Rejeição, forte concorrência e mais: 5 países onde o McDonald’s faliu

Uma das maiores redes de fast food do mundo, o McDonald’s é meio que uma unanimidade e é o tipo de lugar que, não importa em qual parte do mundo você esteja, sabe o padrão de comida que irá encontrar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundada em 1940, na California, a rede se transformou numa franquia poderosa, presente em cerca de 119 países, com pelo menos 35 mil restaurantes espalhados pelo mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas você sabia que o McDonald’s faliu em alguns países onde se instalou? Veja cinco deles:

Bolívia

Nosso vizinho já contou com oito unidades da franquia de fast food, porém, em 2002, devido às baixas vendas por causa do desinteresse dos bolivianos pelo tipo de comida oferecido, a marca acabou deixando o país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A Bolívia se tornou a primeira nação latino-americana a não ter mais a presença do McDonald’s.

Na ocasião, Evo Morales, presidente da país, disse que o “McDonald’s não está interessado na saúde dos seres humanos, apenas nos lucros da empresa”.

Islândia

A franquia faliu em 2008, devido à dificuldade de encontrar por lá o os suprimentos no padrão adequado da empresa e também pelo baixo interesse da população nos lanches oferecidos pela marca.

Irã

Loja do Mash Donald’s no Irã

A rede norte-americana existiu no país do Oriente Médio até 1979, quando a República Islâmica chegou por lá.

No entanto, apesar da saída da marca, os iranianos nunca deixaram totalmente de lado os lanches da franquia, pois foi até criado um clone do fast food, chamado “Mash Donald’s”.

Barbados

A ilha caribenha contou com apenas uma unidade da marca em seu território e esta faliu em apenas um ano.

Isso ocorreu porque a franquia não conseguiu competir com os restaurantes de frutos do mar, tão comuns na região.

Jamaica

Em 2005, após 10 anos no país, a rede fechou suas portas. Acredita-se que tenha sido pela falta de investimentos e infraestrutura.

Outra teoria levantada como um motivo é que os hambúrgueres seriam pequenos para o padrão da população, que preferiu os lanches maiores do concorrente Burger King.

Autor(a):

Sair da versão mobile