Quando foi declarada a pandemia de Covid-19, em março de 2020, as novelas que estavam sendo exibidas sofreram um efeito devastador. Muitas produções foram paralisadas pela metade, enquanto outras tiveram o seu final antecipado antes do previsto.

Vai na Fé - Deborah Secco
Deborah Secco como Alexia em Vai na Fé (Manoella Mello / Globo)

Daniel Ortiz foi um dos autores que esteve no olho do furacão, o mesmo que ele havia criado e que agitou a vida de Alexia (Deborah Secco), Luna (Juliana Paiva) e Kyra (Vitória Strada), as três protagonistas de Salve-se Quem Puder.

O novelista revelou que, por decisão da Globo, precisou reescrever sua novela quatro vezes e jogar fora 40 capítulos.

Paralisação

Daniel Ortiz
Autor Daniel Ortiz (Divulgação / Globo)

Na época, o então diretor de dramaturgia da Globo, Silvio de Abreu, ligou para Daniel Ortiz avisando que sua trama ia sair do ar. Por isso, numa medida de emergência, ele precisava botar um ponto final em sua obra.

“Era domingo e as cenas decisivas seriam gravadas no máximo até a terça, antes da paralisação completa dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. Eu adiantei o encontro de Luna (Juliana Paiva) e Dominique (Guilhermina Guinle), que seria exibido originalmente no capítulo 92, para o 54. E joguei fora tudo que já tinha escrito no meio”, contou Ortiz ao Notícias da TV, em 17 de maio de 2021.

Com 40 capítulos jogados na lata do lixo, o novelista, que acredita ter escrito quatro versões da sua história, ainda precisou lidar com outros imprevistos.

“De repente, a Sabrina Petraglia [Micaela] ficou grávida, e o José Condessa [Juan] saiu da novela. Foi muito intenso, porque precisei dar um jeito sem saber nem como a gente se protegeria da doença”, relembrou.

Sabrina ainda conseguiu gravar algumas cenas em estúdio e em casa. Já com o galã português a situação foi mais complicada: ele abandonou a produção de Salve-se Quem Puder e voltou para Portugal, onde ia protagonizar uma novela do canal TVI.

“E, então, chegaram os protocolos. Eu tive que diminuir cenas com veteranos com mais de 60 anos, o que me levou a criar novos personagens”, explicou Ortiz.

De cabeça para baixo

Salve-se Quem Puder
Salve-se Quem Puder (Reprodução / Globo)

O novelista também sentiu na pele os efeitos de tantas alterações feitas em Salve-se Quem Puder.

“Eu terminei a novela esgotado, pouco antes de gravarem a última cena. Sem contar que engordei oito quilos, porque não conseguia levantar [do computador]. Sempre tinha algo para mudar, algum ajuste, alguém que pegou Covid”, contou o paulista, que trabalhou todos dias do final da manhã até a madrugada para concluir a temporada de sua obra.

A trama foi paralisada no capítulo 54, exibido em 30 de março de 2020. Em seu lugar, foram exibidas as reprises de Totalmente Demais (2015-2016) e Haja Coração (2016), também de Daniel Ortiz. Salve-se Quem Puder voltou ao ar no dia 17 de maio de 2021, exibindo os 53 capítulos inéditos restantes.

“A comédia não é tão valorizada, mesmo que seja mais difícil do que o drama, mas a pandemia mostrou a importância de fazer o público rir”, ponderou.

Ao final, ele explicou que decidiu não falar da crise sanitária em seu texto a fim de dar um respiro para o público, uma vez que o tema era assunto em todos os telejornais da emissora.

“A gente demorava três ou quatro dias para gravar a mesma sequência de ação que, sem os protocolos, levaria uma tarde. Eu acho que fomos muito ousados para não perder o nosso DNA”, concluiu.

Participação em Vai na Fé

Vai na Fé - Carolina Dieckmann, Deborah Secco, Diego Montez e Samuel de Assis
Deborah Secco, Samuel de Assis, Carolina Dieckmann e Diego Montez em Vai na Fé (Manoella Mello / Globo)

Recentemente, uma personagem de Salve-se Quem Puder fez uma rápida participação nos primeiros capítulos de Vai na Fé, trama que chegou ao fim recentemente na Globo.

Alexia (Deborah Secco) procurou os serviços de Lumiar (Carolina Dieckmann) com o pretexto de que estava pretendendo fazer um laboratório com ela para interpretar uma advogada num novo trabalho. Mas, em seguida, ela contou que estava sendo vítima de violência doméstica do atual namorado.

Para quem não se recorda, na trama anterior a aspirante atriz terminava a história ao lado de Zezinho (João Baldasserini). Nessa participação, Alexia revelou que se separou do marido e logo conheceu Guto, com quem teve um romance. No entanto, o relacionamento chegou ao fim devido às agressões sofridas por ela.

Outro personagem que apareceu em Vai na Fé foi William (Diogo Montez), de Bom Sucesso. O rapaz surgiu como empresário de Alexia, que a amparou no momento que a artista decidiu denunciar seu novo namorado.

A informação de que Alexia e Zezinho haviam se “separado” pegou os fãs dos personagens da novela de Ortiz de surpresa, gerando uma onda de protestos na internet.

“Só existe um homem capaz de defender a Alexia do seu agressor: pode entrar Zezinho”, comentou um internauta no Twitter.

“Obrigada Globo, pela segunda cena da novela acabar com meu shipper Alexia e Zezinho”, reclamou outro espectador.

Compartilhar.
Avatar photo

Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor