Nos próximos capítulos, Renascer terá uma grande virada na trama e o núcleo urbano desaparecerá completamente. A mudança na novela das nove da Globo acontecerá após a morte de José Venâncio (Rodrigo Simas)  – além disso, dois personagens deixarão o folhetim.

José Bento (Marcello Melo Jr.) e Kika (Juliane Araújo) em Renascer
José Bento (Marcello Melo Jr.) e Kika (Juliane Araújo) em Renascer (divulgação/Globo)

O remake escrito por Bruno Luperi, assim como aconteceu na primeira versão, assinada por Benedito Ruy Barbosa, se instalará totalmente em Ilhéus. As primeiras movimentações aconteceram no final de março, quando Eliana foi para a fazenda.

A dondoca se firmou no local e ainda se envolveu com Damião (Xamã). José Bento (Marcello Melo Jr.), separado de Kika (Juliane Araújo), também foi parar por lá.

Quando José Venâncio morre em Renascer?

A maior reviravolta, porém, acontecerá após a morte de José Venâncio. O publicitário já se desfez da agência e vendeu sua parte para Eriberto (Pedro Neschling) para curtir mais a vida com Buba (Gabriela Medeiros), indicando um afastamento da cidade.

Mas a tragédia que acontecerá com o herdeiro de José Inocêncio será de fato o que mudará tudo. A morte do rapaz, prevista para o capítulo da próxima segunda (22), servirá para colocar um ponto final na parte urbana do folhetim.

José Venâncio morre em uma tocaia que terá João Pedro (Juan Paiva) como alvo após ir para Ilhéus. Com a perda, Buba e Teca (Livia Silva) irão à Bahia para acompanhar o enterro dele e acabarão ficando por lá, se instalando na fazenda de Inocêncio.

O que vai acontecer com o núcleo urbano de Renascer?

Xamã e Sophie Charlotte em Renascer
Xamã e Sophie Charlotte em Renascer

Essa é uma virada que aconteceu na versão original e que também será acompanhada no remake. Inicialmente, Benedito Ruy Barbosa pretendia manter o núcleo urbano até o fim da história em 1993.

No entanto, pesquisas realizadas pela Globo indicaram que o público tinha preferência pela trama rural de Renascer. Com isso, o autor acabou mudando de ideia.

“São levantamentos sigilosos, que a Globo faz sempre que uma novela ultrapassa o 30º capítulo. Aquele matagal relaxa as pessoas. As imagens urbanas, ao contrário, angustiam, afogam o público de realidade”, explicou Benedito em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo do dia 11 de maio de 1993.

O novelista, que se revelou mais à vontade para escrever folhetins no universo rural, lembrou na época que havia feito o mesmo em Pantanal (1990) – algo que também se repetiu na adaptação feita em 2022.

”Chegou uma hora que transferi todos os personagens da cidade para o campo’’, disse ele na época.

O que vai acontecer com Kika e Eriberto em Renascer?

Se o roteiro de 1993 for seguido, os únicos personagens que vão permanecer na cidade após essa mudança serão Eriberto e Kika.

Com a novela se concentrando toda em Ilhéus, os dois devem deixar a história, assim como aconteceu originalmente.

Na primeira versão, o autor uniu Kika e Eriberto – na época, o personagem se chamava Egberto – e os personagens se despediram do folhetim no capítulo 93. E o mesmo deverá acontecer no remake de Renascer, já que os dois ficarão sobrando.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.