Rejeitado: quem viveu João Pedro na primeira versão de Renascer
05/02/2024 às 18h58
Na segunda fase de Renascer, atual novela das nove da Globo, os quatro filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira) são levantados a protagonistas, cada um com o seu próprio enredo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Chama a atenção na narrativa a história vivida por João Pedro, interpretado por Juan Paiva. O personagem, diferente dos irmãos, não completou os estudos e nunca saiu da fazenda do pai.
O rapaz acaba mostrando ter herdado o talento de Zé Inocêncio para lidar com a terra. Porém, ele ainda precisa conviver com o desprezo do pai, tal qual na original de 1993. Mas quem viveu o João Pedro na primeira versão de Renascer?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De João Pedro a Zé Inocêncio: a evolução de Marcos Palmeira
Na versão de 1993 de Renascer, escrita por Benedito Ruy Barbosa, o encarregado de dar vida ao João Pedro foi ninguém menos que o próprio Marcos Palmeira.
Era ele o filho caçula que fora renegado pelo genitor, que na época foi vivido por Antonio Fagundes. Tal qual ocorreu no remake de Pantanal, Palmeira participou da primeira versão como um dos filhos do protagonista – Tadeu era considerado herdeiro de Zé Leôncio em Pantanal (1990 e 2022).
LEIA TAMBÉM:
● 56 anos depois: Globo quebra tabu histórico para definir fila de novelas das sete
● Resumo Roque Santeiro: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
● Resumo Cara e Coroa: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
Ou seja, Marcos esteve em ambas histórias originais como filho, mas foi convidado para viver o patriarca da família nos remakes escritos por Bruno Luperi, neto de Benedito, autor original.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
[anuncio_2]
Por que Zé Inocêncio trata João Pedro mal?
Zé Inocêncio, no entanto, rejeita João Pedro pois o culpa pela morte de Santinha (Duda Santos), já que a esposa e grande amor de sua vida morreu no parto justamente ao dar luz ao rapaz.
Com a indiferença pelo caçula, o herdeiro acabou sendo criado muito mais por Morena (Ana Cecília Costa) e Deocleciano (Jackson Antunes) que pelo próprio pai.
O produtor de cacau ainda faz o próprio filho passar por humilhações e a rejeição por ele é tão grande que o fazendeiro não consegue perceber que a continuidade do cultivo das terras e de todo o seu trabalho como produtor virá justamente do familiar rejeitado.
Completam o quarteto de herdeiros de Zé Inocêncio os personagens José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr.) e José Venâncio (Rodrigo Simas), que na versão de 1993 de Renascer foram interpretados por Marco Ricca, Tarcísio Filho e Taumaturgo Ferreira, respectivamente.