Depois de se tornarem praticamente figurantes em Renascer, Kika (Juliane Araújo) e Eriberto (Pedro Neschling) se despedirão da novela definitivamente nos próximos capítulos. Os pombinhos se desligarão de vez de Eliana (Sophie Charlotte) e José Bento (Marcello Melo Jr) e se mudarão para São Paulo.

José Bento (Marcello Melo Jr.) e Kika (Juliane Araújo) em Renascer
José Bento (Marcello Melo Jr.) e Kika (Juliane Araújo) em Renascer

Com isso, o núcleo urbano da trama das nove da Globo sai de cena em definitivo. Isso também aconteceu na primeira versão da trama, em 1993, quando o autor Benedito Ruy Barbosa constatou que o público havia rejeitado os cenários da cidade grande.

Responsável pela adaptação da trama, Bruno Luperi manteve a despedida. Após levar personagens como Buba (Gabriela Medeiros) e a própria Eliana para a fazenda, o autor colocou um ponto final de vez no núcleo urbano.

O que acontece com Kika e Eriberto em Renascer?

Remanescentes do núcleo urbano de Renascer, Kika e Eriberto se despedem da novela nos próximos capítulos. A sequência deve ir ao ar entre terça (4) e quarta-feira (5) e marcará o fim da trajetória dos dois personagens.

Na cena, a advogada e o publicitário aparecem entregando a chave do apartamento de Eliana para o porteiro do prédio. Eriberto recebeu uma oferta para levar sua agência até São Paulo e Kika decidiu acompanhá-lo na empreitada. Com isso, o casal aparece entrando no carro e pegando estrada rumo a uma nova vida juntos.

Mas eles ainda terão tempo para fazer mais um merchandising de uma marca de carro elétrico, da qual Eriberto é o garoto-propaganda na novela há tempos. O casal estará no veículo quando Kika conversará com Eliana ao telefone, no viva-voz, contando as boas novas.

Despedida romântica

Pedro Neschling em Renascer
Pedro Neschling em Renascer

Eliana é pega de surpresa com a notícia e revela a Kika que não tem como manter o apartamento no Rio de Janeiro. A advogada, então, pergunta sobre o inventário de José Venâncio (Rodrigo Simas) e dá as últimas orientações à amiga.

“Então entre em contato com teu sogro e combine como vão vocês fazer em relação às despesas do apartamento, pra não virar uma bola de neve. Eu vou ficar do teu lado pro que você precisar, mas eu prometi pra mim mesma que eu ia seguir em frente… E é isso que tô tentando fazer!”, dirá Kika.

“É o que nós dois estamos fazendo, Eliana: seguindo em frente… Você devia tentar”, completará Eriberto.

As cenas finais de Kika e Eriberto também vão mostrar a jovem rejeitando uma ligação de Bento (Marcello Melo Jr), mostrando que deixou o passado para trás definitivamente. E mais: eles terão direito a um beijo apaixonado, como o autor Bruno Luperi indica no texto:

“Retomam aquele beijo e deixam o amor fluir livremente, marcando uma grande despedida deles dois”, escreveu o novelista, de acordo com o portal Notícias da TV.

Personagens sem função

A despedida definitiva de Kika e Eriberto em Renascer poupa os personagens de circularem sem função na trama das nove da Globo. Há tempos, eles aparecem em cenas sem pouca importância e já não tinham uma história.

Kika, por exemplo, perdeu função desde que se separou de Bento. Depois disso, ela só aparecia quando alguém precisava de uma advogada. Já Eriberto também foi esvaziado após a morte de José Venâncio. O personagem só aparecia para fazer propaganda do carro elétrico.

Assim, há tempos os dois personagens pediam uma despedida. Ao que tudo indica, Kika e Eriberto só não se despediram antes para que os merchans do automóvel do publicitário continuassem no ar. Agora, eles finalmente dão adeus e encerram de vez o núcleo urbano de Renascer.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor