funk.

Daniel (Guilherme Boury) – O estudante de medicina mora no “Recanto da Zambeze” e é muito amigo de Antenor (Caio Castro).

Dona Zilá (Rosa Marya Collin) – A humilde senhora mora no “Recanto da Zambeze” e fabrica os cosméticos vendidos por Amália.

Fio Carioca

Paulo Buarque (Dan Stulbach) – O empresário da grife “Fio Carioca” é casado com a estilista Esther (Julia Lemmertz), com quem tem uma apaixonada relação. É amigo do cunhado Renê (Dalton Vigh), mas tem atritos com a irmã Tereza Cristina (Christiane Torloni).

Esther Wolkoff (Julia Lemmertz) – A estilista dona da grife de moda praia “Fio Carioca” é casada com Paulo (Dan Stulbach) e nunca abandonou o sonho de ser mãe. Contará com a ajuda da médica Danielle Fraser (Renata Sorrah).

Danielle Fraser (Renata Sorrah) – A médica especializada em fertilidade dirigida ajudará Esther (Julia Lemmertz) a realizar seu sonho de ser mãe. Viúva, não tem filhos.

Marcela Coutinho (Suzana Pires) – A jornalista de moda flerta com a falta de ética e dará um furo de reportagem sobre a grife “Fio Carioca”, envolvendo-se com seu dono Paulo Buarque (Dan Stulbach).


Saiba mais sobre Fina Estampa:

Por onde anda o elenco de Fina Estampa?

Confira o resumo de todos os capítulos de Fina Estampa

O destino de Griselda, Tereza Cristina, Antenor e mais: o que acontece no final de Fina Estampa

Confira tudo que acontece nos últimos capítulos de Fina Estampa

Confira quem fica com quem no final de Fina Estampa

Quem é o amante secreto de Crô em Fina Estampa?

Fina Estampa: quem era Íris e qual o segredo de Tereza Cristina?

Embates de Griselda e Tereza Cristina, amores de Crô e mais: relembre a história de Fina Estampa

Relembre quem é quem em Fina Estampa, que volta em breve na Globo




Leia também