Relembre os principais acontecimentos de Amor de Mãe até agora - TV História

Relembre os principais acontecimentos de Amor de Mãe até agora

Amor de Mãe foi mais uma produção prejudicada pela pandemia do novo coronavírus, sendo interrompida pela Globo junto com Salve-se Quem Puder e outros programas. Com o retorno da trama, preparei um resumo para deixar por dentro de tudo quem não acompanhou a novela ou não se lembra dos principais acontecimentos. Confira!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Lurdes e Domênico

Há 26 anos, em Malaquitas (RN), Jandir vendeu o filho Domênico, de 2 anos, para Kátia, uma aliciadora de menores do Rio de Janeiro. Sua mulher, Lurdes, ao saber, o matou, o que a fez partir com os demais filhos pequenos (Magno, Érica e Ryan) para o Rio na esperança de resgatar Domênico. No caminho, ela encontrou uma bebê abandonada e a levou consigo, batizando-a de Camila. Hoje, com os filhos crescidos, Lurdes ainda sonha reencontrar Domênico.

Lurdes vai trabalhar na casa da advogada Vitória. Por meio de um detetive, Lurdes encontra Katia, que lhe revela, antes de morrer, que Domênico foi criado por ela, é chamado de Sandro e está preso. Lurdes passa a visitar Sandro na cadeia e está disposta a tirá-lo de lá. Com a ajuda de Vitória, Sandro sai da cadeia e vai morar na casa da “nova mãe”. Ainda assim, Sandro está envolvido com o bandido Marconi, pois tem uma dívida com ele. Camila descobre que Lurdes vendeu sua casa para um vizinho, Seu Nuno, para pagar a dívida de Sandro com Marconi. Mais tarde, o empresário Raul, namorado de Érica, compra a casa de Lurdes de volta.

Ryan, que ficou famoso como cantor, se apresenta no Caldeirão do Huck com Lurdes e ela é reconhecida por Januário, seu cunhado, que a procura questionando o passado. Lurdes confessa a Januário que foi a responsável pela morte de Jandir. Januário se interessa por Lurdes e disputa o seu coração com o garçom Oliveira.

Chega a Lurdes a notícia de que sua mãe, em Malaquitas, com quem ela não falava há décadas, está muito doente. Lurdes e Camila viajam a Malaquitas. Lurdes pede perdão à mãe, que morre no dia seguinte. Uma desconhecida, Rita, revela que é a mãe biológica de Camila, que é hostil com ela. Lurdes e Camila voltam para o Rio.

A essa altura, já foi revelado que Kátia mentiu sobre Sandro: ele não é Domênico. Lurdes continua sua busca incansável, seguindo pistas que levam a nada ou a caminhos errados. Jane prevê o futuro de Lurdes no macarrão e afirma que ela já encontrou Domênico. Na festa de aniversário de Lurdes, durante a exibição de slides de fotos antigas, a amiga Thelma reconhece seu filho Danilo (que é adotado) na imagem de Domênico criança.

Rita, mãe biológica de Camila, aparece no Rio e conta a Lurdes que está doente e deseja o perdão da filha. Rita também lhe diz que conhece um tal Eudésio que pode ajudá-la a encontrar Domênico. Thelma se desespera ao ouvir isso. Lurdes vai atrás de Eudésio e ele lhe diz que perdeu as anotações sobre as crianças vendidas. Rita flagra Thelma subornando Eudésio. Thelma oferece dinheiro a Rita para se afastar de Lurdes. Rita enfrenta Thelma e deduz que Danilo é Domênico. Thelma atropela Rita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Thelma e Danilo

No início, Thelma descobriu que tem um aneurisma. Foi quando conheceu Lurdes e as duas ficaram amigas. Thelma não revela a doença ao filho Danilo, que superprotege.

Ela é assediada pelo empresário Álvaro para vender seu restaurante, mas reluta, contra a vontade de seu irmão e sócio, Sinésio. Este morre ao ser atropelado. A advogada Vitória, a serviço de Álvaro, insiste com Thelma que ela venda o imóvel, mas Thelma a destrata. Álvaro paga Vicente, garçom de Thelma, para que ele sabote o restaurante dela.

Desejando sua emancipação, Danilo sai de casa, indo trabalhar no bar de Seu Nuno. Cozinhando para o bar, Danilo começa a fazer sucesso com suas coxinhas.

Thelma conhece e se encanta pelo português Gabo, que vai trabalhar em seu restaurante. Gabo é procurado por Marconi, que o ameaça. Thelma flagra Gabo escondendo armas no restaurante e o expulsa. Thelma ajuda Gabo a fugir da polícia.

Danilo conhece Camila, filha de Lurdes, e os dois iniciam um romance. Thelma fica ansiosa com a possibilidade de ter um neto, mas Danilo e Camila informam que não querem filhos neste momento. Assim, Thelma sabota os preservativos de Danilo. Acontece um tiroteio na comunidade e Camila é atingida e levada para o hospital, onde descobre estar grávida. Thelma confidencia ao amigo Durval que furou os preservativos de Danilo. É quando Danilo descobre que Thelma armou para que Camila engravidasse e se revolta.

Diante da crise, Thelma se sente obrigada a vender seu restaurante. Gabo convida Thelma a viajar para Portugal e ela aceita. Camila, grávida, passa mal e Thelma desiste de viajar com Gabo. Camila perde seu bebê. Thelma propõe a Camila e Danilo a barriga solidária. Eles custam a aceitar, mas decidem dar início ao processo de fertilização.

Thelma desiste de vender o restaurante para Álvaro. Danilo incentiva Thelma a vendê-lo para Nuno, sem saber que o verdadeiro comprador é Álvaro. Danilo descobre que Nuno comprou o restaurante em nome de Álvaro e Nuno decide desfazer o negócio. Danilo pede demissão do bar de Nuno para trabalhar com Thelma. O restaurante de Thelma e Danilo faz sucesso.

Thelma confirma sua gravidez do bebê de Camila e Danilo. Durval revela a Danilo que Thelma tem um aneurisma. Thelma reencontra a médica Jane, uma amiga que sabe de segredos de seu passado. Jane afirma a Thelma que ela precisa aceitar o fato de que Danilo é adotado e Durval ouve. Danilo desconfia de Thelma e confirma com Durval que é adotado. Camila conta a Lurdes que Danilo foi adotado e Lurdes questiona Thelma, que, depois, conversa com Danilo sobre sua adoção, inventando uma história. Thelma até contrata uma mulher para se passar por mãe biológica de Danilo.

Nasce Caio, filho de Camila e Danilo gerado em Thelma, mas Camila não consegue amamentá-lo e sofre por isso. Camila e Thelma disputam o bebê de Danilo e Camila e chegam a discutir por ele. Danilo é assaltado, mais de uma vez.

Thelma descobre na festa de aniversário de Lurdes que Danilo é Domênico. Thelma tenta convencer Lurdes a desistir de procurar Domênico e garante a Jane que irá separar Danilo de Camila. Rita flagra Thelma subornando Eudésio. Thelma oferece dinheiro a Rita para se afastar de Lurdes. Rita enfrenta Thelma e deduz que Danilo é Domênico. Thelma atropela Rita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Magno

Magno cuida da mulher Leila, há anos em coma, e da filha Brenda, que sofre de uma doença que exige transfusões de sangue periódicas. No hospital, ele se apaixona pela enfermeira Betina e os dois iniciam um romance. Magno convida Betina para morar em sua casa.

Magno testemunha uma moça, Verena, ser estuprada por Genilson e o ataca. Na luta, Genilson morre e Magno, receoso, abandona o local. Mais tarde, ele fica sabendo que Genilson é irmão de Betina. Vicente, ex-marido de Betina, a persegue e a ameaça e decide investigar Magno. O policial Wesley, amigo de Magno, investiga a morte de Genilson e acredita que seu superior, Belizário, esteja envolvido.

Leila desperta do coma e quer retomar sua família, mas Magno pede o divórcio, enquanto ela arma uma série de intrigas para mantê-lo consigo, inclusive colocando a filha contra o pai e Betina. Leila esconde de todos que restabeleceu-se das sequelas do coma. Betina descobre a farsa de Leila, briga com ela e deixa a casa de Magno. Depois, Magno descobre que Betina estava falando a verdade sobre Leila.

Vicente revela a Belizário que descobriu que Verena e Genilson foram namorados e o policial o mata. Magno é preso suspeito da morte de Genilson e depois é libertado. Wesley confidencia à delegada Miriam suas suspeitas sobre Belizário. Belizário mata Wesley. Penha, mulher de Wesley, jura vingar a morte do marido. Como parte de seu plano de vingança, seduz Belizário, mas acaba apaixonada por ele.

Penha revela a Leila que Magno assassinou o irmão de Betina. Anônima, Leila denuncia Magno para a polícia. Magno confessa a morte de Genilson e Betina se desespera ao saber da verdade. Magno vai novamente preso e é atacado na prisão. Lurdes pede ajuda a Sandro para defendê-lo. Sandro conversa com Marconi. Magno sai da prisão e resolve se afastar de Betina.

Magno e Leila reatam e pensam em ter um novo bebê para curar Brenda. Betina diz a Magno que não foi ele quem matou seu irmão e que Genilson é pai do filho de Verena. Penha revela a Magno que foi Leila quem o denunciou para a polícia. Lurdes e Magno expulsam Leila de casa e ela vai morar com Penha, passando a trabalhar com ela. Magno e Betina reatam, até que Betina fica rica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Betina

Nicete, mãe de Betina, lhe revela que ela é irmã de Álvaro e Betina decide reclamar seu direito à herança. Perseguida por Belizário, Betina consegue escapar e é socorrida pela ativista Amanda, inimiga de Álvaro. Betina denuncia Belizário para Míriam. Álvaro propõe a Belizário que ele se entregue à polícia e cumpra pena, o que limparia sua barra. Penha afirma a Álvaro que assumirá os negócios de Belizário enquanto ele estiver preso. Raul ajuda Betina a mudar sua vida e a apresenta para Lídia, que dá uma repaginada em seu visual e seus modos. Betina e Magno se desentendem por causa do vida de rica dela. Com uma passagem de tempo, Belizário sai da cadeia.

Lídia

A socialite Lidia Camargo contrata Érica, filha de Lurdes, como manicure, enquanto Raul, seu marido, se interessa pela funcionária e os dois iniciam um romance, culminando com o fim do casamento dele. Raul ainda larga a amante, Estela, que não se conforma de ter sido preterida. Lídia e Estela se desentendem. Lídia se envolve com o gigolô Tales, por meio de uma armação de Estela, que quer vingar-se dela. Lídia viaja e Tales dispensa a empregada Penha para receber Estela. Porém Penha retorna ao apartamento e observa Tales e Estela na cama de Lídia. Estela furta uma joia de Lídia. Penha conta a Lídia sobre a traição de Tales e ele a acusa de roubo. Lídia demite Penha.

Tales informa a Estela que desistiu do plano contra Lídia, já que não quer perder a boa vida. Estela revela a Lídia a verdade sobre Tales e ela o expulsa. Tales chantageia Lídia. Vitória ajuda Lídia contra Tales. Lurdes vai trabalhar para Lídia e, com as bebedeiras da patroa, elas ficam amigas. Lídia inicia um tratamento contra alcoolismo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Vitória e Sandro

Vitória acabou de adotar um menino, Tiago, e descobre-se grávida após uma noite com o ambientalista Davi. Vitória contrata Sandro, filho de sua empregada Lurdes, como seu motorista. Vitória da à luz a uma menina no trânsito, com a ajuda de Sandro.

É revelado que Raul e Vitória tiveram uma relação no passado, mal resolvida. Ela confessa a ele que mentiu sobre o filho dos dois. Vitória vai atrás de Katia para saber o paradeiro do filho que lhe deixou no passado. É descoberto que Sandro não é Domênico, mas filho de Vitória e Raul. Sandro vai morar com o pai.

Vitória rompe seu contrato com Álvaro e ele promete retaliação. Vitória se empenha em vender seus bens, já que está impossibilitada de advogar por causa de Álvaro, e decide costurar para se manter. Vitória e Raul se reaproximam e ele se separa de Érica. Raul compra o antigo apartamento de Vitória. Raul e Vitória se casam e vão morar no antigo apartamento dela, enquanto Betina e a mãe Nicete, agora ricas, se mudam para o antigo apartamento dele.

Álvaro

Álvaro e Raul se tornam sócios, mas são alvo de ativistas liderados por Davi, que condenam a empresa de Álvaro e seus métodos. Álvaro descobre que a secretária Amanda faz espionagem industrial contra a PWA. A mando de Álvaro, Belizário mata Agenor, pai de Amanda.

Nasce Álvaro Jr., bebê de Verena e Álvaro, que na realidade é de Genilson. Lurdes vai trabalhar como babá do filho de Verena. Betina descobre uma foto de Verena na casa de sua mãe e fica intrigada. Álvaro pressiona Verena sobre a paternidade de Júnior e os expulsa de casa. Verena consegue emprego como cantora em um bar. Álvaro procura Verena e ela aceita voltar para casa. Betina convence Verena a deixar sua mãe Nicete conhecer Júnior. É quando é revelado que Betina é meia-irmã de Álvaro e ela exige sua herança, passando a fazer parte da PWA.

Estela vai trabalhar para Álvaro e eles tornam-se amantes. Depois ele a dispensa. Ferida, Estela ameaça revelar o que sabe sobre Álvaro. A mando dele, Belizário tenta matar Estela, mas ela sobrevive. Mais tarde, Estela reaparece para Álvaro.

Álvaro convence a diretora Eunice a fechar a escola em que Camila leciona, já que ambiciona o terreno para sua empresa. Camila e os alunos se revoltam e montam uma ocupação. Lurdes, a babá, desconfia ao ver Eunice na casa de Álvaro, e alerta Camila. Lurdes consegue uma prova de que a PWA está envolvida com o fechamento da escola. A polícia, chefiada por Belizário, invade a escola. Acuado, Álvaro desiste de seus planos e Belizário recebe ordens para recuar, o que põe fim à ocupação pelos alunos.

Raul e Álvaro se desentendem por confrontos de ideias e passam a disputar a presidência da PWA. Betina, agora nova acionista da empresa, apoia Raul, o que afasta Álvaro. Álvaro e Penha contratam um atirador para atentar contra Raul. Na cerimônia de posse de Raul, o atirador aponta contra ele mas Álvaro se põe na frente e é atingido. Era tudo um plano armado por Álvaro. Davi descobre a identidade do atirador e o denuncia para Miriam. Álvaro consegue avisar Penha e ela mata o atirador antes da polícia chegar.

Trabalhando para Belizário e Penha, Leila se infiltra na ONG de Davi e descobre sobre Benjamim, filho de Davi com quem ele não se dá bem. Como retaliação contra Davi, Álvaro descobre o paradeiro de Benjamim. Davi fica surpreso quando Álvaro convoca Benjamim para participar do evento na PWA. Benjamin humilha Davi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Amanda e Vinícius

Ao retornar ao Brasil, Vinícius, filho de Raul e Lídia, se encontra com Amanda, que o revela sobre a sociedade de Raul e Álvaro. Amanda e Vinícius chefiam a sabotagem contra um jantar da PWA para acionistas. Raul vê Amanda, que está fugitiva, dormindo no quarto de Vinícius. Raul descobre que o filho faz parte do grupo de ativistas que quer destruir a PWA e expulsa Vinícius e Amanda de sua casa, mas ajuda-os a fugir. Belizário mata Vinícius durante uma nova invasão dos ativistas. Fugitiva, Amanda sequestra Álvaro e ele provoca um acidente de carro em que ela morre. Marina, amiga de Amanda, entrega documentos comprometedores de Amanda para Davi.

SOBRE O AUTOR
Desde criança, Nilson Xavier é um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: no ano de 2000, lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cuja repercussão o levou a publicar, em 2007, o Almanaque da Telenovela Brasileira.

SOBRE A COLUNA
Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.



Leia também