Desde a semana passada, a Globo São Paulo anuncia em várias chamadas de sua programação “novidades no jornalismo” da emissora. Os reclames estão causando curiosidade no público e as mudanças devem acontecer a partir da próxima segunda (8).

O TV História adianta, com exclusividade, várias dessas novidades. A primeira delas é que os três telejornais – Bom Dia São Paulo, SPTV – 1ª Edição e SPTV – 2ª Edição – terão nova identidade visual. Todas as suas vinhetas irão ser modificadas.

Outras mudanças no padrão visual acontecerão em GCs que são levados à tela. A partir de segunda, um relógio fixo com hora e o clima ficarão na parte superior da tela. No Bom Dia, o GC de tempo mostrará as temperaturas de várias cidades do Estado.

No SPTV 1 e 2, a temperatura dos bairros de São Paulo e cidades da Grande São Paulo serão mostrados. Um exemplo: num link ao vivo, que acontece no Paraíso, zona sul da capital, o repórter será creditado do local, juntamente com o clima do bairro.

Para identificar cada jornal, uma cor de GC de tempo será aplicada. O Bom Dia SP terá a cor padrão amarela. O SPTV – 1ª Edição terá a laranja. No SPTV – 2ª Edição, o predominante será o azul escuro noturno.

Outra mudança significativa é o telão do glass estúdio onde normalmente são apresentados os telejornais. Maior e extremamente moderna, a nova tela terá inovações no trânsito.

Para noticiar o forte fluxo de veículos na maior cidade da América Latina, os telões irão focar no trânsito em todas as áreas possíveis, não apenas nas vias mais importantes da cidade, como acontece hoje.

Através de um software novo, a Globo São Paulo espera dar mais detalhes de alternativas para desafogar justamente as vias comuns, mostrando alternativas para o telespectador.

O telão também trará agilidade. Um repórter poderá ser acionado apenas por um toque dos apresentadores Rodrigo Bocardi, César Tralli e Carlos Tramontina.

Pop visual

O novo pop visual irá ter uma tendência que será feita de forma gradativa: com o tempo, a Globo quer deixar de chamar os seus jornais locais do meio dia e da noite de SPTV, usando a nomenclatura SP1 e SP2.

Os diretores da emissora entendem que usar o nome TV deixa o jornal com uma cara antiquada, já que a televisão não é a única plataforma de informação hoje em dia.

Além disso, participações de repórteres do G1, site de notícias da Globo, serão cada vez mais frequentes. A ideia é colocar em prática o plano de integração de todas as áreas do jornalismo da emissora, algo que já está sendo feito com força no esporte, por exemplo.

A mudança de nome será mostrada na vinheta nova de abertura. Ao fim dela, o nome TV será substituído por SP1 e SP2, respectivamente, encerrando a identificação.

As novidades estão sendo bem recebidas pelos jornalistas da casa. Muitas coisas que eram feitas de forma manual serão automáticas. As boas novas da Globo São Paulo estão sendo tratadas como uma revolução na forma de se fazer telejornal local no Brasil.

Um piloto deverá ser feito nesta quarta-feira (3) para alinhar tudo. Primeiramente, as novidades e o visual serão utilizados nos jornais de São Paulo. Depois, irão para Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Brasília, respectivamente. Posteriormente, a mudança será padronizada em afiliadas da Globo pelo Brasil.

Atualmente, os telejornais da Globo São Paulo estão em boa fase no Ibope. O Bom Dia São Paulo marca entre 8 e 10 pontos de média. Já o SPTV – 1ª Edição, fecha entre 13 e 15 pontos. Por fim, o SPTV – 2ª Edição atinge entre 27 e 30 pontos e, não raramente, chega a ser a maior audiência do dia na Globo.


Compartilhar.